LEIA TAMBÉM: Antony dá susto na comissão técnica do São Paulo em treino nesta quarta-feira
- O Pato nunca jogou bola. O Pato é uma invenção do futebol. Com todo respeito à carreira que ele construiu. Disse Eboli
O repórter Marcos Uchôa, que cobriu o surgimento do atacante no Mundial de 2006, pelo Internacional, complementou a análise.
- O Pato teve oportunidades maravilhosas para o futebol que ele tem. Eu diria que o interior de São Paulo tem jogadores com a qualidade do Pato, ou melhor. E que não tiveram as chances que ele teve.
Bom, Alexandre Pato teve um começo de carreira meteórico, disputou o Campeonato Mundial de Clubes no Japão com apenas 17 anos, quando se tornou o jogador mais jovem a marcar gols em uma competição oficial da Fifa, quebrando o recorde antes pertencente a Pelé. Pato foi contratado pelo Milan, da Itália, em agosto de 2007, um mês antes de completar 18 anos. Pato jogou pela Seleção Brasileira Sub-20 em 2006 e fez sua estreia pela seleção principal em março de 2008 e disputou dois jogos olímpicos.
Além disso, Pato está no ranking de contratações mais caras da história do futebol brasileiro (o time ninguém liga). Foi emprestado ao São Paulo em 2014 e em 2015, fez 101 jogos e marcou 38 gols. Sua passagem pelo Morumbi foi tão boa, que acabou sendo envolvido em uma negociação com o Chelsea, um dos maiores clubes da Europa e do mundo. Em 2019, retornou ao tricolor onde se sente em casa e aonde o torcedor abraça e acredita no futebol do atleta.
Ao todo, Pato possui 15 títulos em sua carreira, um vice campeonato brasileiro com o São Paulo e uma medalha de prata e de bronze nas Olimpíadas. Já conquistou 6 títulos individuais, incluindo o Golden Boy, prêmio de melhor jogador até 21 anos. E artilharias incontáveis, sempre brigando em cima.
Não venho aqui dizer que Alexandre Pato é um craque dos craques. Mas dois comentaristas ( que devem ter jogado muita bola para fazer tais comentários sobre o jogador) chegarem em um programa ao vivo e dizer que o camisa 7 do São Paulo é jogador de interior e que é uma invenção do futebol...
Para eles, jogadores craques e de alto nível deve ser os atletas que fracassaram na Itália e não disputaram nem 5 jogos pela Inter de Milão( lembrando que Pato foi campeão italiano pelo Milan) ou outro que jogou 17 partidas pelo Wolfsburg da Alemanha e foi mandado embora.
Repito, Pato não é esse craque nível mundial, mas um craque pro nível brasileiro. Desrespeitar tanto o atleta como a instituição São Paulo Futebol Clube ao desmerecer um atleta do seu elenco. A mídia com tanto poder como o SporTV deveria ter mais cuidado com as palavras.
LEIA TAMBÉM: Ingressos à venda para Copa Libertadores e Campeonato Paulista
São Paulo, pato, sportv, comentaristas
VEJA TAMBÉM
- CUTUCOU! Presidente do Corinthians comenta sobre o título do Palmeiras e provoca o São Paulo
- VALE A PENA? São Paulo pode usar Galoppo como moeda de troca para ter craque argentino; Entenda
- VAI PRO RIVAL? Luciano pode ter salário quase dobrado ao trocar São Paulo pelo Cruzeiro