Se dentro do Morumbi o time tem perdido pontos importantes e não triunfa há um mês no Nacional – a última vitória no estádio foi contra o Bahia, na 14ª rodada, dia 4 de agosto –, quando joga fora o Tricolor costuma se dar bem. Dos 38 pontos conquistados no BR-11, 23 (60%) foram como visitante.
O clube é o melhor visitante da competição. Em onze jogos, conquistou sete vitórias e dois empates, o que resulta em aproveitamento de 61% dos pontos disputados. O desempenho da equipe fora é melhor do que em casa. Como mandante, o Sampa somou apenas 15 pontos de 30 disputados (50%).
Contudo, se o São Paulo quiser se manter na briga pelo título, o time precisa voltar a somar pontos em casa. E isso precisa acontecer logo. Isso porque dos próximos quatro jogos do time no campeonato, três serão sob seus domínios.
Apesar de mais um resultado positivo como visitante, o confronto não foi fácil para o Tricolor, que ameaçou cometer o mesmo erro dos últimos jogos. Assim como aconteceu nas partidas contra América-MG, Palmeiras e Santos, o time de Adilson Batista saiu na frente no marcador, mas deixou o rival empatar. Entretanto, desta vez o final foi feliz para o São Paulo, que chegou a 11 vitória no campeonato.
Autor do segundo gol, Rivaldo comemorou os três pontos conquistados no Orlando Scarpelli.
– Foi uma vitória importante. A gente necessitava. Era difícil porque tínhamos muitos jogadores fora. Eu tive a felicidade de entrar para segurar o jogo. Infelizmente tomamos o gol, mas tive a oportunidade de fazer o gol – comentou.
Coincidentemente, a conquista sobre o Figueira acontece no mesmo estado da última vitória no Brasileiro. Foi em Santa Catarina, no dia 7 de agosto, que o Tricolor ganhou do Avaí, por 2 a 1, em partida válida pela décima quinta rodada.