Morumbi: entenda a melhor drenagem do Brasil

Projeto original de escoamento de água que garantiu o clássico de domingo é um dos melhores do mundo

Fonte Site Oficial

O sistema de drenagem do Morumbi foi elogiadíssimo após o clássico entre São Paulo e Palmeiras, no último domingo, já que conseguiu em poucos minutos escoar a água que caiu no gramado em uma das maiores tempestades do ano. Mas você sabe como ele funciona? Conheça um pouco mais sobre a estrutura da casa do Tricolor.
O sistema começou a ser planejado em 1954. No dia 23 de junho daquele ano foi assinado o contrato de construção do sistema junto a Civilsan – Engenharia Civil e Sanitária S/A ao valor de Cr$ 4.382.437,00. As obras se iniciaram em 29 de outubro e demoraram cerca de seis meses.
Em 20 de abril de 1955 foram entregues 24 mil metros quadrados de cobertura (campo + pista) com drenos em formato de espinha de peixe e recobertos por uma configuração de camadas de solo estudadas e desenvolvidas pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas).

Abaixo do gramado vêm diversas camadas que são responsáveis pelo escoamento de água, que é direcionada para uma galeria pluvial construída pelo São Paulo também em 1954. São elas:
- Grama
- Terra: aproximadamente 60cm
- Areia grossa: aproximadamente 30cm
- Pedras: a camada pode variar entre 0,5m e 1m40
- Tubulação: de seis a oito polegadas de espessura
- Pedras
- Terreno original
- Galeria pluvial: diâmetro de 1m80
Da galeria pluvial, a água é direcionada para o córrego Antonico, que se encontra com o córrego Pirajussara e então desemboca no Rio Pinheiros.
“A gente tem usado terra com teor de areia muito grande, ou só areia, para aumentar a capacidade de absorção da água”, explica o engenheiro responsável pelo Morumbi, Walter Follador Junior, que conta como é a rotina de cuidados com o campo.
“Furamos o campo com uma máquina que acabamos de comprar. Essa máquina faz buracos no campo, tirando cilindros de terra que preenchemso com areia. Isso é feito toda vez que percebemos que a superfície do campo está compactada e que pode comprometer a drenagem”, completa.
Roberto Barros Lima, engenheiro-fiscal da construção do Morumbi, diz que o bom funcionamento do sistema de drenagem não é à toa, já que foi cuidadosamente estudado. “Todos os engenheiros envolvidos na obra foram muito cuidadosos com o projeto da galeria e também da drenagem. Imaginamos muito bem a coisa e com certeza é por isso que funciona tão bem”, lembrou.
Avalie esta notícia: 60 4
VEJA TAMBÉM
- Craque no Tricolor? São Paulo tenta contratação por empréstimo de craque do Bahia mas rival só aceita vender em definitivo
- São Paulo define condições para negociar Alisson para o Corinthians
- São Paulo x Botafogo na Copinha hoje! Saiba onde assistir
- Casagrande alerta: São Paulo precisa de reforços para não ser figurante
- Possível saída: São Paulo muda postura e admite empréstimo de Alisson ao Corinthians



Comentários

Nenhum comentario!
Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Próximo jogo - Paulista

Dom - 16:00 - Neo Quimica Arena -
Corinthians
Corinthians
São Paulo
São Paulo
FórumEntrar

+Comentadas Fórum

Entrar

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2026 | SPFC.net