Arrancadas ameaçam soberania do campeão do primeiro turno

Duas vezes nos pontos corridos outros times conseguiram superar o líder ao final da primeira metade do Brasileirão

Fonte IG
O Brasileirão é tido como um dos Campeonatos mais difíceis do mundo, até pela sua longa duração. Mas, ao final do primeiro turno, já é possível ter alguns indícios importantes do que pode acontecer na segunda metade da competição. Na chamada “Era dos pontos corridos”, somente duas vezes o campeão do primeiro turno deixou de levantar o caneco no final. Por outro lado, algumas arrancadas deixam esperançosos os torcedores das outras equipes.
Desde 2003, quando foi implantado o sistema de pontos corridos, apenas em 2008 e 2009 o campeão do primeiro turno ficou sem o título no final. Coincidentemente, essas equipes vieram de Porto Alegre: o Grêmio acabou perdendo o título para o São Paulo em 2008 e o Internacional para o Flamengo em 2009.

Bom sinal para o Corinthians, que terminou a primeira metade do Brasileirão em primeiro lugar na tabela nesse ano. “O título do primeiro turno vale como confiança e registro da força da equipe em um Campeonato tão difícil como esse” avaliou o técnico Tite.
Arrancadas históricas
Mas o time paulista tem que ficar de olhos abertos. Em algumas oportunidades equipes que terminaram a primeira metade do Brasileirão fora da briga pela liderança acabaram arrancando de trás e chegaram ao título. Foi o que aconteceu com o São Paulo em 2008.
O time estava oito pontos atrás do Grêmio e, mesmo assim, conquistou o tetracampeonato com uma arrancada histórica, o que levou a equipe a ser conhecida como "Jason", personagem de filme de terror que nunca morre.
O técnico Adilson Batista aposta no histórico de arrancadas do seu time para repetir o feito em 2011. “Não gosto muito de ficar lamentando, mas deixamos alguns pontos para trás. Mas o São Paulo tem o histórico de arrancar no segundo turno e vamos em busca disso. Vamos trabalhar forte e sempre visando os títulos. Estamos próximos da liderança ainda”, disse o treinador do São Paulo.
Outros exemplos de arrancadas importantes vieram do Brasileirão de 2009. O campeão Flamengo estava com a mesma diferença do São Paulo no ano anterior e conseguiu chegar ao título com uma campanha impressionante no returno: venceu onze jogos, empatou cinco e perdeu três, com 38 pontos e aproveitamento de 66,6% dos pontos disputados.
Mas o time com melhor campanha na segunda metade do torneio em 2009 foi o Cruzeiro. O time mineiro figurou na zona de rebaixamento por usar reservas nas primeiras rodadas do torneio para a disputa da Libertadores. Mas em dezenove jogos disputados no returno, venceu doze, empatou quatro e perdeu apenas três deles, tendo conquistado 40 pontos, com um aproveitamento de 70,2%. O desempenho resultou em uma vaga na Libertadores do ano seguinte.
Avalie esta notícia: 6 1
VEJA TAMBÉM
- FECHOU: São Paulo fecha com goleiro de seleção e agita bastidores do Morumbi
- Vai acontecer? Oposição protocola pedido de impeachment contra Julio Casares no São Paulo
- Nome de Gustavo Scarpa entra no radar do São Paulo para 2026
- Cabe no Tricolor? Breno Lopes se valoriza no mercado e atrai interesse do São Paulo
- Reforço de peso! São Paulo avança por Ávila e vê Ajax aberto a novo empréstimo em 2026



Comentários

Nenhum comentario!
Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Próximo jogo - Brasileiro

Dom - 16:00 - Barradao -
Vitoria
Vitoria
São Paulo
São Paulo
FórumEntrar

+Comentadas Fórum

Entrar

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2025 | SPFC.net