publicidade

São Paulo encara Z4 mais forte da história

POR THIAGO SALATA

Afundado em penúltimo lugar no Brasileirão, o São Paulo está dentro de uma das zonas de rebaixamento com maior pontuação na história da competição no formato atual (20 clubes, desde 2006). Só uma vez em 12 edições os quatro clubes do Z4 somaram tantos pontos quanto em 2017 após 23 rodadas. Isso aconteceu justamente em 2006, ano em que o Tricolor liderava e foi campeão.



Há 11 anos, Ponte Preta (27 pontos), São Caetano (26), Fortaleza (23) e Santa Cruz (18) somavam 94 pontos. Os dois primeiros fora da zona eram Flamengo e Corinthians, ambos com 27. Hoje, Vitória (26), Chapecoense (25), São Palo (24) e Atlético-GO (19) totalizam a mesma pontuação. O primeiro time fora da degola, o Coritiba, com 27 pontos, tem também um dos melhores desempenhos de um clube na 16ª posição nesta etapa do Brasileirão. Só em 2007 a “saída do Z4” era mais alta: 28 pontos (Paraná). Houve anos, como em 2014 e 2008, que 23 pontos foram suficientes para estar fora do buraco.

Na 23ª rodada do ano passado, por exemplo, a pontuação somada dos clubes na zona de degola dava 86, com dois já “virtuais” rebaixados: Figueirense (27), Vitória (26), Santa Cruz (20) e América-MG (13).

As projeções de 2017 apontam que a probabilidade de rebaixamento será mínima para quem conseguir pelo menos 45 pontos. É possível que a nota de corte fica mais baixa, entre 43 e 44, de acordo com o andamento do campeonato. Hoje com 24 pontos, o São Paulo precisa de sete vitórias e um empate (em 15 jogos) para chegar aos 46 pontos, meta que deve salvá-lo do maior vexame de sua história.

Em 23 jogos, o Tricolor só venceu mais do que o lanterna Atlético-GO: seis vitórias contra cinco. O aproveitamento, ridículo, é de cerca de 34%. O rendimento terá de ficar, daqui para frente, na casa dos 50% para que o São Paulo escape da Série B. Anote os jogos em casa que o clube tem pela frente até dezembro: Corinthians, Sport, Atlético-PR, Flamengo, Santos, Chapecoense, Botafogo e Bahia. São oito partidas. A salvação pode estar no Morumbi, mas resultados como os de sábado, contra a Ponte, e tropeços parecidos com os que aconteceram contra Atlético-GO e Coritiba, não podem mais ser tolerados. Hernanes vai carregando o time nas costas, mas os gols do Profeta não têm sido suficientes. Ainda assim, é nele que está a esperança de reação.

VEJA TAMBÉM
- Calleri elogia elenco do São Paulo por adotar filosofia de Zubeldía
- Tricolor escalado para o jogo contra o Barcelona-EQU
- Veja a provável escalação do Tricolor para o jogo de hoje


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 21 9

Comentários (18)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.
  • publicidade
  • publicidade
  • + Comentadas Fórum

  • publicidade
  • Fórum

  • Próximo jogo - Libertadores

    Qui - 21:00 - Monumental Banco Pichincha -
    Barcelona SC
    Barcelona SC
    São Paulo
    São Paulo

    Último jogo - Brasileiro

    Dom - 18:30 - Antônio Accioly
    https://media.api-sports.io/football/teams/144.png
    Atletico Goianiense
    0 3
    X
    São Paulo
    São Paulo
    Calendário Completo
  • publicidade
  • + Lidas

  • publicidade