Visão sobre Juvenal Juvêncio - Um grande homem, porém não maior que o Clube.
Juvenal Juvêncio foi um homem importante para o clube por décadas principalmente como diretor de futebol, mas após assumir novamente a presidência em março de 2006 e pegar um clube campão do mundo apenas 4 meses antes de sua vitória nas eleições presidenciais do clube ele conseguiu em três anos destruir o time campeão do mundo e em 2008 entregou um elenco que fora remendado por Muricy Ramalho (Técnico este que havia sido contratado por Marcelo Portugal Gouvêa após a saída de Paulo Autuori) e com um time cheio de improvisações conseguiu beliscar a taça em 2008, aliás, ano esse seria em que Juvenal deveria sair da presidência por ter concluído seus 2 anos de mandato ou ser reeleito pelo menos até 2010, mas o mesmo junto de seu vice Leco que mais tarde viria a presidir o clube conseguiram aumentar o tempo de mandato para 3 anos e o mesmo se apossou da presidência por quase uma década um movimento político que simplesmente detonou o São Paulo, sua gestão arcaica evidenciou dentro de campo com a falta de títulos e coleção de fracassos.
O então presidente do clube virou personagem principal da instituição visto que o time em campo já não protagonizava, brigas públicas com diretores e presidentes de clubes rivais com a CBF e até mesmo divergências com o então treinador tricampeão brasileiro Muricy Ramalho e com o patrocinador máster do São Paulo Futebol Clube, a LG, marcaram os maiores fracassos extracampo de Juvenal, talvez a soberba tivesse atingido seus ideais a frente do São Paulo.
A atualidade do São Paulo Futebol Clube é muito diferente do que víamos na era Juvenal, o presidente do clube Júlio Casares que não possui nem 3 anos de mandato coleciona simplesmente 5 finais já, apenas um título, porém recuperou além da gana e vontade dos atletas, a imagem do clube diante da torcida, estabelecendo novos recordes de público e ainda mantendo o torcedor próximo ao time.
- Cabe no Tricolor? Craque internacional negocia com clubes brasileiros e pode disputar o Brasileirão de 2026
- Crespo alerta para ano difícil e fixa 45 pontos como objetivo inicial do São Paulo em 2026
- Melhores momentos da vitória do Tricolor! Confira os gols e os lances da goleada do São Paulo!
- Vitória do São Paulo!!! Tricolor atropela o Internacional e mantém viva as chances de ir para a Liberta
Juvenal Juvêncio foi um dos maiores personagens da história do São Paulo..mesmo o SPFC perdendo um pouco de prestígio nos seus últimos dias ele colocava respeito..
Além de não pegar leve com Jogadores, ele não arregava para CBF. SPFC era respeitado nos bastidores. Com Juvenal fomos tricampeão brasileiro seguidamente (algo inédito e até hoje não tem ninguém com a mesma façanha). Com Juvenal fomos campeões mundiais e da libertadores (sendo homem forte do Marcelo Portugal Govea).
Quem diz que Juvenal afundou o SPFC não entende a história do clube.
Quem afundou o São Paulo em dividas foi CARLOS MIGUEL AIDAR e acabou de afundar foi Carlos Augusto de Barros e Silva, O Leco.
Karakakiko
Primeiramente eu concordo contigo de que o Juvenal foi importante na montagem do elenco tricampeão do mundo, porém não podemos nos esquecer dos pedidos dos treinadores, Cuca e Leão que foram os "cabeças" ao pensarem nos atletas para cada posição, Juvenal com certeza trabalhou para traze-los e muito bem, inclusive eu começo a postagem com a seguinte frase "Juvenal Juvêncio foi um homem importante para o clube por décadas principalmente como diretor de futebol".
E sobre o Morumbi fora da Copa; O São Paulo apresentou inúmeros projetos a CBF e a FIFA, porém o Juvenal foi contra algumas mudanças nas estruturas do Estádio, eu não tiro a culpa também da CBF em querer favorecer o Corinthians por ter fortes laços com o então presidente deles, porém o Morumbi na Copa era uma realidade a questão maior era brigar fortemente para que o Estádio fosse palco e aceitar algumas imposições com requisitos de modernidade nos projetos, talvez o ego naquele momento tivesse falado mais alto.
mundial2005tricolor
O Morumbi não foi escolhido para a copa de 2014 por questões políticas. O SP não tinha força nos bastidores e, a cada inspeção encontravam uma agulha fora do lugar e armavam um circo em torno disso.
E uma grande construtora tbm devia um "favor" ao Lula. E a partir disso conseguiram um financiamento sem pé nem cabeça na Caixa Econômica Federal.
Só politicagem.
Difícil julgar. Juvenal cometeu muitos erros mas muitos acertos.
Como presidente ele afundou o SP. Péssimas contratações. Não conseguia repor as peças que saíam. Endividou o SP brutalmente.
Mas ele tbm foi o responsável por montar o time q foi campeão mundial em 2005. Portugal Gouvêa era o presidente, mas o Juvenal era o braço direito do Portugal, e responsável por montar elenco.
Juvenal tbm foi o responsável por manter o Muricy como técnico por todos aqueles anos. Havia grande pressão itnerna para demissão do Muricy, especialmente depois de cada eliminação nas Libertadores de 2006 a 2009.
Gostei foi do Spfc presidido por Marcelo Portugal Gouvea ??????????????
f
Depois do primeiro golpe no Estatuto foi só ladeira abaixo, a partir daí o futebol ficou em segundo plano, por pressão do Leco mandou Muricy embora em 2009 após a eliminação da libertadores, estreitou relações do Clube com a CBF após as críticas de Ricardo Teixeira no projeto do Morumbi o que talvez tenha facilitado a saída do Estádio para a da Copa de 2014 e turbinado de vez a ideia do Governo Estadual a construir um "novo palco" que hoje o Corinthians teoricamente deveria pagar. Além de tudo isso acirrou ainda mais a política interna do clube e de quebra tivemos que aguentar Aidar e Leco ainda, este último então muito arcaico e passivo porém tentou "corrigir" o Estatuto mas o Casares já reverteu também.
Grande Juvenal ! Grande personagem do futebol e histórico presidente do São Paulo Futebol Clube.
Antes de opinar sobre, gostaria de lembrar a todos os amigos tricolores daquela entrevista contra o Atlético Mineiro, pela libertadores: ''''É UMA A-R-A-P-U-C-A!''''
Ou quando fez a entrevista coletiva dispensando vários jogadores.. teve aquela com o Ricardinho também que foi sensacional, GRANDE JUVENAL!
Bem, ao que interessa: O que aparenta vendo de fora é que a soberba acabou cegando o Juvenal, somado a péssimos movimentos políticos, mudança no estatuto, enfim, não tenho dúvidas de que era um São-Paulino, mas como humano, errou bastante a frente do clube e isso nos gerou algumas decadas de prejuizo moral, financeiro e futebolistico.
Nos bastidores deve ter trabalhado muito, principalmente antes do terceiro mandato.. certamente tem coisas que nunca saberemos, mas, como São-Paulino, a figura do Juvenal será sempre lembrada. Bom para uns, ruim para outros.. mas o que ninguém discorda é da personalidade forte. As vezes falta um dirigente com um pouco disso no São Paulo, que fala mesmo, firme.
Grande abraço nação tricolor.
Um ***** de presidente, não entendia nada de futebol e se achava o máximo, tanto que, do primeiro mandato, ficam zoando até hoje que fomos rebaixados no campeonato paulista de 1990, e foi afastado da presidência.
Pegou o clube redondinho em 2005 e acabou com o elenco. e em vários anos brigamos para não cair. Ele que começou a dívida milionária que estamos atolados até hoje.
Foi o câncer do São Paulo!
muitos dizem que o problema foi o terceiro mandato...eu já vejo diferente , foi um bom diretor de futebol , mas como presidente já pegou o bonde andando e aos poucos foi destruindo o clube , acabou com a oposição saudável que havia e tudo virou uma máfia , como acham que ele conseguiu o tal 3º mandato ? Esse lixo de gestão e politicagem que existe atualmente é em grande parte herança do Juvenal !
Lixo humano, desgracado pilantra corrupto arrogante nojento.
Notícias
SPFC desafia Vitória em duelo decisivo; G-8 em jogo e pressão aumenta nos bastidores
São Paulo quita dívida de R$ 6 milhões da era Calleri e busca alívio do transfer ban urgentemente
Casares admite: um ano sem sustos em 2026 será um avanço significativo para o clube
Corinthians e São Paulo femininos se enfrentam; escalações confirmadas e onde assistir ao clássico
Cotia na final! São Paulo atropela Atlético-MG e vai a final da Copa do Brasil
Maik desponta como destaque entre defensores sub-20 do Brasileirão, liderando estatísticas ofensivas em São Paulo
São Paulo na final! Tricolor goleia Atlético-MG e garanti vaga na final da Copa do Brasil Sub-20
Pedro Ferreira: Cotia celebra a estreia do nono jogador em 2025 e São Paulo ganha nova esperança
Sonho da Libertadores vivo? Após vitória sobre Internacional, São Paulo continua vivo por vaga na Libertadores
Orçamento milionário para 2026? São Paulo procura investimento milionário para reforços em 2026
Cotia brilha em 2025! Joia se destaca e se torna o décimo garoto de Cotia a brilhar no São Paulo em 2025
Divida milionária quitada? São Paulo firma acordo para pagar divida milionária com Ex-jogador
São Paulo dá resposta decisiva ao torcedor e supera traumas com vitória sobre o Internacional
São Paulo brilha em campo: Sabino e Luciano se destacam na vitória sobre o Inter com atuações memoráveis
Manifesto pró-Casares expõe racha político e amplia tensão no São Paulo FC
Abel Braga dispara críticas ao elenco do Internacional após derrota de 3 a 0 para o São Paulo
Flamengo reina absoluto: Conmebol revela clubes que mais lucraram na Libertadores
Com 13 lesionados e goleada sofrida, São Paulo teme queda no Paulistão
Crespo brilha em diagnóstico do São Paulo, avalia Arnaldo Ribeiro em análise detalhada
Crespo dá ultimato à diretoria do São Paulo e cobra solução para crise política interna
Cabe no Tricolor? Craque internacional negocia com clubes brasileiros e pode disputar o Brasileirão de 2026
Censura no São Paulo: torcedores são barrados e pressão cresce sobre a diretoria
São Paulo muda de estratégia, leva pré-temporada para Cotia e investe em CT reformado até 2026
Robert Arboleda supera polêmicas e se consagra como lenda da zaga do São Paulo Futebol Clube
Revolta na Vila: Torcida do São Paulo protesta contra a diretoria e torcedores PCD são barrados com camisas anti-Casares
Crespo se impõe em meio à turbulência política no São Paulo e reafirma seu comando firme
Corinthians e São Paulo se enfrentam em semifinal decisiva do Paulistão feminino; onde assistir?
São Paulo reage forte em casa e brilha com destaques decisivos contra o Internacional
São Paulo reage e vence Internacional, aliviando pressão da torcida no Morumbi
Após crise e debandada na diretoria, São Paulo reage, vence e encosta no G8