publicidade

Perto do fim de contrato com o Coritiba, Marlos carrega rótulo 'Gênio Indomável'

Em dois meses, meia pode dar adeus ao Coxa, sem benefício financeiro ao clube. Fontes consultadas asseguram: talento não falta. Já concentração...

A partir desta terça-feira, a contagem regressiva para o fim do contrato do meia Marlos com o Coritiba entra em um estágio derradeiro. Faltarão apenas 60 dias para que o jovem jogador de 20 anos deixe o clube que o acolheu há 11 anos sem qualquer ressarcimento financeiro. Fontes consultadas pela reportagem são unânimes em aferir ao apoiador o rótulo de atleta “diferenciado” e “acima da média”, porém Marlos jamais ganhou contornos de ídolo no Coxa. E não deve alcançar algo que os ex-companheiros Henrique, Pedro Ken e Keirrison obtiveram com o manto alviverde, ficando mais para um “Gênio Indomável”.

No filme de mesmo nome, feito em 1997, o ator Matt Damon interpreta um jovem órfão que, mesmo não tendo frequentado a universidade, possui uma capacidade fora de série para a resolução de problemas matemáticos. Tal talento acaba desperdiçado na vida marginal de Boston, nos EUA. De volta à vida real, Marlos se assemelha ao personagem no quesito “talento jogado fora”. Na opinião de treinadores que trabalharam recentemente com o jogador, falta concentração ao meia para deslanchar e fazer o seu nome no futebol não só estadual, mas nacional.

- Ele precisa se espelhar no Keirrison. Ambos têm um talento excepcional, mas uma coisa é você ter isto, e outra é colocar em campo. Veja o Keirrison hoje, você o vê concentrado os 90 minutos. No Brasil isto é um problema, o jogador entra em campo mas não se concentra no que se espera dele. Quando passei pelo Coritiba me bati com os dois jogadores, é preciso transpirar este talento para fora durante o jogo todo - analisou o comandante do Coxa no título da Série B de 2007, René Simões.

Porém, na sua passagem pela equipe profissional do Alviverde, Marlos encontrou os seus melhores momentos no Brasileirão do ano passado, sob as orientações do técnico Dorival Júnior, atualmente no Vasco.

- Ainda acredito muito no Marlos, ele é um garoto que promete muito. Conosco ele tinha iniciado este processo de busca pela titularidade, a confirmação do talento que possui, e eu esperava que este ano fosse mais tranquilo para ele neste sentido. Não sei o problema dele ai, mas é uma pena que esteja afastado. Nos últimos 10 jogos no ano passado, ele foi o principal jogador do time - afirmou Júnior, diretamente do Rio de Janeiro.

A possível explicação para a inconsistência de Marlos entre os profissionais vem de quem acompanhou toda a trajetória do meia até aqui: o auxiliar Édson Borges.
- Ele sempre foi diferenciado na base, é um jogador acima da média, por isso subiu muito antes do que se esperava. Para você ter ideia, quando ele estava no infantil, logo o puxei para o time júnior. Ele ficava no banco e voltava, mas era alguém que podia decidir um jogo. Ele não oscilava nos times da base, acho que no profissional isto aconteceu porque ele não encaixou em alguns esquemas dos treinadores que passaram por aqui. Marcar é uma deficiência dele, que é um jogador agressivo, e hoje só não vem jogando por causa do problema contratual.

Marlos segue treinando diariamente no Coritiba, participando inclusive da equipe reserva durante os coletivos. Tanto ele quanto o volante Rodrigo Mancha foram afastados por questões envolvendo renovações contratuais. Mas, no caso de Mancha, já se sabe que o atleta assinou um pré-contrato com o Santos. Já a situação de Marlos é tão misteriosa quanto os porquês do jogador jamais ter se consolidado como titular absoluto do time.

Renovação é dada como descartada; boato coloca futuro no São Paulo
Tanto a diretoria do Coritiba quanto os representantes de Marlos não falam abertamente do caso envolvendo a renovação do apoiador. Entretanto, os dirigentes alviverdes já não confiam em uma reviravolta, dando a entender que o jogador só vai ficar no clube até o fim do seu contrato.

- Tentamos até triplicar o salário do jogador, fizemos propostas acima do que o Coritiba pode arcar, mas mesmo assim ele não se decidiu - lamentou o presidente do Verdão, Jair Cirino, em diversas ocasiões nos últimos meses.



Há um ano os dirigentes buscam fechar um novo contrato com Marlos, porém não conseguem uma resposta concreta. Os agentes Juan Figer e Marcel Figer resumem o caso por meio da sua assessoria

- Estamos conversando, vendo o que é melhor para o jogador e o clube - limitam-se a informar.

Nos bastidores há quem diga que Marlos já tenha assinado um pré-contrato com o São Paulo. A diretoria do Coxa e o clube paulista negam, mas não será surpresa se o atleta fechar mesmo com o time do Morumbi, sempre atento ao mercado nacional (e aos jogadores com contratos no fim).

Procurado, Marlos não atendeu à reportagem, evitando um desgaste ainda maior. O único a dar uma ligeira pista de como o jogador encara o atual momento é o irmão e ex-procurador, Marcos Romero.

- Não tenho falado muito com ele, mas da última vez que conversamos ele estava normal, não falou ou demonstrou qualquer atitude diferente - falou, procurando não se envolver no caso. Foi com Romero que a direção alviverde iniciou as conversas pela renovação, o que não avançou nos contatos com a família Figer, representantes do meia desde o fim de 2008.

VEJA TAMBÉM
- VAI LUCRAR! Oferta por Antony, do Manchester United, pode beneficiar São Paulo
- ELOGIADO! Em conversa com Lucas, volante da seleção brasileira elogia novo lateral tricolor
- REFORÇOS! Retorno de Pablo Maia e Alisson ao Tricolor: atualização sobre recuperação.


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 12 7

Comentários (7)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.