"É injusto, mas é a regra", diz Arnaldo sobre cartão para Rogério

Ex-árbitro diz que punição para comemoração no 100º gol é determinação da Fifa. Ceretta diz que, se pudesse, não o advertiria

Fonte IG
O cartão amarelo recebido por Rogério Ceni após marcar o 100º gol de sua carreira na vitória do São Paulo por 2 a 1 sobre o Corinthians, no último domingo, levanta a discussão sobre uma recomendação disciplinar da Fifa aos árbitros. Até que ponto punir um jogador por tirar a camisa de seu clube durante a comemoração de gol é um exagero? Para Arnaldo Cezar Coelho, ex-juiz e comentarista de TV, embora o cartão para Rogério possa ser considerado injusto, trata-se apenas do cumprimento da lei em defesa dos patrocinadores.
"É uma injustiça, apesar de estar certo por ser a regra. Por mais boa praça que seja, o árbitro não pode ser simpático dentro de campo e abrir uma excessão", afirmou Arnaldo ao iG. Ele disse que também teria advertido o goleiro são-paulino e lembrou de um caso similar. "O primeiro gol do Ronaldo em sua volta ao Brasil (pelo Corinthians, em 2009) também foi histórico e ele foi punido com o cartão". Na ocasião, o ex-atacante escalou o alambrado do estádio de Presidente Prudente para comemorar com seus torcedores, o que, segundo o ex-árbitro, também não é permitido.
O cartão amarelo para quem tira a camisa para comemorar gols é uma solicitação da Fifa à Internation Board, órgão que regulamenta as regras do futebol. Os objetivos da entidade máxima são evitar mensagens políticas ou religiosas por parte dos atletas e preservar os patrocinadores dos clubes no momento de maior valorização em uma partida, o gol. "Estes patrocinadores pagam a TV para exibir suas marcas na hora do gol", explicou Arnaldo.
Árbitro do clássico do último domingo, Guilherme Ceretta de Lima apenas seguiu à risca esta recomendação. "Se a regra nos desse a liberdade de escolher, eu não iria advertir jogador por retirar a camisa em comemoração de gol, sendo ele o primeiro, décimo ou o 100º de qualquer atleta", falou Ceretta, que, por outro lado, sequer cogitou a hipótese de não dar cartão amarelo para Ceni. "Assim que ele (Rogério) fez o gol, retirei o cartão do bolso para anotar. Quando ele tirou a camisa, já aproveitei e anotei como atleta advertido".
Até o goleiro são-paulino se mostrou conformado com a punição quando voltava para sua meta, segundo Ceretta. "Ele me disse que nunca tinha tomado cartão por comemoração, que aquele momento era especial e, por isso, extravasou", afirmou o juiz. "Ele falou que eu estava na minha razão em adverti-lo".
Avalie esta notícia: 11 3
VEJA TAMBÉM
- Lamentável: São Paulo vende Rodriguinho ao Bragantino por valor irrisório
- REFORÇO DE PESO! São Paulo se aproxima de oficializar compra de destaque da Copinha
- São Paulo prepara contraproposta ao Corinthians por Alisson e gera expectativas nos bastidores
- São Paulo passa por virada política e Rui Costa pode deixar o clube
- Vale o Puskas? Veja o golaço de Paulinho na Copinha



Comentários

Nenhum comentario!
Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Próximo jogo - Paulista

Qua - 19:30 - MorumBIS -
São Paulo
São Paulo
Portuguesa
Portuguesa
FórumEntrar

+Comentadas Fórum

Entrar

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2026 | SPFC.net