Entenda qual é a evolução do SP com o Diniz

Entenda qual é a evolução do SP com o Diniz

otorcedoranonimo

Boa noite, senhores! Sobre os sinais de evolução do São Paulo sob comando do Diniz, já que muitos juram que não existe nenhum. Talvez alguns não tenham conseguido observar, por quaisquer motivos, e então esse post possa lhes ser útil.

OBS: Em 2019 o time girava e girava a bola de um lado para o outro sem furar as linhas de defesa adversária. Na verdade, nos últimos anos tem sido assim mesmo, toda vez que o São Paulo se propõe fazer um jogo ofensivo. Por isso entendo o receio de muitos de que isso se repita esse ano de novo. Vou procurar apresentar indicios simples, mas que apontam que esse trabalho tem caracteristicas melhores que seus antecessores em relação a isso.

1) Os defensores tem agregado mais funções táticas no jogo ofensivo. Tem avançado as linhas contra o adversário com melhor propriedade. Nisso vemos que o Arboleda ocupando melhor posição à frente e o Bruno Alves tem inegavelmente muito melhor saida de jogo. Ano passado, com o Cuca, os zagueiros tinham a função ofensiva exclusiva de entregar a bola para os jogadores de meio. Inclusive teve gente nesse mesmo site criticando a qualidade técnica dos zagueiros que eram grossos e não sabiam começar jogadas, mas temos visto que era um problema tático de fato. Isso é muito importante, porque se o zagueiro não atrair a marcação de um jogador adversário pelo menos, quando o meia pegar a bola ele terá mais um defensor para enfrentar, o que dificulda a conclusão da jogada. Todo time decente sabe disso.

2) Se os zagueiros conseguem começar a jogada com propriedade, também os jogadores de meio vão conseguir ter mais profundidade, e aproximar dos atacantes com muito mais facilidade. Isso deu para ver em algumas situações do jogo do São Paulo. Varias jogadas são concluidas a gol, ou até virado gol, tendo sido começadas desde o Volpi. Isso não é tão trivial e não da para fazer sem treinar. É sinal de melhor coletividade.

3) Isso também significa que o time tem uma mentalidade que qualquer treinador decente vai procurar implantar, que é o de ter superioridade numérica com a bola. O 2º gol contra o Água Santa (sei da fragilidade do adversário), o São Paulo chegou para fazer o gol com 6 jogadores na grande área adversária. As chances de sair gol nesse tipo de jogada são muito altas (ainda que o Daniel Alves tenha tido a proeza de errar o primeiro chute, acredita?).

4) Já no primeiro gol, desse mesmo jogo, o Pablo marcou o gol de fora da área. Mas ele estava no mano-a-mano com o zagueiro (detalhe: Essa jogada também começou com o Volpi). As chances de sucesso que ele tinham na finalização eram muito maiores do que se tivesse um monte de jogadores a sua frente. Por isso que eu concordo que estátisticas precisam ser interpretadas. Se o SP 2019 tivesse 50 chutes num jogo, talvez não importasse tanto. Talvez significaria que o time cansou de rodar a bola, e resolveu então chutar de qualquer forma com um onibus na frente do gol. Mas isso tem mudado em 2020. Os jogadores tem tidos chutes mais claras, com mais chances de marcar de frente para gol, só que estão pecando na conclusão em si. São muitos os laces para dar de exemplo. Então precisa ser dito que, não se trata necessáriamente de um problema tático, e sim um problema técnico de quem tá concluindo a jogada. Sabendo disso, estão treinando finalizações.

Conclusão:
1) Quer dizer que o São Paulo será campeão se o Diniz continuar? Não é isso que eu tô defendendo. Eu apenas descrevi o que vi de melhora nesses poucos jogos do Paulista, enquanto que muitos tem dito que não existe evolução nenhuma, o que não me parece correto.

2) Embora eu ache que essas mudanças sejam significativas, por serem motivadas por uma mudança de postura e mentalidade do time, alguns podem achar que o resultado prático ainda é pouco. Mas aí precisamos considerar que são apenas 6 jogos na temporada. O Diniz teve apenas essa pré temporada de vantagem já que quando chegou, disputou jogos seguidos de olho na vaga direta naquela reta final de campeonato. O time não está na sua melhor forma física. É uma questão do que o time pode produzir caso esse jogo seja aprimorado com o treinameto e o melhor forma física.

Agradeço a atenção, bom feriado.

Avalie esta notícia: 87 16
VEJA TAMBÉM
- ANUNCIADO!! São Paulo anunciou a contratação de novo reforço para a lateral
- Exclusivo: 2 equipes estão de olho em atacante do São Paulo!
- É DO TRICOLOR! São Paulo acerta com lateral e reforça a equipe
- Conflito no conselho dificulta avanço da SAF no São Paulo, afirma empresário
- Tapia na mira da Europa? Rumores agitam o futuro do atacante no São Paulo




iphium
12 0
22/02/2020 13:23:29

Eu acho muito bom quando aparecem raras pessoas como você que exploram o que pode pra conseguir conhecimento a respeito de algo para então formar sua opinião , e quando compartilha sua opinião com outras pessoas não faz isso pra convencer todo mundo que você tá certo e que tem que pensar como você , mas pra fazer a gente ler , entender e só então formar nossa opinião de acordo com as informações que temos . Parabéns cara o mundo precisa de gente assim de verdade .
Sobre a evolução , penso igual em tudo o que você falou e temos a mesmo opinião , eu nunca achei q o Diniz era o cara certo nesse momento para o time pq ele ainda é um técnico em formação , ainda está desenvolvendo seus métodos de trabalho , execução e pensamentos , tá lapidando tudo igual acontece com todos os técnicos , alguns passam por isso em menos tempo e outros demoram mais pra enfim lapidar tudo e vir a ser um bom técnico, ótimo ou mediano( acredito que técnicos muito ruins são os caras q nunca lapidaram nem evoluíram suas ideias e métodos de trabalho), e pelo momento do time também. A evolução é perceptível mas n e tão óbvia assim , o time tem criado sim chances de gol diferente de ano passado e temporadas anteriores em que “ propor o jogo “ era na verdade rodar a bola por todos os lados e nada fazer .
Mas acompanhar a evolução do São Paulo me faz ver o quanto futebol de resultado é mais fácil , aquele estilo retrancão e só sair pra ataca em contra ataque naquela correria da bexiga ... propor , rodar a bola , tocar criar espaço com o time adversário na defensiva e muito difícil e requer tempo , muito mais do q 6 meses e talvez mais q um ano para os jogadores estarem treinados suficiente para executar Com maestria isso .
Só o tempo nos dirá se teremos um time competitivo em libertadores e brasileirao ....

Respostas (1)
otorcedoranonimo
1 0
22/02/2020 17:16:57

Boa tarde, meu caro. Agradeço suas palavras inicias. Penso que a gente deve procurar não ser tão levado pelas nossos sentimentos e impressões quando se trada de questões complexas. Hoje em dia as opiniões das pessoas tem sido mais importante do que os fatos em si. Se a gente assiste futebol, por que não procurar entender minimanente o que esta acontecendo dentro de campo, né? Assim a gente pode formar uma opinião mais consistente e poder criticar com mais propriedade. Criticar por criticar é perder tempo, e penso que esse tipo de espaço poderia contribuir para evitar esse tipo de coisa, em tempos de baixa qualidade da mídia esportiva no geral.
Sobre a escolha pelo Diniz, tenho opinião semelhante. O SP já havia cometido anteriormente o erro de contratar um tecnico virtuoso mas ainda em estágios muito inicias da carreira. O Rogério Ceni é um deles. Fez um trabalho bastante consistente no Fortaleza, é um excelente profissional. Mas as chances de ele fazer um grande trabalho no SPFC, o time mais cobrado do Brasil, com instabilidade politica, e mexendo constantemente no elenco, eram muito pequenas. O Jardine fez um trabalho de longo prazo excelente na base, mas as chances dele mudar da água para o vinho aquele São Paulo defensivo de 2018 em 3 meses eram poucas. Afinal, propor um jogo de qualidade ofensiva, furando a defesa adversária completamente postada, é o que há de mais difícil no futebol.
Mas agora nos restas torcer para que não seja esse o caso. Vamos acompanhar o time. Abs.

corcunda
bronze
1 19
22/02/2020 13:19:17

*** o São Paulo terminou o ano atrás do time reserva Grêmio e vc quer discutir evolução?
O São Paulo iniciou o ano não vencendo 2 clássicos. o Diniz mudou a forma do sao Paulo jogar e o São Paulo passa pelos mesmos problemas dos times anteriores do Diniz. Time tem posse de bola e criação, mas sem profundidade efetividade no ataque.
Evolucao? A evolução do Diniz so existe se for no salário e na estrutura. Pq tecnicamente ainda tem muito q provar com resultado prático não teórico.

Respostas (1)
otorcedoranonimo
4 0
22/02/2020 17:32:28

Acredito que você não compreendeu o objetivo do post. Talvez porque você não tenha lido, ou interpretado equivocadamente as primeiras palavras.
Eu também concordo que o trabalho do São Paulo em 2019 foi ruim. Foi o pior ataque da história do São Paulo, o time foi o pior mandante do Brasil em dado momento. Terminou atrás de Gremio e Athletico Pr que tinham outros camponatos. Mas o objetivo do post é discutir o que mudou táticamente de 2019 para 2020.
Sobre os clássicos em que o São Paulo não venceu esse ano, eu digo a mesma coisa: O objetivo do posta era discutir o que o time, em termos ofensivos, apresentou de nova disposição tática em relação ao ano anteiror. Os placares dos clássicos são os resultados, e o post é extritamente a respeito de desempenho.
Você fala como se fosse obrigação do Diniz ou de qualquer técnico chegar e ganhar clássicos, jogado como o Bayern de Munich, nos 6 primeiros jogos da temporada. Nenhum técnico vai fazer isso pelos seus méritos próprios (você não leu as útlimas linhas). É a produção do time que vai levar aos resultados, e os sinais de uma melhor ou pior produção é que pode ser avaliada nesse momento. Foi o que eu tentei fazer. Agora, se você for olhar para o resultado e jogar pressão para cima do técnico em 6 jogos, sem avaliar o aspecto tático, aí você não tá acrescentando nada.

tricolornacional
bronze
9 1
22/02/2020 12:30:27

Como sempre exponho aqui, nunca quis o Diniz aqui, mas não tem como negar que algo mudou, ver o zagueiro zagueiro Bruno Alves, que só dava chutão para onde o nariz apontava tempos atrás, ver hoje um zagueiro completo, saindo jogando com propriedade, ver Arboleda no fim do ano errando tudo na saída de bola, e ver ele hoje errando bem menos e evoluindo, ver o Tchê Tchê que muitos aqui criticaram, jogar o que está jogando, não tem como dizer que não é dedo de técnico, mas também tem os lados negativos e espero que ele esteja certo e eu muito errado, acho eu que a insistência com Pablo na direita e Pato de centroavante vai minar dois jogadores diferenciados e que não temos outros nesse momento no elenco, como disse espero que ele esteja vendo algo que nós não, afinal quem treina os atletas é ele, não tem como dizer que um time que cria mais que o Flamengo esteja ruim por questões de técnico, apenas a bola não está entrando e a juizada atrapalhando, se esses dois fatores forem sanados, mídia e torcida mudam de opiniões quanto ao trabalho do Diniz que é sim bem melhor que dos anteriores nesses últimos anos.

Respostas (1)
otorcedoranonimo
0 0
22/02/2020 17:39:58

Honestamente, provavelmente o Diniz também não seria minha primeira escolha de técnico naquele momento. Mas é o que você disse: O objetivo de qualquer aspecto tático do futebol é otimizar o aspecto técnico dos jogadores. Por isso dizem que um técnico bom, tira o melhor do elenco e seus jogadores.
Quanto ao Pablo pela direita, acho que respondi um post sobre isso. Provavelmente é a questão da ausência do Antony e a contusão do Helinho ao mesmo tempo. Não teria um jogador de origem para jogar ali, ele preferiu colocar o pato no meio porque ele é pouquissimo disciplinado táticamente, e empurou o Pablo para direita porque ele é mais responsavel. Assumindo que ele achou que não valeria a pena mudar o esquema por poucos jogos.
Agradeço seu comentário.

ceni100
3 0
22/02/2020 11:59:19

Concordo com tudo, so quero destacar alguns pontos negativos, defesa exposta , o Diniz não sabe organizar muito bem a defesa como fazia o Aguirre, ate mesmo pelo estilo completamente diferente e mais ofensivo, laterais não diminuem espaço nos cruzamentos , thê thê não é aquele volantao de marcação, velho problema de sempre e a tenebrosa falta de pontaria, teria que contratar um volante bom de marcação e um centro avante urgente

Respostas (1)
otorcedoranonimo
0 0
22/02/2020 17:55:55

Tem razão. Mas eu não quis falar sobre o sistema defensivo para não ficar muito longo o post e desinteressante. Mas eu concordo que é um assunto a ser discutido. O São Paulo não joga com um homem de proteção na zaga, realmente. No Brasil, acho que só o Flamengo joga desse jeito, e o Corinthians passou a jogar recentemente.
O Flamengo até funcionou no ano inteiro, mas deixa eu cornetar os caras: No mundial o Firmino corre nas costas do Willian Arão, saindo atrás dele, não sei se ele cansou, mas aquele Cuellar provavelmente cortaria a bola quando o Firmino driblou para trás, na frente do Rodrigo Caio. Eu particularmente gosto de sistema com um homem na frente da zaga, mas penso que o São Paulo já tem esse homem no elenco e seria o Luan. Nas cameras mais abertas, ou do estádio, da para ver que ele é um jogador que recompõe muito rápido, cobre os lateiras com muita explosão física. Ele precisa evoluir bastante na saida de bola, mas eu diria que ele é uma boa opção no elenco do São Paulo para variar o esquema de jogo (seria esse, o Kanté do Morumbi? hahaha perdoa o ufanismo). Abraço

doutortricológica
bronze
16 1
22/02/2020 11:38:10

Ótimo ler uma análise racional, e não só os gritos de ordem de sempre.

pp_tricolor
bronze
20 4
22/02/2020 04:38:03

Ninguém crítica a bola girar e não entrar. Crítica o fato de os 3 últimos times do Diniz ter passado por esse mesmo problema e não ter tido solução.
O time do Osório era muito mais ofensivo e ele marcava gols,tanto que foi a melhor fase do Pato. O time de 2012 rodava a bola,mas ela entrava,tanto que foi o último ano que tivemos um atacante disputando artilharia no Brasileiro

Respostas (2)
otorcedoranonimo
1 0
22/02/2020 19:19:38

Os times de Ney Franco e Ósorio não eram times que buscavam o controle de jogo, com a bola no pé, para contruir suas jogadas. Eram times mais agudos que jogavam mais na transição, no geral, a bola passava rápido pelo meio de campo.
Agora, tem aqueles times que são armados para jogar ofensivamente, mantendo o controle do jogo. Nesse, se a bola começar a girar sem objetividade, eu pessoalmente tenho muitas criticas. Quando um técnico diz que vai jogar um futebol pra frente, e arma um time para tocar de lado até que a qualidade técnica de um ou outro jogador resolva, eu acho isso muito pobre.
Mas procurei argumentar que entendo ser a proposta dos times do Diniz difrente dessa de tocar de lado infinitamente. Mas que o time treina para que as finalizações acontecem em momentos de maior clareza. Isso concordamos que ele tem entregado, em certa medida, por onde tem passado. Mas não vejo como afirmar ser cacateristicas do trabalho dele que os times perdem muitos gols. É óbvio que a responsabilidade de executar as jogadas são dos jogadores. Pensa comigo, você tem uma chance na entrada da área, de frente para o gol, numa jogada bem construida táticamente. Quem tem mais chances de finalizar com perfeição a mesma jogada? Um atacante do Fluminense que cabou de subir da base, ou o Pablo, ou o Hernanes, ou o Pato? Então os jogadores que são melhores técnicamente, tem que executar melhor as jogadas, por isso são mais cobiçados, por isso recebem mais. Não da para você isolar a bola e depois dizer que o trabalho do técnico é teórico e não prático. Na prática, foi você que chutou por cima. Nenhum técnico arma time para perder gol: Entra lá, domina na entrada da área e chuta para fora. Isso não existe. Tem vários motivos que levam um atacante a perder um gol claro: Emocional, condição fisica, e qualidade técnica, mas... treinador?
Vlw

jinkko
5 1
22/02/2020 11:29:09

No times anteriores do Diniz não conseguiu a mesma evolução em tão pouco tempo como aqui, um bom trabalho não não se faz do dia para noite.
Osório foi um bom técnico, mas era um time desequilibrado tinha um ataque bom, meio campo mediano e uma defesa sofrível, mas era isso que ele tinha em mãos. Ele aproveitou o que tinha de melhor o máximo possível (ataque) e o restante foi ajustando como também era possível. Mas outra vez, um bom trabalho se requer tempo e ele não teve por aqui (diretoria, desmanche, torcida) e querem (parte da torcida) fazer o mesmo com Diniz. Uma dica nem sempre o gramado do vizinho é mais verde.

Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Notícias

Próximo jogo - Brasileiro

Qua - 20:00 - Estadio Urbano Caldeira -
Santos
Santos
São Paulo
São Paulo
FórumEntrar

+Comentadas Fórum

Entrar

São Paulo x Santos

92 (100%) 09:07

Crespo merece Respaldo

53 (71,4%) 16:26


Luciano

39 (90,3%) 22:38

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2026 | SPFC.net