
João Filipe se firma cada vez mais no São Paulo (Foto: Eduardo Viana)
Desde que chegou ao São Paulo, João Filipe destacou-se por pular etapas. Apresentado em uma sexta-feira (5 de agosto), domingo (7) já fazia sua estreia. Pé-quente, participou da virada (2 a 1) sobre o Avaí, fora de casa.
Neste sábado, contra o Figueirense, com transmissão em tempo real pelo LANCENET!, às 18h, no Orlando Scarpelli, o zagueiro está pela oitava vez confirmado entre os titulares e vai voltar a Florianópolis, onde começou sua vida no futebol – foi revelado pelo adversário – e no Sampa. Desde que contratado, só ficou fora de uma partida em decorrência de suspensão. No mais, esteve os 90 minutos em campo.
Nesta sexta-feira, pouco antes de viajar e ser anunciado como jogador do São Paulo em definitivo, João Filipe atendeu à reportagem do LANCENET!. O defensor, que ficaria no clube até o fim deste ano por empréstimo e pertencia ao Botafogo e um grupo de empresários, assinou por cinco temporadas, de novo com rapidez.
Magro, alto (1,91m) e negro, João Filipe não tem apenas o nome igual ao de um dos maiores saltadores da história brasileira. De maneira diferente, como João do Pulo, ele também tem dado seus pulos rumo ao sucesso em seu novo desafio profissional.
– Fiquei até meio assustado com tudo que aconteceu. Foi muito rápido, realmente pulei etapas e acabou sendo bom. Para mim, foi muito importante, uma surpresa ir direto para o jogo. Fiquei feliz e espero ajudar sempre – confessou o camisa 21.
Com 23 anos, João Filipe não acompanhou a carreira de João do Pulo, falecido em 1999, mas que deixou de disputar competições em 1981, após sofrer acidente de carro.
Mesmo assim, o defensor conhece a história do ex-recordista mundial do salto triplo. Interessante é que o São Paulo já teve ligação com o atletismo. Adhemar Ferreira da Silva, na mesma prova, foi campeão olímpico em 1952 e 1956, sendo atleta do clube. Duas das estrelas da camisa do Sampa são em homenagem a ele.
Inspirado nos antigos saltadores e, cada vez mais, pulando etapas no São Paulo, João Filipe está pronto para mais um jogo. É esperar para ver qual será seu o próximo salto.
Quem são?
João do Pulo
João Carlos de Oliveira era apelidado de João do Pulo por ser um dos melhores saltadores do mundo na década de 70. No Pan-Americano de 1975, realizado na Cidade do México, ele quebrou o recorde mundial do salto triplo com a marca de 17,89 metros. Conquistou quatro medalhas de ouro em Pan-Americanos e duas de bronze em Jogos Olímpicos. Faleceu em 1999.
Adhemar Ferreira da Silva
Com as medalhas de ouro no salto triplo nos Jogos de Helsinque 1952 e Melbourne 1956, tornou-se o primeiro bicampeão olímpico da história do Brasil. Era atleta do São Paulo e o clube adotou duas estrelas amarelas sobre o escudo em homenagens aos dois recordes mundiais batidos pelo atleta: nas Olimpíadas de 1952 e no Pan-Americano de 1955, no México.
Bate-Bola com João Filipe
Zagueiro do São Paulo, em entrevista exclusiva ao LANCENET!
LANCENET!: Como foi sair do Botafogo como reserva e já virar titular no Sampa ?
JOÃO FILIPE: Para um jogador, é importante e é um ânimo a mais este desafio. Já pude jogar e foi importante. Entrei em um grupo bom e agora posso ajudar nossa equipe sempre.
LNET!: Esperava que seria assim, de maneira tão rápida no clube?
JF: Eu sempre confiei no meu potencial. Se não acreditar em mim, quem vai acreditar? Sabia que teria uma oportunidade no Botafogo, mas ela não vinha. Não vinha jogando, não ficava no banco, mas sempre com a cabeça erguida, porque sei do meu potencial.
LNET!: O que passava pela sua cabeça em todo tempo que não jogava?
JF: Fica um vazio, de que você cai no esquecimento, mas futebol é assim. Não serve em uma equipe, passa a servir para outra. Eu fui do inferno ao céu muito rápido. Deixei o Botafogo sem espaço e virei titular no São Paulo em pouco tempo de clube.
LNET!: Como fazer para sair desse momento de cinco jogos sem vitória?
JF: Vamos lutar até o fim por este título, porque nosso time tem qualidade para bater de frente com qualquer adversário. O momento não é bom, mas logo vai passar e esperamos que já seja contra o Figueirense. Não é uma equipe boba, vem motivada após vencer o Cruzeiro, então temos de entrar de olho aberto.
LNET!: Onde ainda pode chegar ?
JF: Tenho que continuar trabalhando. Todos estão me ajudando e espero ficar na equipe do São Paulo por mais tempo. Já estão me procurando e espero ficar mais. Tem de ver ambas as partes, do Botafogo e a diretoria. Estou mostrando meu trabalho e espero conseguir ficar. Temos de estar motivados para mostrar nosso valor.
Quando atendeu à reportagem do LANCENET!, João Filipe ainda não tinha assinado em definitivo por cinco anos, o que aconteceu pouco depois.