O Tricolor não vence há cinco partidas pelo Brasileirão. Por conta da sequência negativa de quatro empates e uma derrota, o clube do Morumbi está fora do G4 pela primeira vez na atual edição do campeonato.
Além de ocupar a quinta colocação na competição, o São Paulo deixou o arquirrival Corinthians abrir cinco pontos de vantagem no topo da tabela de classificação: 40 a 35.
Por coincidência, o último triunfo do Tricolor pelo nacional aconteceu justamente em Florianópolis. No dia 7 de agosto, na Ressacada, a equipe do técnico Adílson Batista venceu o Avaí por 2 a 1, de virada.
A partida marcou a estreia de Cícero na equipe titular e, jogando "em casa", ele foi decisivo ao anotar os gols da vitória são-paulina. "Costumo brincar que o ar de Santa Catarina é diferente. Passei por uma fase muito boa lá. Depois, quando voltei para Florianópolis com o São Paulo, fiz dois gols contra o Avaí", comenta o camisa 16, em entrevista ao DIÁRIO.
"Além de a cidade ser bonita, há praias excelentes e as pessoas sempre me receberam com carinho. Pelo fato de conhecer o local, eu me sinto bem quando estou em Florianópolis", acrescenta o meia.
Para Cícero, a partida contra o Figueirense também é especial por outro motivo. Em 2006, ele conquistou o título catarinense pelo Figueira e foi um dos destaques da equipe no Campeonato Brasileiro.
Arrancada/ Com o sucesso, Cícero foi parar no Fluminense. Lá, sagrou-se vice-campeão da Libertadores e acabou contratado pelo Hertha Berlim. Antes de pintar no Tricolor, ele ainda defendeu o Wolfsburg, também da Alemanha.
"Tenho um carinho muito grande pelo Figueirense. O clube foi importante no começo da minha carreira, mas agora estou no São Paulo e vamos buscar os três pontos lá", diz.
Apesar do sucesso em Floripa, Cícero não faz promessas. "Não prometo gols, mas esse bom retrospecto em Florianópolis é um fato positivo para eu fazer uma boa atuação e, talvez, marcar novamente", finaliza.

Entrevista
Cícero, meia do Tricolor
'Está na hora de o nosso time voltar a vencer'
DIÁRIO_ Como você avalia seu atual momento no São Paulo?
CÍCERO_ Estou começando uma nova fase. Pelo meu ponto de vista, o início está sendo bom e venho recebendo o reconhecimento do torcedor. Mas, infelizmente, os resultados não têm sido bons e isso incomoda bastante. Está na hora de o nosso time voltar a vencer.
Você já se considera titular absoluto?
Ainda não, mas é bom manter a titularidade. O jogador sempre deve focar nisso e mostrar um bom futebol nos jogos para ter espaço cativo no time. O meu pensamento é esse.
No Brasileiro, o Tricolor não está conseguindo bons resultados como mandante. Por qual motivo a campanha do time fora de casa é melhor?
Fora de casa, o time adversária costuma sair mais para a partida. Então, aproveitamos os contra-ataques e trabalhamos melhor a bola. Dessa forma, jogamos a pressão para cima do oponente.