O São Paulo sofreu com a pressão do Guarani durante parte do jogo desta quarta-feira, mas provou ser um time eficiente ao assegurar uma importante vitória por 2 a 0, no estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas. No dia em que Muricy Ramalho testou a dupla de frente com Borges e Washington, o Tricolor abriu o placar com a ajuda de um gol contra.
O time visitante inaugurou a contagem aos 21 minutos da etapa final. Jorge Wagner mandou na área para Washington. O atacante, então, dividiu com Plínio, que mandou contra as próprias redes. O segundo gol teve origem em contragolpe puxado por Dagoberto, que entrou no lugar de Borges. O atacante invadiu a área e tocou para Hernanes estufar as redes.
Com o resultado, o Tricolor chegou aos sete pontos e ocupa agora a vice-liderança do Paulistão, com o mesmo número do rival Corinthians. O Tricolor ainda pode ser ultrapassado no complemento da rodada. Já o Guarani, que vinha com uma campanha 100%, caiu para o sexto lugar com seu primeiro revés. O resultado também mantém o longo tabu envolvendo os dois times. A equipe de Campinas não vence o São Paulo desde 1997. De lá para cá, foram 21 confrontos, com 15 vitórias são-paulinas e seis empates.
Agora, o Tricolor se prepara para voltar a campo no domingo para enfrentar o Santo André, no Morumbi. Já o Guarani tem compromisso fora de casa no sábado diante do Barueri.
O jogo: O São Paulo se mostrou à vontade no início da partida mesmo atuando fora de casa. Debaixo de chuva fina, o Tricolor esboçou uma pressão sobre os donos da casa assim que a bola rolou. Na primeira oportunidade, Borges recebeu na intermediária, ganhou do zagueiro, invadiu a área e tocou muito perto da trave de Douglas, assustando a torcida do Bugre.
No lance seguinte, depois de troca de passes em frente à área, Hugo rolou para Washington, mas Glauber conseguiu antecipar para tirar o perigo. Mas o São Paulo continuou exercendo forte pressão sobre os visitantes, e Zé Luis soltou um foguete de fora da área. A bola desviou na zaga e passou por cima do travessão.
Depois de suportar os ataques iniciais dos visitantes, o Guarani partiu para dar a resposta na frente, principalmente com os avanços do meia Bruno, mas sem conseguir finalizar com perigo contra a meta defendida por Bosco. O time local tentou reforçar a marcação no meio-campo para dificultar o trabalho do Tricolor, que passou a se arriscar com batidas de longe. Jorge Wagner bateu da meia-esquerda e viu Douglas defender com tranquilidade, apesar do gramado molhado.
Aos 31 minutos, o Tricolor quase abriu o placar no Brinco de Ouro. Washington ajeitou na entrada da área para Borges, que chutou forte para carimbar a trave dos donos da casa. Na resposta do Bugre, Maranhão passou na área para Cléverson, que levantou a bola, girou e chutou raspando o travessão de Bosco. Mas a melhor oportunidade do Guarani saiu no último lance da etapa, quando Bruno recebeu livre na área e chutou forte, exigindo defesa de Bosco.
As duas equipes voltaram com a mesma disposição ofensiva ao segundo tempo, o que deixou o jogo com bastante velocidade. Quem ameaçou primeiro foi o Bugre, mas a investida não surtiu efeito. O Tricolor, por sua vez, não conseguiu aproveitar as jogadas de bolas aéreas que criou. Diante da insistência dos dois lados, o time local teve uma boa oportunidade com Fernando Gaúcho, que invadiu a área e só foi travado no momento do chute.
Instantes depois, a equipe de Campinas quase abriu o placar. Bosco saiu do gol para tirar o perigo, mas o rebote caiu nos pés de João Paulo, que finalizou. Porém, André Dias apareceu em frente à meta para tirar e salvar o São Paulo. O Tricolor tentou equilibrar o jogo com contragolpes, mas, como o Bugre seguiu mais perigoso, Muricy Ramalho decidiu promover duas alterações na equipe. Richarlyson entrou no lugar de Hugo para reforçar o meio-campo, enquanto Dagoberto substituiu Borges.
Mesmo com as alterações, o Guarani continuou no ataque. Fernando Gaúcho chutou da entrada da área, Bosco desviou e a bola tocou no travessão antes de sair pela linha de fundo. Depois de aguentar aos avanços dos donos da casa, o São Paulo foi à frente para abrir o placar. Aos 21 minutos, Jorge Wagner cruzou na área e Washington dividiu com o zagueiro Plínio, que mandou contra as próprias redes.
Sem desanimar, o Guarani ainda esboçou uma reação em jogada de Cléverson, que carregou a bola pela meia-lua até chutar para fora. No contragolpe são-paulino, Hernanes driblou o marcador na entrada da área e chutou por cima do gol. Para tentar deixar o Guarani mais ofensivo, Luciano Dias tirou o volante Glauber para a entrada do atacante Henrique.
No entanto, aos 43 minutos, o São Paulo definiu o placar em Campinas. Dagoberto puxou contragolpe e passou para Hernanes, que limpou a defesa e mandou para as redes.
VEJA TAMBÉM
- APORTE FINANCEIRO! São Paulo deve receber apoio de patrocinador master para contratação de destaque no time
- BOMBA! Liziero é liberado pelo São Paulo e deve reforçar equipe da Série A
- REFORÇO DE PESO! São Paulo se aproxima de fechar com Oscar