Ilsinho, 25 anos, e Danilo, 19, destaques de São Paulo e Santos, respectivamente, são exemplos de jogadores modernos, como define o técnico santista Muricy Ramalho. Ele indicou a contratação de Ilsinho quando estava no Tricolor, em 2006, e agora se rende a Danilo, a quem não cansa de elogiar no Peixe. Ambos começaram na lateral direita, mas hoje são peças fundamentais no meio-campo das duas equipes. São os motores dos semifinalistas do Paulistão e estarão frente a frente neste sábado, às 16h (horário de Brasília), no Morumbi.

Ilsinho e Danilo, os versáteis de São Paulo e Santos, estarão em campo no clássico deste sábado, marcado para o estádio do Morumbi (Foto: Agência Vipcomm e Adilson Barros / Globoesporte.com)
- São jogadores atuais, que não aparecem em uma posição só. São dinâmicos, fortes, marcam e aparecem na frente para concluir jogadas - comenta o treinador santista.
Ambos estão tão acostumados a jogar no meio que não cogitam mais voltar à lateral, apesar de, nos sites oficiais dos dois clubes, eles ainda serem apresentados como alas. Danilo, por exemplo, conquistou o Pré-Olímpico com a Seleção Brasileira sub-20, disputado no Peru, entre janeiro e fevereiro, jogando como lateral. Inicialmente, ele dizia que gostaria de ser utilizado no Santos em sua posição de origem por causa da Seleção. Agora, em ótima fase e cogitado pelo Benfica-POR, como volante, ele crê que pode concorrer por uma vaga no meio de campo da equipe canarinho.
- Eu não me vejo mais jogando na lateral. Minha adaptação ao meio foi ótima e hoje me sinto muito à vontade assim. Tenho sido importante para o Santos, ajudando a marcar, fazendo meus gols. Claro que a Seleção tem grandes volantes, como Ramires, Lucas e vários outros. A concorrência é forte, mas eu acho que estou preparado - afirma.
Ilsinho, por sua vez, se sente bem mais participativo jogando no meio-campo. Ele afirma que o lateral depende muito da boa vontade dos meias.
- De coração, não tenho mais nenhuma saudade de jogar como lateral. É uma posição ingrata, você só participa quando o pessoal do meio quer, quando eles viram o jogo para o seu lado. Se eles não forem com a sua cara, se tiverem brigado com você, eles não te passam a bola. Jogar no meio é muito melhor, é mais dinâmico, você pega na bola o tempo todo. Tem a liberdade de cair para os dois lados - compara.
O são-paulino também fez vários elogios ao seu equivalente no Peixe.
- O Danilo é bem dinâmico, jogador de muita força. Acompanhei os jogos da sub-20 e ele se destacou por não desistir nunca da jogada. Ainda tem uma chegada muito boa ao ataque, um bom chute de fora da área e, sem dúvida, precisamos tomar cuidado.