Orgulho de ser Tricolor (desabafo)

Orgulho de ser Tricolor (desabafo)

aligheri

Não podemos cair no clima criado pela imprensa, em geral sucursal da Itaquera, de que “tabu” disso, “não sei quantos jogos” aquilo. A verdade é que ontem perdemos apenas uma semi-final do campeonato menos importante que disputamos.
Após a ressaca de ontem, hoje acordei pensando o que é ser a terceira geração de uma família de São-Paulinos. Meu velho certa vez me contou que, no final da década de 1960, meu avô perguntou: “você quer mesmo ser são-paulino? Pois vai ter que ser forte, porque nesse país, a imprensa e a arbitragem, tudo é contra a gente”.
A experiência do meu velho foi dupla. Fora dos campos, sempre foi bastante difícil: na época as torcidas se misturavam, e diversas vezes sofreu agressão nos estádios. Nas ruas, era difícil utilizar, naquela época, camisa do São Paulo, sem receber ofensas. Porém, dentro dos gramados era tudo diferente: meu velho vivenciou a “revolução” Tricolor dos anos 70 e 80. Os primeiros grandes títulos e jogadores extraordinários: Pitta, Careca, Dario Pereira, Oscar, Ricardo Rocha.
Eu comecei a acompanhar nos anos 90. Nessa década, ficou famoso o bordão do Milton Neves: “torcer para o São Paulo é uma grande moleza”. Pra mim nunca teve “tabu” contra ninguém. Uma das grandes memórias, que nunca ninguém apagará da História, foi o Rai metendo 3 a 0 nos nossos rivais. Começava então o time do Telê Santana. Muller, Cafu, Palhinha... Os grandes times da Europa tremiam diante da gente. Foi o melhor futebol que assisti na vida.
Depois vieram tempos difíceis. A zaga com “Bordon e Edmilson” era pavorosa (Edmilson depois virou um grande jogador). Anos ruins, até surgir Denilson e França no ataque. Era um ataque espetacular. Lembro que foi uma enorme tristeza receber a notícia de que o São Paulo havia vendido o Denilson. Na época, foi a maior transação da História. Anos depois, apareceu como uma decisão precipitada. O dinheiro foi torrado pelos diretores (talvez tenha começado aí a negligência na administração) e não reverteu em nada para o clube. Nunca mais iria surgir outro time dos “menudos”. Os craques da base passariam a ser vendidos às pressas. O único que importava era “fazer caixa”.
Porém, na década de 2000 a 2010, iria surgir um dos maiores atletas da História desse país: Rogério Ceni. O primeiro a chegar nos treinamentos, o último a sair. Fanático pelo clube, por ganhar títulos, se especializou em cobrar faltas, para segurar lá atrás e ajudar lá na frente. Não tolerava perder, e gritava o tempo todo com os zagueiros, “arrumando” a casa. Com ele, veio o Muricy como treinador. Foi uma década gloriosa. Nos destacamos sobretudo pela parte defensiva: Lugano, Fabão, Josué e Mineiro formavam um muro intransponível. Sabiam roubar a bola e entregar rápido para o contra-ataque.
A década seguinte, de 2010 para frente, foi desastrosa. Entramos na pior crise do clube. A administração se tornou sinônimo de incompetência, despreparo e corrupção. Fico com pena das gerações recentes, que ficaram apenas com o gosto amargo da derrota, como de ontem. Vendo de forma fria, nosso time atual é apenas mediano. Marcos Guilherme é um ponteiro super esforçado, mas não sabe cruzar, não acerta um drible, toma decisões erradas a todo instante. Militão é um defensor brilhante, mas estão queimando o rapaz com essa insistência de improvisação como lateral. Petros, esforçado e raçudo, erra passes de 4 metros, não tem finalização, não tem velocidade de contra-ataque, nada. Desde que Rogério saiu, não tem 1 goleiro que sabe organizar a zagueirada, que mantém a defesa atenta o tempo todo.
Por isso, também, me aborrece uma mania das gerações recentes: falar mal dos nossos grandes atletas. Rogério foi bem como técnico? Não. Raí errou ao contratar Diego Sousa Zé-Mortão? Sim. Mas quem acompanha a História do clube nunca esquecerá o que foi o Rai ou o Rogério para o São Paulo. São gigantes que merecem respeito sempre. Só de ouvir o nome desses dois atletas, a travecada tremia nas bases. De 1990 a 2010, durante 20 anos, nós dominamos todo o futebol brasileiro. Até o famoso Palmeiras-Parmalat tomou sapecada do nosso Tricolor.
Perdemos ontem, mas a História continua e o mundo dá voltas. A cada dia que passa, todo mundo está vendo que os rivais estão um pouco pior, a era Tite está cada dia mais longe. Agora, nós também estamos, a cada dia, deixando um pouco mais pra longe o fundo do poço. O clube, nesse ano de 2018, está reformulando essa prática nefasta de vender correndo jogadores da base, após perdemos David Neres, que é muito superior ao Marcos Guilherme. Com Rai, Lugano e Rocha, ficamos mais profissionais (erros, é claro, acontecem: o próprio Tite, maior técnico do Brasil atual, contratou diversos jogadores péssimos pros rivais, como aquele Giovanio Augusto e outros). Sinceramente, não creio que iremos ganhar nada esse ano. Nem que o Aguirre irá ir muito longe. Mas não iremos cair, isso está certo. Somos agora um time mediano. Pra 2019-20, as expectativas são melhores: vamos começar a amadurecer o pessoal da base. Neles está nossa esperança. E dois técnicos são-paulinos, a cada dia, começam a ganhar mais e mais experiência: o eterno Mito, campanha espetacular no Fortaleza, e o Jardine (esse vai ser o cara, no futuro próximo). Agora é respirar fundo, aguentar essa semana difícil, levantar a cabeça, e vermos até onde dá pra ir na Copa do Brasil.

Avalie esta notícia: 2 1
VEJA TAMBÉM
- São Paulo defende tabu de 13 anos contra o Grêmio no Morumbis
- Estatuto em jogo: conselheiros contestam uniforme do São Paulo
- BOMBA: São Paulo monitora destaque de liga europeia e busca camisa 10 para 2026
- Crespo manda meio-campista embora do São Paulo; Saiba os bastidores!
- DOMINGO ESPETACULAR: reportagem revela trama secreta envolvendo áudios vendidos por R$ 200 mil




Nenhum comentario!
Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Notícias

Próximo jogo - Paulista

Sáb - 20:30 - MorumBIS -
São Paulo
São Paulo
Primavera Sp
Primavera Sp
FórumEntrar

+Comentadas Fórum

Entrar

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2026 | SPFC.net