Em 2026 vão vender quem?
O modelo do São Paulo é insustentável.
É como uma fábrica que vende as máquinas que produzem para cobrir o prejuízo.
Ano que vem, não terá "geração de ouro" do Sub20 para vender mais. Vão vender quem para arrecadar 200 milhões de reais? Toloi, Arboleda, Calleri? Quanto vão arrecadar com jogadores de 35 anos?
A única saída para este clube é virar SAF ou arrumar uma Crefisa. A ideia de gênio de "economizar 5 anos" para depois virar o Flamengo não está funcionando, porque a dívida aumentou.
Quem teria força para pressionar são as organizadas, mas elas são parte do problema, não é mesmo?
O S.Paulo virou um microcosmo do Brasil: para consertar, vai dar tanto trabalho, que vão deixar do jeito que está mesmo.
- VÍDEO: Apurei tudo sobre Marcos Antônio e negócio entre São Paulo e Flamengo e posso cravar!
- São Paulo tenta antecipar a chegada de Lucas Ramon e Mirassol já tem sua decisão
- Após vitória sobre o Flamengo, São Paulo mira reação no Paulista contra o Santos
- De volta ao clube: Alisson é reintegrado após fracasso em ida ao Corinthians
Posto isso, vamos ao SPFC. Conselheiros que não dão a mínima pro clube. Não existe oposição. Os presidentes são amadores, incompetentes e irresponsáveis. Organizada é vendida... Depois de Leco e Casares, deve vir um presidente do mesmo nível. Não temos esperança de mudança. Nesse cenário, embora SAF esteja longe de ser a melhor saída pro SPFC, quem sabe hoje seja a única solução pra livrar o clube desses velhos malditos. Infelizmente não nos levará ao nível de Flamengo e Palmeiras
SPFC poderia perfeitamente estar ao lado de Palmeiras e Flamengo. Controlar dívida não é "ideia de gênio". É o óbvio, o básico, que empresas em crise fazem todo dia. Eduardo Bandeira de Mello falou sobre isso recentemente: "É muito mais uma questão de atitude, de postura, de vergonha na cara. O que você precisa fazer no Corinthians, o que fizemos no Flamengo, se aprende em Administração Financeira 1. Não tem nada de mirabolante"
SAF ainda é algo incerto. Qual a SAF de maior sucesso até aqui? Botafogo? Ganhou Libertadores, mas na temporada seguinte desmontaram o time e agora tá metido num impasse, com medo de não ter dinheiro pra pagar as contas. No Brasil, metade das SAFs deu problema e a outra metade não conquistou nada. SAF não é o paraíso. Repito: os clubes dominantes não são SAF e deveriam ser o modelo a ser seguido por um clube do tamanho do SPFC (galinhas idem)
Dotô, falou bobagem, mas no final vou concordar com vc. Pra maioria dos clubes, SAF é o único meio de ir mais longe. Mas pra clubes com o tamanho, a torcida, a estrutura e a história do SPFC, o melhor caminho era pagar as contas e não se vender. Quais os dois clubes disparadamente mais fortes desde 19? Flamengo e Palmeiras. Os clubes que caminham sozinhos são os mais organizados, têm maior poder de investimento e os elencos mais fortes. Todo ano. Nenhuma SAF investe tanto como eles. Isso é fato
Sim, seu ponto é válido e creio ser apenas questão de tempo até o SPFC se tornar SAF.
Contudo, você disse: "A ideia de gênio de ''economizar 5 anos'' para depois virar o Flamengo não está funcionando, porque a dívida aumentou".
Eu não vejo isso na prática. Até podemos acreditar que o SP está economizando, por não comprar jogadores, mas se olhar a folha salarial, ela é alta. Alguns dos maiores salários do país estão no clube - e não entregam futebol condizente ao que recebem.
Então não vejo o clube economizando, mas sim, investindo mal seus recursos - vendendo jovens promissores e repatriando medalhões em final de carreira com salários altos.
Excelente post.
2026 vai ser pior
A ideia de fazer igual ao flamenco funcionaria em 3 anos se não pagassem esses altos salários que estão pagando...
O Flamengo se desfez de todos os medalhões...
O Casares não consegue ficar 1 ano sequer sem gastar...
Agora a saída realmente é a SAF
Kd o Baby e aquele monte de desocupados da Independente? Já receberam o incentivo do Carnaval ne
Não vai ter quem vender....A única maneira de ter superávit é cortar jogadores caros como Oscar, Lucas e Calleri.....esses três daria um fôlego de uns 50 milhões no ano......Mais como não vão fazer isso, Casares segue afundando o Sâo Paulo....
Eu não acho que virar SAF ou ter um parceiro sejam as únicas saídas, obviamente que elas são as mais fáceis e que teoricamente trariam resultados mais rápidos, mas eu ainda tenho muitas ressalvas quanto a ambas.
Parcerias começam e acabam, meu receio é justamente como o clube fica após fim. Toda as parcerias do futebol Brasileiro terminaram em rebaixamento do clube poucos anos depois do final do acordo.
Palmeiras rebaixado em 2002, 2 anos depois do final da parceria com a Parmalat. Algo que se repetiu em 2012 após o fim da parceria com a Traffic.
O Corinthians foi rebaixado pouco mais de 1 ano depois do final da parceria com a MSI, o mesmo teria acontecido em 2000, quando o Corinthians foi o penúltimo colocado na Copa João Havelange, só não foi rebaixado porque foi salvo no tapetão.
O padrão se repetiu com o Fluminense com a Unimed, só se livrou no tapetão quando a Unimed diminuiu o investimento, com o Inter que caiu depois da parceria com o Grupo Sonda... Vamos ver como ficará o Palmeiras depois que a Titia Leila deixar a Presidência do clube.
Na SAF, eu ainda tenho um pé atras por conta de algumas coisas que tenho visto, por exemplo, no Atlético/MG, que um dos donos da SAF do clube era o presidente do clube quando eles foram rebaixados ou até mesmo como o Textor tem tratado o Botafogo. Imagine por exemplo, a SAF do São Paulo sendo comprada pelo Leco, Aidar e Casares (foi isso que aconteceu no Atlético).
Eu ainda acredito que dá pra reverter essa situação do São Paulo sem precisar vender o clube, basta ter vontade e pessoas competentes para gerir o clube.
Imagine por exemplo, a SAF do São Paulo sendo comprada pelo Leco, Aidar e Casares (foi isso que aconteceu no Atlético).
Uma dúvida honesta: O que você acha que aconteceria?
Eles abririam um CNPJ, faliriam a empresa, decretariam falência e deixariam a dívida toda passar para o CPF deles?
Casares é aquele rato que vai pegando pedacinho por pedacinho do queijo até alguém perceber.
A venda do Henrique Carmo foi a mordida que faltava pra torcida abrir os olhos, agora prevejo os seguintes passos dele.
Começar a soltar notinhas de que as vendas vão deixar o clube no azul, vazamento de reforços de peso que nunca vão vir, e tudo aquilo que já sabemos que ele vai articular para a torcida deixar esfriar o assunto liquidação da base para depois começar a vender novamente.
Muito me impressiona o tal Baby da Independente, que falou que iria cobrar, que só caindo o Zubeldia não iria adiantar e do nada ele some também, fica quietinho, estranho não?
É muito, muito estranho a depreciação dos ativos do clube desta forma, quer dizer, que o plano de virar SAF vendendo o clube baratinho e deixando o Pavão como CEO é claro, só não achávamos que seria tão escancarado e sem vergonha desta forma.
Os próximos serão Lucca e Ryan Francisco para 2026, junto com Pablo Maia respondendo sua pergunta.
Sim, acho agora irão vender Pablo Maia e Rodriguinho.
Notícias
Promessa rumo a Europa? Isac desperta interesse europeu e São Paulo blinda zagueiro com multa de € 60 milhões
Recuperação no Tricolor! João Moreira joia do Tricolor emprestada ao Porto utiliza estrutura do São Paulo para se recuperar de lesão!
Elenco completo? São Paulo define escalação para enfrentar o Santos no Paulistão
Reestruturação no Tricolor! São Paulo FC colabora com autoridades em investigações criminais
Corrupção no São Paulo: Polícia Civil e MP Investigam Departamento Social do Clube
Nova estrela do São Paulo? Novo reforço do Tricolor brilha e já conquista a torcida!
Ingressos Disponíveis: São Paulo Enfrenta Primavera em Confronto pelo Paulista
São Paulo x Santos; Saiba onde assistir!
Vai para o clássico? Alisson retorna aos treinos pelo e São Paulo e Crespo finaliza preparativos para o Clássico
Novo patrocinador milionário? São Paulo anuncia parceria com marca global!!
Provável escalação! São Paulo define titulares com novidades para enfrentar o Santos
VÍDEO: Confira os bastidores da vitória do São Paulo sob o Flamengo!
LAMENTÁVEL: Distribuição de camisas no Morumbis gera revolta na torcida após polêmicas no estádio
Clássico Paulista: confira a atualização dos ingressos vendidos para São Paulo x Santos
CASA CHEIA! São Paulo vende milhares de ingressos para clássico decisivo contra o Santos
VÍDEO: Apurei tudo sobre Marcos Antônio e negócio entre São Paulo e Flamengo e posso cravar!
De volta ao clube: Alisson é reintegrado após fracasso em ida ao Corinthians
São Paulo joga clássico sob risco no Paulistão
Entenda os três inquéritos que apuram possíveis irregularidades no São Paulo
Luciano decide contra o Flamengo e vira trunfo do São Paulo
Marcos Antônio brilha, vira alvo e Crespo banca no São Paulo
Filipe Luís fala após derrota no Morumbis e aponta erro decisivo em São Paulo x Flamengo
REVIRAVOLTA? São Paulo retoma interesse em Medina
Após vitória sobre o Flamengo, São Paulo mira reação no Paulista contra o Santos
VAI FICAR? Crespo se posiciona após fracasso da negociação de Alisson com o Corinthians
São Paulo tenta antecipar a chegada de Lucas Ramon e Mirassol já tem sua decisão
URGENTE: Flamengo sinaliza proposta por Marcos Antônio; São Paulo realiza contraproposta
Craque deve sair? Após vitória Crespo comenta sobre possível saída de Marcos Antônio ao Flamengo!
Por que algumas casas de apostas se tornaram referência entre apostadores frequentes?
São Paulo enfrenta três inquéritos criminais por corrupção e desvios com investigações da policia civil!