Juvenal Juvêncio foi um dos maiores personagens da história do São Paulo..mesmo o SPFC perdendo um pouco de prestígio nos seus últimos dias ele colocava respeito..
Além de não pegar leve com Jogadores, ele não arregava para CBF. SPFC era respeitado nos bastidores. Com Juvenal fomos tricampeão brasileiro seguidamente (algo inédito e até hoje não tem ninguém com a mesma façanha). Com Juvenal fomos campeões mundiais e da libertadores (sendo homem forte do Marcelo Portugal Govea).
Quem diz que Juvenal afundou o SPFC não entende a história do clube.
Quem afundou o São Paulo em dividas foi CARLOS MIGUEL AIDAR e acabou de afundar foi Carlos Augusto de Barros e Silva, O Leco.
Karakakiko
Primeiramente eu concordo contigo de que o Juvenal foi importante na montagem do elenco tricampeão do mundo, porém não podemos nos esquecer dos pedidos dos treinadores, Cuca e Leão que foram os "cabeças" ao pensarem nos atletas para cada posição, Juvenal com certeza trabalhou para traze-los e muito bem, inclusive eu começo a postagem com a seguinte frase "Juvenal Juvêncio foi um homem importante para o clube por décadas principalmente como diretor de futebol".
E sobre o Morumbi fora da Copa; O São Paulo apresentou inúmeros projetos a CBF e a FIFA, porém o Juvenal foi contra algumas mudanças nas estruturas do Estádio, eu não tiro a culpa também da CBF em querer favorecer o Corinthians por ter fortes laços com o então presidente deles, porém o Morumbi na Copa era uma realidade a questão maior era brigar fortemente para que o Estádio fosse palco e aceitar algumas imposições com requisitos de modernidade nos projetos, talvez o ego naquele momento tivesse falado mais alto.
mundial2005tricolor
O Morumbi não foi escolhido para a copa de 2014 por questões políticas. O SP não tinha força nos bastidores e, a cada inspeção encontravam uma agulha fora do lugar e armavam um circo em torno disso.
E uma grande construtora tbm devia um "favor" ao Lula. E a partir disso conseguiram um financiamento sem pé nem cabeça na Caixa Econômica Federal.
Só politicagem.
Difícil julgar. Juvenal cometeu muitos erros mas muitos acertos.
Como presidente ele afundou o SP. Péssimas contratações. Não conseguia repor as peças que saíam. Endividou o SP brutalmente.
Mas ele tbm foi o responsável por montar o time q foi campeão mundial em 2005. Portugal Gouvêa era o presidente, mas o Juvenal era o braço direito do Portugal, e responsável por montar elenco.
Juvenal tbm foi o responsável por manter o Muricy como técnico por todos aqueles anos. Havia grande pressão itnerna para demissão do Muricy, especialmente depois de cada eliminação nas Libertadores de 2006 a 2009.
Gostei foi do Spfc presidido por Marcelo Portugal Gouvea ??????????????
Depois do primeiro golpe no Estatuto foi só ladeira abaixo, a partir daí o futebol ficou em segundo plano, por pressão do Leco mandou Muricy embora em 2009 após a eliminação da libertadores, estreitou relações do Clube com a CBF após as críticas de Ricardo Teixeira no projeto do Morumbi o que talvez tenha facilitado a saída do Estádio para a da Copa de 2014 e turbinado de vez a ideia do Governo Estadual a construir um "novo palco" que hoje o Corinthians teoricamente deveria pagar. Além de tudo isso acirrou ainda mais a política interna do clube e de quebra tivemos que aguentar Aidar e Leco ainda, este último então muito arcaico e passivo porém tentou "corrigir" o Estatuto mas o Casares já reverteu também.
Grande Juvenal ! Grande personagem do futebol e histórico presidente do São Paulo Futebol Clube.
Antes de opinar sobre, gostaria de lembrar a todos os amigos tricolores daquela entrevista contra o Atlético Mineiro, pela libertadores: ''''É UMA A-R-A-P-U-C-A!''''
Ou quando fez a entrevista coletiva dispensando vários jogadores.. teve aquela com o Ricardinho também que foi sensacional, GRANDE JUVENAL!
Bem, ao que interessa: O que aparenta vendo de fora é que a soberba acabou cegando o Juvenal, somado a péssimos movimentos políticos, mudança no estatuto, enfim, não tenho dúvidas de que era um São-Paulino, mas como humano, errou bastante a frente do clube e isso nos gerou algumas decadas de prejuizo moral, financeiro e futebolistico.
Nos bastidores deve ter trabalhado muito, principalmente antes do terceiro mandato.. certamente tem coisas que nunca saberemos, mas, como São-Paulino, a figura do Juvenal será sempre lembrada. Bom para uns, ruim para outros.. mas o que ninguém discorda é da personalidade forte. As vezes falta um dirigente com um pouco disso no São Paulo, que fala mesmo, firme.
Grande abraço nação tricolor.
Um bosta de presidente, não entendia nada de futebol e se achava o máximo, tanto que, do primeiro mandato, ficam zoando até hoje que fomos rebaixados no campeonato paulista de 1990, e foi afastado da presidência.
Pegou o clube redondinho em 2005 e acabou com o elenco. e em vários anos brigamos para não cair. Ele que começou a dívida milionária que estamos atolados até hoje.
Foi o câncer do São Paulo!
muitos dizem que o problema foi o terceiro mandato...eu já vejo diferente , foi um bom diretor de futebol , mas como presidente já pegou o bonde andando e aos poucos foi destruindo o clube , acabou com a oposição saudável que havia e tudo virou uma máfia , como acham que ele conseguiu o tal 3º mandato ? Esse lixo de gestão e politicagem que existe atualmente é em grande parte herança do Juvenal !