Lenda do beisebol americano vira técnico do Brasil 'pelo coração'
Membro do Hall da Fama da Major League Baseball, Barry Larkin levou seleção ao World Baseball Classic
Barry Larkin, membro do Hall da Fama da Major League Baseball, é uma lenda do Cincinatti Reds, time pelo qual jogou 19 temporadas e foi campeão em 1990. Seria chamado de lunático quem dissesse que esse craque seria o técnico da seleção de um país sem tradição na modalidade.
Ademais, no vazio caixa da Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol não há vestígio algum da verba necessária para pagar o salário de um profissional desse quilate. Contudo, foi Larkin o técnico que comandou o Brasil à classificação para o World Baseball Classic, e é ele que tentará conduzir a seleção a uma campanha digna na competição, no Japão, em março.
Larkin visitou o Brasil pela primeira vez com a missão de participar do Elite Camp, um programa de clínicas mantido pela MLB voltado à formação de técnicos e jogadores no Brasil, considerado um celeiro em potencial de atletas.
Ele gostou do país e dos jogadores. E então fez a pergunta que deixou de olhos arregalados os dirigentes nipo-brasileiros da CBBS. Eles ficaram se perguntando se haviam de fato entendido a questão, formulada em inglês. "O que acham de eu ser técnico da seleção brasileira?" Os dirigentes aceitaram de pronto, antes que Larkin mudasse de ideia.
O treinador enxerga grande potencial em vários brasileiros. "Jogadores como André Rienzo e Paulo Orlando poderiam jogar na Major League Baseball amanhã. O Brasil tem jogadores bons, disciplinados e muito motivados. A experiência de treiná-los significa um dos pontos altos da minha carreira."
Larkin trabalha em programas de intercâmbio cultural mantidos pelo Departamento de Estado dos EUA. Depois do World Classic, ministrará clínicas na Índia. "Não sou o tipo de aposentado que vai ficar em casa."
A causa do beisebol brasileiro não é a única pela qual Larkin se empenha. Pai da cantora Cymcolé, cuja música "Bring on the Nite" foi incluída na trilha da novela Avenida Brasil, ele fez contatos com empresários que tornaram possível uma turnê da filha pelo país, em abril.
Neto de uma mexicana e fluente em espanhol por ter jogado com muitos latino-americanos, ele explica nesse idioma o que o levou a ser técnico do Brasil, mesmo sem receber um único tostão pelo trabalho. "Corazón", responde, batendo no peito.
Meu comentário: Quem diria? Já assisti vários jogos de baseball, mas no NHK, gostei mais do jeito japonês de jogar e hoje o Brasil tem uma seleção comandada por uma amante do esporte, veio não por dinheiro, mas pelo esporte. Muitas vezes joguei baseball (no video game) assisti jogos e sempre imaginei que seria ótimo se houvesse um investimento nessa modalidade ao invés de rugby.
Espero que esse evento no Japão seja televisionado, quero ver nossos jogadores em ação
- Santos x São Paulo: onde assistir
- São Paulo encerra preparação e projeta duelo decisivo; Confira a provável escalação!
- São Paulo pode assumir a liderança do Brasileirão no clássico; Entenda!
- Provável Escalação!! Crespo prepara mudanças e decide escalação para clássico contra o Santos!
Notícias
Tricolor escalado!! Confira os titulares do São Paulo para enfrentar o Santos
São Palo enfrenta Santos em 4° clássico do ano e tenta engrenar sequencia de vitórias!
Pediu desculpas! Árbitro do San-São admite termo impróprio e pede desculpas a jogadores
Artilheiro do São Paulo completa 10 anos de sua estreia no Tricolor!!
Reforço na area! Lucas Ramon é oficializado pelo São Paulo e destaca parceria com Danielzinho
São Paulo reencontra o Santos e tenta embalar na temporada
MEMORÁVEL! A dois anos, São Paulo batia o Palmeiras nos pênaltis e conquistava a Supercopa Rei
VÍDEO: Apuramos sobre Luciano e Calleri! Ficam ou vão embora do São Paulo? Saiba tudo!
São Paulo faz 4º clássico do ano e testa evolução com Crespo
Santos x São Paulo: onde assistir
São Paulo encerra preparação e projeta duelo decisivo; Confira a provável escalação!
Tapia vira arma do São Paulo em clássicos paulistas
Marcos Antõnio lidera o São Paulo e vira peça-chave do meio-campo
São Paulo pode assumir a liderança do Brasileirão no clássico; Entenda!
BIDOU! Lucas Ramon é regularizado e reforça o São Paulo
São Paulo fecha preparação para clássico contra o Santos
Árbitro se pronuncia após polêmica em São Paulo x Santos
O que são as probabilidades das casas de apostas e como os iniciantes podem interpretá-las?
Provável Escalação!! Crespo prepara mudanças e decide escalação para clássico contra o Santos!
Mais reforços chegando? São Paulo não termina busca por reforços e tenta contratações gratuitas!
São Paulo oficializa compra definitiva de joia que se destacou na Copinha!
Reformulação na base? Harry Massis anunciou mudanças na gestão de Cotia
Nova Era em Cotia? Presidente do São Paulo prepara mudanças estruturais nas categorias de base
Ele chegou! São Paulo oficializa contratação de lateral direito!
Lembra dele? Ex meia do São Paulo e craque mundial assina com time da MLS
Ídolo vai renovar? São Paulo inicia conversas para renovar com artilheiro!
ANUNCIADO!! São Paulo anunciou a contratação de novo reforço para a lateral
Mudanças para clássico? Crespo prepara elenco do São Paulo para enfrentar o Santos e deve contar com novidades!
É DO TRICOLOR! São Paulo confirma contratação de volante
Vai sair? Zagueiro de 19 anos do São Paulo chama a atenção de clubes europeus