Por quanto tempo????
Para o torcedor são-paulino a noite de 31 de dezembro de 2007 foi emblemática. Terminava ali um ano excepcional em muitos sentidos, tanto no gramado como fora dele.
Em campo, o time havia conquistado o bicampeonato com um pé nas costas, 15 pontos à frente do vice-campeão, 19 gols sofridos em 38 jogos, 55 gols marcados. Conquistou 77 pontos, 24% mais que os 62 do Santos, vice-campeão.Um time que fez história pelos números, pela conquista e por alguns jogos memoráveis.
Ainda no gramado, o maior rival foi rebaixado para a segunda divisão, como o fruto de uma árvore que apodreceu. Não o clube, que fique claro, pois clubes são infinitamente maiores que suas gestões, tanto as piores como as melhores. O que apodreceu foi uma gestão que ficou no poder além do tempo. Esse mesmo filme já tinha sido visto anos antes com o outro grande rival, também rebaixado no ocaso de uma gestão funesta e que igualmente perpetuou-se no poder. Dualib foi o gestor perene que levou o Corinthians à Série B, para onde Mustafá já tinha levado o Palmeiras.
Fora de campo, o São Paulo terminou 2007 com uma receita de 114,0 milhões de reais (não incluindo os valores com transferências de atletas) e uma dívida de 51,6 milhões. No maior rival, o Corinthians, a receita foi de 63,2 milhões e as dívidas montavam a 101,5 milhões de reais. Em termos de receitas a distância para o segundo colocado repetia o que acontecera no Campeonato Brasileiro, mas com uma vantagem muito maior: 41,6% a mais que o segundo colocado, o Flamengo, que faturou um total de 80,5 milhões de reais (todos esses números de receitas e dívidas são da empresa de auditoria BDO e são públicos).
Naquele Reveillon, o Tricolor estourava a champagne de praxe com o título de Bicampeão Brasileiro, contas em ordem, receitas altas e em crescimento e o torcedor são-paulino era o mais feliz do Brasil. Esse torcedor, entretanto, não sabia e nem imaginava que aquele seria seu último grande momento de felicidade, porque 2008, apesar do Tri, já começou a mostrar os primeiros indícios do que estava por vir.
Os anos seguintes viram um São Paulo em verdadeira queda livre nos gramados, culminando com a ausência do time na Copa Libertadores nos dois últimos anos, depois de disputá-la por sete vezes seguidas, com desempenho excepcional: um título, um vice-campeonato e duas semifinais, sempre passando da fase de grupos. As contas desse novo e triste tempo passaram a ser diferentes e ao invés de títulos e boas participações na principal competição do continente, passamos a colecionar eliminações. E a contar técnicos.Em apenas três anos nada menos que sete treinadores dirigiram o time. E a comissão técnica permanente foi desfeita.
Em termos práticos, e é triste dizer isso, o São Paulo foi rebaixado, passando a disputar as competições secundárias, aquelas das quais os melhores times não participam: Copa do Brasil e Copa Sul Americana. E mesmo nesses torneios secundários, sem os bichos-papões de cada temporada, o time fracassou. Mera coincidência?
Uma repetição em escala ampliada do que aconteceu em 1990, no Campeonato Paulista. Ah, é verdade, naquela oportunidade o time não foi rebaixado… Oficialmente, formalmente, é verdade, não foi, mas foi rebaixado na prática. Mera coincidência?
Em comum entre as duas situações expostas, o mesmo presidente: Juvenal Juvêncio.
Mera coincidência?
Por dois anos consecutivos – 2010 e 2011 – o São Paulo foi o lanterna, foi o pior clube do Brasil de acordo com o IPEG – Índice Pluri de Eficiência de Gestão. Esse índice pega o valor gasto pelos clubes e o divide com as conquistas, com o desempenho esportivo. Em 2011 o Tricolor foi o 16º colocado. Todos os outros onze clubes maiores e mais tradicionais do futebol brasileiro ficaram à sua frente. Mera coincidência?
Durante todo esse período uma coisa não mudou no São Paulo FC: seu presidente.
Que não mudou em 2011, como era e é mandatório pelo Estatuto do Clube, graças a um golpe no melhor estilo dos ditadores de fancaria dessa América Latina. Parte do folclore do continente. Aliás, folclore é algo que combina com o presidente do Tricolor, pois já virou rotina jornalistas referirem-se a ele como “folclórico”. Felizmente, e ao contrário dos golpes típicos dessa pobre e inculta LatinoAmérica, o golpe contra o São Paulo FC não teve tiros e nem fuzis. A arma dos golpistas nesse caso foi uma torpe manobra jurídica, que explorou detalhes de gramática, de semântica, para jogar no lixo o Estatuto, e principalmente, a nossa rica História.
Chegamos, então, ao xis da questão: o clube está sendo arrastado para essa situação por um mandatário ilegítimo. À brutal incompetência dessa gestão dentro e fora dos gramados, soma-se a sua ilegitimidade. Ou à sua grotesca ilegitimidade, soma-se uma igualmente grotesca incompetência gerencial do futebol e não só, como veremos em outras oportunidades.
O São Paulo é muito mais do que grande, é gigante. No decorrer de sua história, uma magnífica estrutura foi montada, tanto física como profissional e moral. E é essa estrutura, hoje em processo acelerado de degradação, que ainda sustenta o clube em boas ou razoáveis condições financeiras e esportivas. Até certo ponto e durante algum tempo, a estrutura do São Paulo consegue tomar conta do clube. Mas…
Por quanto tempo mais?
- Nova Era em Cotia? Presidente do São Paulo prepara mudanças estruturais nas categorias de base
- ANUNCIADO!! São Paulo anunciou a contratação de novo reforço para a lateral
- Exclusivo: 2 equipes estão de olho em atacante do São Paulo!
- É DO TRICOLOR! São Paulo acerta com lateral e reforça a equipe
Notícias
Provável Escalação!! Crespo prepara mudanças e decide escalação para clássico contra o Santos!
Mais reforços chegando? São Paulo não termina busca por reforços e tenta contratações gratuitas!
São Paulo oficializa compra definitiva de joia que se destacou na Copinha!
Reformulação na base? Harry Massis anunciou mudanças na gestão de Cotia
Nova Era em Cotia? Presidente do São Paulo prepara mudanças estruturais nas categorias de base
Ele chegou! São Paulo oficializa contratação de lateral direito!
Lembra dele? Ex meia do São Paulo e craque mundial assina com time da MLS
Ídolo vai renovar? São Paulo inicia conversas para renovar com artilheiro!
ANUNCIADO!! São Paulo anunciou a contratação de novo reforço para a lateral
Mudanças para clássico? Crespo prepara elenco do São Paulo para enfrentar o Santos e deve contar com novidades!
É DO TRICOLOR! São Paulo confirma contratação de volante
Vai sair? Zagueiro de 19 anos do São Paulo chama a atenção de clubes europeus
MELOU: São Paulo desiste de Allan e trava negócio com o Flamengo
São Paulo negocia a renovação de Luciano, ídolo da equipe
Alvos definidos: São Paulo aposta em reforços sem custos na janela
Depois do Santos, São Paulo quer repetir festa no MorumBIS contra o Primavera
Exclusivo: 2 equipes estão de olho em atacante do São Paulo!
São Paulo tenta quebrar tabu na Vila contra o Santos
André Silva avança na recuperação e anima o São Paulo
É DO TRICOLOR! São Paulo acerta com lateral e reforça a equipe
Rafinha muda ambiente e embala São Paulo no Brasileirão
Conflito no conselho dificulta avanço da SAF no São Paulo, afirma empresário
Impeachment no São Paulo gera ataques contra a namorada de ex-presidente
CALDEIRÃO NO MORUMBIS! Crespo comemora reaproximação da torcida com o time
Lembra dele? Ex-zagueiro do São Paulo se aposenta e vira dono de funerária
Arbitro polêmico? CBF define arbitragem para São Paulo x Santos nesta quarta
Preparação para o Clássico! São Paulo oficializa novo reforço e foca na partida contra o Santos
André Silva avança na recuperação e se aproxima de retorno ao São Paulo
Reforços importantes? São Paulo retoma treinos e considera mudanças estratégicas para clássico contra o Santos
Recorde de público? São Paulo registra grande público no Morumbi em clássico e quebra jejum