Bruno Cortês é um dos reforços do São Paulo para 2012
Foto: Mauro Horita/Terra
Um dos clubes que mais investem em categorias de base no futebol brasileiro, o São Paulo apresentou reforços, nesta quinta-feira, formados em times menores. Bruno Cortês foi formado no Nova Iguaçu e Maicon, ex-Figueirense, começou no Madureira. Após deixar para trás o passado de pouco luxo, eles chegam ao Morumbi com o discurso de que é hora de aproveitar a chance.
"Eu morava longe e tinha que ir treinar de bicicleta. Às vezes até parava a bicicleta longe e ia andando", detalha Cortês, que só em 2011 chegou ao primeiro clube grande da carreira, o Botafogo. "Na categoria de base tudo é mais difícil. Tinha que dar meu jeito, até entrar no ônibus com a camisa da escola para ir pela frente, porque não tinha o dinheiro da passagem", acrescenta Maicon. Ele, que passou sem sucesso por Fluminense e Botafogo, tenta se firmar em uma equipe maior.
"Eu era bem mais novo nessas duas equipes. Agora estou mais maduro, ciente do que é competição, de como jogar as partidas. Não vou sentir o peso da camisa", conta Maicon, que foi um dos pilares do Figueirense nos últimos dois anos. Além de subir da Série B em 2010, participou com destaque na campanha de sétimo lugar no Campeonato Brasileiro no ano passado. "Vontade eu sempre tive por onde passei. Mas às vezes as coisas não acontecem. Agora está mudando, está tudo dando certo."
Bruno Cortês, que exigiu investimento de R$ 6 milhões em sua contratação, disse ter característica de jogador esforçado. "Onde eu jogo foi sempre assim. No Botafogo e na Seleção, com raça e com vontade, sempre me doando", prometeu.
A exemplo de Maicon, também elogiou a estrutura de Cotia, onde o São Paulo tem centro de treinamento das categorias de base.
"Aqui é excelente. Você só tem que trabalhar. Essa estrutura só vai ajudar nosso time a se fortalecer", disse o lateral, hospedado em Cotia com o resto do elenco desde quarta-feira. "Aqui você tem de tudo e só precisa se preocupar em jogar futebol. Raça e disposição não podem faltar", acrescentou Maicon.