Alguém com o Nick de Rosseau não poderia querer algo que vise o capital aberto.
Mas, o que pega em associação sem fins lucrativos é que o nome já diz tudo, são sem fins lucrativos, o que não é compatível com o futebol profissional. Futebol é negócio diria o clichê.
Outro fator preponderante é que associações são iguais ong, envolvem política. Onde tem política tem disputa de poder. Onde tem poder, tem interesse próprio antes de interesses coletivos.
Eu tive experiência em cargos públicos e sei como funciona no interior desse tipo de organização.
Também prestei serviço a empresas de terceiro setor que na sua maioria não tem a minima noção de estrutura e gestão profissional.
O ser humano é pautado em poder... Se conselho fiscal l, ou administrativo ou o que mais você quiser chamar, resolvesse, o país com seus congressos, fiscais e todos os outros que compõe o organograma resolvessem, o país não teria roubo e ingerencias.
A associação sem fins lucrativos que arrecada milhões por ano e que não tem dono e que ninguém presta contas para ninguém, podendo errar feio, podendo fechar com prejuízo, pegar empréstimos e até desviar, não funciona.
Sabem pq flamengo e palmeiras não viraram SAF e vão bem? O Palmeiras somente por conta das pessoas que investiram no clube (nobre e Leila), coisa que no SP ninguém quer por conta dos conselheiros mamadores.
E o Flamengo é um clube fomentado pela Globo desde os anos 80, que por conta desse fomento tem disparada a maior torcida do país e recebe as maiores fatias de patrocínio e direitos comerciais.
Sabe quando o SP vão chegar no nível de arrecadação do flamengo? Nunca!
Marcelinho paga pau de conselheiro Falsissimo.
O eterno anti SAF. Isso é porque, ele é um grande conhecedor de empresas de capital aberto ou sociedades anônimas.
O camarada nunca parou de estudar, já está fazendo o segundo PhD em gestão.
Além disso, é um profundo conhecedor de empresas listadas na bolsa e tem amplo conhecimento em governança corporativa.
Marcelo antiSAF Falsissimo para conselheiro do tricolor. Eu apoio.
Depende muito de quem fosse o investidor, pois com certeza a saída desta diretoria seria benéfica, porém sempre há chance de trocar por algo ainda pior. Não vejo as SAFs atuais contratando bem, o Vasco trouxe Barbieri e Leo Pelé por exemplo, a maior contratação do cruzeiro foi o Nikão. Botafogo ainda não trouxe ninguém.
A grande vantagem das SAFs é administrar as finanças de forma responsável, maior problema da gestão do tricolor.
Nenhuma SAF no Brasil ainda vingou, e ainda parece ser solução de todos os problemas para muitos no site.
Achar que alguma coisa melhorou no Bahia, Cruzeiro e Vasco, porque subiram da serie B, e porque Redbull e Botafogo não brigaram pra não cair, é complicado.
Os times que estão brigando ou tiveram um messias, ou ficaram anos gastando pouco. Ou times endividados, que trouxeram sem ter dinheiro.
Respeito a opinião dos colegas que ainda tem esperança nos dirigentes e conselheiros do clube, mas na minha opinião se não virarmos SAF o clube vai continuar sendo coadjuvante com times modestos pelos próximos 10 anos ou mais.
Mesmo se o clube passar uns 5 anos com austeridade financeira (oque eu não acredito) ainda não alcançaremos esses times, pois eles além de estarem muito acima da gente vão continuar crescendo a cada ano.
SP é um dos poucos clubes que não tem motivo pra virar SAF, só temos que entender que o que a diretoria está fazendo agora, deveria ter feito há 10 anos... temos que reduzir o prejuízo, deixa o Rogério montar o time competitivo dele, estou imaginando que será uma temporada similar a do ano passado, que apesar dos dois vices-campeonatos, foi um ano melhor que há anos.
Não precisamos de SAF!
Não precisa ser SAF para fazer política de austeridade fiscal e redução do endividamento, com estrutura própria consegue. O problema foi depois que algumas pessoas começaram a ter muito poder dentro do clube e não souberam reformular a diretoria e até a comissão técnica, com isso o clube foi ficando na mão de poucos, com gente sem capacidade tomando conta dos departamentos e assim foi apodrecendo aquele que era o clube modelo. Isso não inclui apenas as diretorias pós Juvenal Juvêncio, mas até pessoas como Milton Cruz, Rogério Ceni(que contratava jogador e demitia técnico quando ainda era jogador), até a grande cagada do Leco que endividou o clube por uns 10 anos. Detalhe, desde que Marcelo Portugal Gouvea era presidente, o Leco tinha um poder decisório gigante dentro do clube, ele fez parte de toda a escalada de destruição.
Esquece essa história de modinha de saf. Precisa ter administrador serio no comando, apenas isso.
O nosso objetivo hoje não é virar o grande time do Brasil. Desejar isso seria pular várias etapas. Se nós tomarmos o lugar do Athlético-PR, já é um grande feito