O problema do atual SP [Fonte]

O problema do atual SP [Fonte]

Lordee

O estilo do Diniz já está em pleno vigor no atual tricolor, e isso se reflete nos seguintes dados:

O São Paulo é o time que mais troca passes (533 em média), tem mais posse de bola (61%), mas também é o que mais cruza (29,5) e mais finaliza (19,5 por jogo). [GLOBOESPORTE>

Isso por si só não é um problema, inclusive acho que são ótimos números, porém, o que pega são esses números:

São Paulo precisa de 15,6 finalizações para fazer um gol. [FOOTSTATS>

Ou seja: A questão tática do São Paulo parece estar funcionando, as chances estão aparecendo, porém está faltando EFICIÊNCIA. E isso só se resolve com uma coisa, que parece que perdeu muito espaço no futebol brasileiro em geral: TREINAR FUNDAMENTOS.

A questão é que hoje não temos mais treino de REPETIÇÃO nos fundamentos básicos do futebol: Com isso, temos jogadores que sabem perfeitamente o seu papel tático, mas na hora de executar, parece um sub 12 em qualquer escolinha de futebol brasil afora.

É por isso que Telê Santana é o maior técnico da nossa história: Ele exigia repetição extrema em cruzamentos, chutes, passes e cobranças de falta.
Um exemplo disso é o Cafu.
Limitado nos cruzamentos, o cara fazia "horas extras" em treinos sob o comando de Telê no São Paulo. E evoluiu a ponto de se tornar o primeiro atleta na história a disputar três finais seguidas em Copas.

Hoje, infelizmente, sobra tática, mas falta técnica. Cada vez mais os clubes procuram o famoso "nó tático", enquanto isso vemos os números de gols de falta, de fora da área e até jogadas ensaiadas caírem vertiginosamente.

Repito: Isso não é um problema particular do Diniz... É o erro do futebol brasileiro, e que vem desde as bases.

Por isso Telê Santana é imortal.

Avalie esta notícia: 231 15
VEJA TAMBÉM
- História inspiradora? Nova contratação do São Paulo Danielzinho passa por drama antes de chegar ao Tricolor
- BOMBA: Polícia investiga desvios milionários e mira cúpula do São Paulo Futebol Clube
- MELOU? São Paulo trava negociação com Botafogo por Savarino e Vitinho
- Primeiro reforço de 2026, Danielzinho chega ao São Paulo após superar limite físico
- Com Crespo, Bobadilla ganha força no São Paulo e encerra 2025 em alta




spfc_05
9 3
06/02/2020 01:50:45

Ou seja, esses números aí só servem pra mostrar que o problema do São Paulo nunca foi o técnico e sim falta de competência dos jogadores. O técnico não tem culpa se um jogador perde um gol debaixo das traves, o técnico não tem culpa se um jogador se antecipa a marcação sobe sozinho e cabeceia pra fora e por aí vai... era o que vinha acontecendo no São Paulo e ainda vem acontecendo, pq implantar seu estilo de jogo todo técnico conseguiu, mas por conta da falta de vontade e displicência de alguns jogadores, eles acabaram caindo. Tomara que dessa vez dê certo pq não aguento mais troca de técnico e reformulação de elenco. E o Diniz tá fazendo bonito, montando o time com o que tem sem trazer seus "homens de confiança"

tricolornacional
bronze
13 0
05/02/2020 22:42:59

Não vejo dessa forma, a primeira coisa a dizer é estamos tão mal ao ponto de ser preocupante? Imagino que a resposta é não, pois dos grandes somos o único invicto, se não fosse o juiz seríamos o primeiro disparado a três pontos dos "GRANDES", não estamos nesse momento dando show, mas em vista do ano passado passado estamos sim progredindo, temos muito a melhorar e sabemos que se as peças a melhorar der certo, aquele Flamengo vamos perceguir, para mim se Pato, Hernanes, Daniel, Pablo, Tchê Tchê, Vitor Bueno, Everton e os garotos Antony, Igor Gomes, Igor Vinícius, Liziero e Toró resolveram jogar, nós somos a pedra no sapato deles, ainda acho Pablo e Pato jogadores diferenciados, que são atrapalhados pelas bolas que não entraram, mas se uma der sequência, muitas virão, aí amigo, teremos o melhor ataque do Brasil junto infelizmente com o Flamengo, eu confio no nosso ataque, esse ano será diferente, até Trelles vai meter muitos gols.

Respostas (1)
corcunda
bronze
2 4
06/02/2020 07:25:53

Estamos iguais ao ano passado. a diferença é q estamos enfrentando adversários mais fracos e ainda assim o problema permanece, o São Paulo tem dificuldade de encaixar seu jogo e fazer gols. Posse de bola sem velocidade e objetividade não vale nd. Ano passado vimos isso é esse ano vimos de novo quando enfrentou um adversário mais forte. Esse negócio de passe curto, de manter a posse de bola, mata nosso contra ataque, mata nosso 1 contra 1, mata a profundidade e a velocidade do time. Diniz tem um elenco bom nas mãos mas infelizmente desse mato não sai coelho. Falta maturidade para buscar alternativas, para tentar mudar oq não está bom.

pp_tricolor
bronze
3 1
05/02/2020 22:12:07

Concordo,mas também não podemos omitir que foram contra times fracos e até onde sei nem na série B estão. Temos que torcer para manter na série A do brasileiro

corcunda
bronze
5 4
05/02/2020 19:29:15

regional não é parâmetro pra nd. Fazer bons números contra o água santa e Novorizontino e fácil. Pq não engoliu as peppas? Além do mais o número de finalização e grande, mas estatística de finalizações qualquer chute torto conta. Chances claras de gols são poucas. Por isso q números engana. Posse de bola sem objetividade não vale nd, finalização errada não vale nd. Td número insignificante.
Quanto a falta de fundamentos básicos e um problema antigo. Os técnicos brasileiros são motivacionais, não trabalham muito a parte tática e técnica. O próprio Diniz já falou q não trabalha muito a parte tática. Q prefere trabalhar o ser humano, o psicológico.

biohazardz
bronze
22 0
05/02/2020 18:02:49

Pra mim o maior exemplo de profissional desses últimos tempos é o Cristiano Ronaldo, mesmo sendo o melhor jogador do mundo o cara era o primeiro a chegar no treino e o último a sair, teve uma matéria muito boa explicando isso da carreira dele, então quer dizer que não é atoa que ele chegou nesse nível. (Eu particularmente prefiro o Messi, mas o profissionalismo do Cristiano Ronaldo é surreal).

faballstarfc
8 0
05/02/2020 17:39:29

Treino fundamentos é mais q essncial e os times da Europa reduzem o tempo d treinos para treinar fundamentos... Ate o Zidane no real madrid faz isso. Tem vários videos em q ele so falta colocar o Curtois pra treinar finalização, mas não, no Brasil a gente só sabe treinar posse d bola e um esquema tatico(4-2-3-1) qualquer coisa fora disse é considerado ultrapassado.

jônatas
bronze
6 1
05/02/2020 17:31:02

Se você colocar 4 gols que o juiz roubou da gente no jogo passado, os numeros ficam bem melhores pokerface

dobespfc
bronze
32 0
05/02/2020 15:05:40

Só acho que isso devia partir também dos jogadores. Ficar 1h depois do treino treinando fundamentos 1 vez por semana não faz mal a ninguém

Respostas (1)
adenailtonmauro
13 0
05/02/2020 17:16:42

Mohammed Salah era um jogador com péssima finalização e sua carreira mudou quando ele passou a treinar em casa, incansavelmente, o fundamento de finazalição.. Não é atoa que há dois anos é artilheiro da premier league e vem ganhando titulos.
o jogador de hoje em dia parece não buscar se aperfeiçoar, principalmente os de ataque

spfcnauta
prata
14 1
05/02/2020 14:51:21

Os números melhoraram sim, mas olha, ano passado nós jogávamos contra times de série A, já esses números são contra times muito inferiores tecnicamente, com exceção do Palmeiras, é claro, só enfrentamos cachorro morto. Acho que não dá para usar esses números de parâmetro, já que nossos principais adversários tem nível técnico muito maior do que os que enfrentamos até agora. Isso é muito imediatismo, vamos esperar enfrentar times de série A para ver.

aryzinhatricolor
16 0
05/02/2020 14:48:33

Não falta só treino, pois acompanhando a SPFCTV a gente vê que o time treina esse fundamento dentro das possibilidades, afinal, o tempo é curto. Esses dias mesmo o elenco tinha que trocar passes em velocidade e acertar um mini golzinho, o que exigia controle de bola e precisão no arremate. E o trabalho envolvia todo mundo, inclusive os goleiros. Acho que tá faltando um pouco mais de capricho dos jogadores, sabe. É o sangue frio na hora do vamos ver que o Romário tinha como ninguém. O maior exemplo disso é o jogo contra as Peppas. Um cara do quilate do Dani não poderia ter perdido aquele gol. E acho que também falta ambição no jogador. Quantas e quantas vezes o treino acabava e o Rogério ficava SOZINHO batendo faltas? Quem acompanha meus comentários aqui sabe que não sou muito fã do Diniz e vou ficar muito feliz se ele calar minha boca, mas uma coisa tenho que dizer, nem tudo o treinador pode resolver. O Telê era uma completa exceção a regra e em tempos distintos. Hoje podemos ter o Klopp no banco, mas se o cara que veste a camisa não entregar um pouco mais de si, a coisa não vai sair de um ponto e subir de degrau nunca.

Respostas (1)
regulation
prata
2 3
06/02/2020 11:08:19

Talvez aí nesse treino mesmo esteja o problema.
O que adianta treinar a troca de passes em alta velocidade para acertar um golzinho? Isso é uma situação real de jogo? Você vai encontrar um golzinho? O chute que você treinou cinquenta vezes por dia para acertar no golzinho será igual o que você precisa para superar um goleiro?
O que eu mais vejo é isso aí, o jogador chega frente a frente e recua a bola para o goleiro. Até fiquei surpreso quando o Pato driblou o goleiro no último jogo, nunca mais tinha visto uma coisa dessas. Anos atrás era a coisa mais normal do mundo o atacante deixar o goleiro na saudade, agora ocorre uma vez a cada nascimento de saci pererê.
Olha aquele gol que o Pablo perdeu no final do jogo contra o Novorizontino (estou falando daquele que ele chegou a dominar a bola, e não o segundo, que era impossível pra qualquer um fazer, a bola estava longe do alcance para que ele efetivamente conseguisse alterar a trajetória dela).
Ele dominou e imediatamente chutou. Isso não existe. Tudo bem que ele já estava visivelmente esgotado, mas ainda assim, já vi vários outros atacantes cometerem erros iguais, a qualquer momento do jogo. Mesmo os de nível de seleção. Eles dominam e já batem, mesmo vendo o adversário na frente. É evidente que a bola não chegará ao gol, pelo menos não na trajetória que o atacante quer (ela pode até desviar no zagueiro e entrar, embora seja improvável).
O Pablo tinha que ter dominado, cortado para o lado direito, se necessário duas vezes, e aí sim finalizado. Assim você diminui a possibilidade de o zagueiro se pôr entre a bola e o gol, bem como a do goleiro se posicionar para fechar o ângulo. Era o que o Careca fazia direto. O que o Romário fazia. O que o França fazia. Mas pelo jeito é outra coisa que ficou no passado.

futbreja
3 0
05/02/2020 14:46:50

beer Assino embaixo!

gabrielp7
25 0
05/02/2020 14:01:38

Excelente postagem, independente de concordar com você ou não, trouxe números e fundamentou bem seu ponto de vista. Que todos os posts sejam assim!

monaguisaa
bronze
24 0
05/02/2020 13:38:37

Podemos falar o que for, mas temos de ser humildes e reconhecer que o time vem numa crescente boa e evoluiu bastante considerando o ano passado.

wesley.bh
prata
15 1
05/02/2020 12:59:40

Boa

Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Notícias

Próximo jogo - Brasileiro

Dom - 16:00 - Barradao -
Vitoria
Vitoria
São Paulo
São Paulo
FórumEntrar

+Comentadas Fórum

Entrar

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2025 | SPFC.net