As opiniões dentro do São Paulo são quase unânimes. Atletas, diretores e membros da comissão técnica dizem abertamente que Lucas é o principal jogador da equipe.
Mas o único integrante da seleção brasileira no elenco comandado por Paulo César Carpegiani é também o titular que mais tem desfalcado o time nesta temporada.
Lucas só participou de 11 das 27 partidas feitas pelo São Paulo em 2011. Ou seja, o clube não teve sua maior referência técnica em 60% dos confrontos que disputou no Paulista e na Copa do Brasil.
Nesta quinta-feira, às 21h50, contra o Avaí, em Florianópolis, ele volta a campo. O meia-atacante retorna após cinco jogos de ausência tentando colocar o clube do Morumbi na semifinal do torneio.
Como venceu a partida de ida por 1 a 0, basta ao São Paulo empatar ou até perder por um gol de diferença (desde que marque gol) para avançar na competição e enfrentar Atlético-PR ou Vasco.
Quando atuou em casa, na semana passada, o time tricolor não teve Lucas, que se recuperava de uma lesão muscular na coxa direita.
Além da contusão, o acúmulo de cartões amarelos, a primeira expulsão da carreira como profissional, a estreia na seleção principal e a participação no Sul-Americano sub-20, no início do ano, também provocaram a ausência do jovem astro de partidas do São Paulo.
"A maior dificuldade é que você perde um pouco o ritmo de jogo. Mas estou pronto para correr bastante e ajudar a equipe", disse o jogador.
E quando não tem Lucas, Carpegiani sofre para montar o time. Ilsinho e Marlos, seus substitutos mais comuns, são frequentes alvos de críticas e ironias dos torcedores.
O primeiro até que fez algumas boas apresentações, mas peca por ter precárias condições físicas. O segundo é acusado de ser pouco objetivo e vem sendo vaiado.
Em uma das inúmeras vezes em que ficou sem sua peça mais badalada, o clube acabou sendo eliminado pelo Santos na semi do Paulista, resultado que encerrou a calmaria no Morumbi.
"O Lucas é intocável. É nosso craque. Os outros podem até fazer a mesma função dele, mas não possuem as mesmas características", afirmou o zagueiro Xandão.
Elogiado, o meia-atacante refutou o rótulo de principal jogador da equipe. "O time não foi bem na minha ausência, mas é algo que acontece. A equipe estava entrosada e perdeu peças importantes."
Rhodolfo e Fernandinho, que também estavam no departamento médico, reforçam o São Paulo nesta noite. Em compensação, Miranda, com tornozelo machucado, não tem condições de atuar. Cleber Santana, liberado para assinar com o Atlético-PR, nem viajou com o grupo.
Ausente em 60% dos jogos, Lucas volta ao São Paulo
Fonte Folha.com
12 de Maio de 2011
Avalie esta notícia:
3
0
VEJA TAMBÉM
- De saída: São Paulo negocia empréstimo de Ferraresi ao Botafogo até o fim de 2026- Adeus da joia? São Paulo avalia proposta do Botafogo por Pablo Maia no mercado
- POSSÍVEL TROCA: São Paulo avança por Tapia e Enzo Díaz e negocia saída definitiva de Galoppo
- Não correspondeu: Wendell decepciona em 2025 e vira símbolo de frustração no São Paulo
- SAF no São Paulo? Casares apresenta proposta de reforma no estatuto que facilita SAF no Tricolor