Uma das principais manifestações foi do Vasco da Gama. O clube "envelopou" o Estádio São Januário com a palavra "respeito", com o "i" sendo representado com as cores do arco-íris, símbolo utilizado como bandeira pela comunidade LGBTQIA+.
Além disso, o clube cruzmaltino fez uma mudança em seu tradicional uniforme. O preto na faixa transversal da camisa branca foi substituído pelas cores da bandeira do arco-íris. As cores também foram vistas nas bandeirinhas de escanteio do gramado.
A cena marcante, porém, foi protagonizada por Germán Cano. O argentino fez o primeiro gol vascaíno contra o Brusque, jogo que terminou 2 a 1 para os cariocas, e ergeu a bandeirinha de escanteio. O atacante também publicou uma foto com um filtro em homenagem ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ no Twitter.
Simplesmente @Germancanoofi!?????????#VascoDaGama #RespeitoEDiversidade pic.twitter.com/3Nd09n9bMH
— Vasco da Gama (@VascodaGama) June 28, 2021
Outros clubes do Rio de Janeiro também fizeram homenagens. O Fluminense, que empatou em São Januário contra o Corinthians por 1 a 1, estampou em suas camisa a #TimeDeTodos e as cores do arco-íris nos números dos atletas. Além disso, o capitão Nino usou uma braçadeira com as mesmas cores, igual a que causou polêmica na Euro 2020 usada por Manuel Neuer. O zagueiro também trocou de número e usou a camisa 24 ao invés da tradicional 33.
Confira mais publicações de equipes brasileiras contra o preconceito e em homenagem ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+.
O São Paulo Futebol Clube repudia toda e qualquer forma de preconceito. pic.twitter.com/o6lUEgGags
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) June 28, 2021
VEJA TAMBÉM
- GRANDE REFORÇO! São Paulo enfrenta dificuldades financeiras na contratação de Evander, ex-Vasco
- Mistério no São Paulo: jogador passa de dispensa à renovação e desaparece
- VAI FICAR OU NÃO? Segundo rumores, Luciano pode ir para clube rival