
O São Paulo foi a Santa Catarina neste sábado (3) desfalcado de alguns de seus principais jogadores, com Piris, Lucas, Juan e Dagoberto, mas acabou mostrando que tem um conjunto forte e, contando com a estrela de Rivaldo, que saiu do banco no intervalo para fazer um golaço, voltou a vencer fora de casa: 2 a 1.
O triunfo em Florianópolis recoloca o Tricolor na cola do Corinthians, agora com 38 pontos contra 40 do rival, e diminui a pressão sob os ombros do técnico Adilson Batista, que nesta semana foi chamado pelo presidente Juvenal Juvêncio para uma conversa a portas fechadas.
Os desfalques pesaram contra o Tricolor no jogo deste sábado. Logo aos 6min, após bola cruzada da esquerda, Julio Cesar aproveitou indecisão do improvisado João Filipe e quase abriu o marcador.
Pelo mesmo lado, os donos da casa tiveram outra grande oportunidade aos 10min, mas faltou um “pé maior” para Wellington Nem empurrar a bola para dentro após cruzamento fechado, que ninguém cortou.
O São Paulo não conseguia se encontrar em campo e, aos 17min, Julio Cesar infernizou a vida de Ceni, primeiro acertando um chute forte na trave esquerda e, segundos depois, chutando rasteiro, para boa defesa do capitão.
Mesmo perdendo um de seus principais atletas , Maicon, por contusão, aos 23min, o Figueirense continuou comandando as ações da partida, segurando o São Paulo em seu campo de defesa quase até o intervalo.
Recheado de jogadores de marcação, o São Paulo pouco criou, mas decretou a injustiça no placar aos 42min. Carlinhos Paraíba cobrou falta da esquerda e encontrou Cícero, que mergulhou em meio aos adversários para fazer 1 a 0.
O segundo tempo começou exatamente no mesmo ritmo do primeiro, com o Figueirense encurralando o São Paulo no campo de defesa e o time de Adilson Batista se defendendo, à espera de um contra-ataque.
O esperado contra-ataque não aconteceu e, para piorar, o time catarinense alcançou o empate logo aos 3min, com o zagueiro João Paulo aproveitando a má colocação da retaguarda tricolor.
O gol acendeu o Figueirense, que partiu com tudo para cima em busca da virada, mas acabou esbarrando na forte marcação tricolor e cedendo espaços perigosos.
Foi aproveitando esses buracos que Casemiro encontrou Rivaldo livre na área. O pentacampeão mostrou categoria para dominar e tocar por cima de Wilson: 2 a 1 e fim de papo, apesar de toda a pressão dos donos da casa até o último apito do árbitro.