publicidade

São Paulo entre os melhores da Libertadores

Três títulos, seis finais, 13 edições disputadas e muita história na principal competição da América

Foi na vitória do São Paulo sobre o Vasco da Gama, em 23 de novembro de 2008, que a equipe do Morumbi conseguiu garantir matematicamente sua vaga na Copa Libertadores da América de 2009. Com a classificação, o São Paulo se tornou o clube brasileiro recordista em participações na competição continental, junto com o Palmeiras, já que disputará pela 14ª oportunidade o torneio mais cobiçado das Américas.

Seqüência

Um outro recorde foi alcançado pela equipe do Morumbi com a conquista do direito de representar o Brasil no torneio sul-americano de 2009. O Tricolor disputará, de forma consecutiva, sua sexta Libertadores, algo raro entre as agremiações que participam da competição.

Entre todos os clubes de países sul-americanos o Tricolor perde no quesito disputas seqüenciais apenas para o Peñarol (URU), que tem 15 participações sucessivas (de 1965 a 1979), para o Cerro Porteño (PAR), que possuiu 14 (de 1990 a 2003), o River Plate (ARG), que disputou o torneio por 13 vezes seguidas (de 1995 a 2007) assim como o Sporting Cristal (PER) e para o Nacional (URU), que conseguiu se classificar para a disputa por 11 vezes (de 1997 a 2007).

No Brasil, nenhuma equipe disputou seis Libertadores seguidas.

Títulos

Em relação aos maiores campeões da Libertadores, o tricampeão São Paulo só perde para o os argentinos do Independiente (com sete campeonatos) e Boca Juniors (com seis) e para os uruguaios do Peñarol, que venceram em cinco temporadas.

Os maiores finalistas da história da Libertadores e únicos que superam o Tricolor, que disputou seis decisões, são o Boca Juniors (ARG) e o Peñarol, com nove finais cada um, e o Independiente (ARG), que foi finalista do torneio por sete vezes.

Artilheiros

Desde sua primeira participação, que ocorreu em 1972, o Tricolor teve por cinco oportunidades um de seus atletas como artilheiro da competição. No ano de estréia do clube, o centroavante Toninho fez seis gols. Em 1974, o ponta-direita Terto balançou as redes por sete vezes.

Já na década de 90, o atacante Palhinha marcou sete gols em 1992. Na volta do Tricolor à disputa após dez anos longe da Taça, em 2004, o goleador Luís Fabiano marcou oito vezes e Aloísio, em 2006, fez cinco tentos.

VEJA TAMBÉM
- NOVO ESQUEMA? Ex-treinador do São Paulo analisa como integrar Oscar e Lucas em campo
- ANÚNCIO PRÓXIMO! Oscar fecha acordo com São Paulo e detalhes do anúncio são discutidos
- OPERAÇÕES PARECIDAS! São Paulo executa "plano Lucas" para trazer Oscar de volta após dez anos


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 20 3

Comentários (3)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.
  • publicidade
  • publicidade
  • + Comentadas Fórum

  • publicidade
  • Fórum

  • Próximo jogo - Paulista

    Ter - 21:00 - MorumBIS -
    São Paulo
    São Paulo
    Inter De Limeira
    Inter De Limeira

    Último jogo - Brasileiro

    Dom - 16:00 - Nilton Santos
    https://media.api-sports.io/football/teams/120.png
    Botafogo
    2 1
    X
    São Paulo
    São Paulo
    Calendário Completo
  • publicidade
  • + Lidas

  • publicidade