publicidade

Mauro Beting: Divisão do Morumbi

O São Paulo, como qualquer mandante, tem o direito de dividir o estádio como quiser - até o limite de 10% de torcedores adversários.

Mas é só um turno na primeira fase do SP-09. É problema. Ainda maior quando o mandante dos clássicos é a FPF. Pelo critério, o Corinthians poderia mandar um jogo no Morumbi destinando apenas 10% do espaço ao torcedor são-paulino. É uma hipótese aberta pelo regulamento e pela atitude discutível são-paulina.

Se sou o São Paulo, mesmo com o setor administrado pelo Visa, daria mais que os 10% a corintianos, palmeirenses e santistas. Quanto, exatamente, não sei. Mesmo não havendo a reciprocidade possível no Pacaembu, Palestra e Vila. Acredito que a praxe dos anos valha mais que o seguimento estrito a uma regra - por mais lógica e justa que seja. Seria uma questão de cavalheirismo. Espírito esportivo. E mesmo financeiro, o que tem contado muito mais.

Não há uma regra ideal, nem isonômica, para qualquer divisão de estádio. Nenhum deles fica na Ilha da Fantasia. Claro que facilita o policiamento e a segurança quase que a unanimidade de torcedores. Mas a medida também colabora para uma condenável institucionalização da intolerância. Uma falta de cortesia e hospitalidade, que pode beirar à hostilidade gratuita - e nem é “gratuita” quando, num momento de crise, se perde a possibilidade de ganhar o dinheiro que viria da torcida corintiana no domingo - e em outras datas em que o Corinthians poderia alugar o estádio e que, pelo visto, pela reação forte (raivosa? amadora?) da atual direção, não irá mais fazê-lo.

Imagine se no domingo fosse estrear Ronaldo… Apenas 6.800 corintianos veriam o novo ídolo? O São Paulo gostaria de perder esse dinheiro todo?

O São Paulo assumiu o risco. Ou a parte que lhe cabe. O problema é que não terá literalmente cabimento para as demais torcidas o Morumbi. Grandes jogos poderão ser feitos em outros estádios. O “campo neutro” (como sempre disseram os são-paulinos”) virou história. O palco dos jogos de maior público do Corinthians não será mais usado. Uma pena.

VEJA TAMBÉM
- NOVO ESQUEMA? Ex-treinador do São Paulo analisa como integrar Oscar e Lucas em campo
- ANÚNCIO PRÓXIMO! Oscar fecha acordo com São Paulo e detalhes do anúncio são discutidos
- OPERAÇÕES PARECIDAS! São Paulo executa "plano Lucas" para trazer Oscar de volta após dez anos


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 6 18

Comentários (12)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.