No clássico com o São Paulo, Palmeiras enfrenta tabu no Morumbi

Time de Felipão não vence rival no estádio desde a noite do gol antológico do meia Alex pelo Rio-São Paulo

Fonte IG

vipcomm
Quase nove anos e 16 jogos. Este é o tempo que o Palmeiras não vence o São Paulo em clássicos disputados no estádio do Morumbi. No período, as duas equipes se enfrentaram por quatro competições diferentes e viveram fases completamente opostas. Agora, antes de mais um encontro, os palmeirenses admitem o incômodo, enquanto os são-paulinos querem manter o jejum de vitórias do rival.
O último triunfo do Palmeiras no estádio do adversário aconteceu em março de 2002, ainda pela primeira fase do torneio Rio-São Paulo. Vitória por 4 a 2, com direito a um gol histórico do meia Alex, que chapelou dois adversários, incluindo o goleiro Rogério Ceni.
Ainda na mesma competição, no entanto, começou a ser estabelecido o domínio dos anfitriões. Nas semifinais do Rio-São Paulo foram dois jogos no Morumbi e dois empates, com o São Paulo se classificando graças ao critério de fair play (menor número de cartões amarelos e vermelhos).
Desde então, foram 16 partidas disputadas no estádio, com 11 vitórias do São Paulo e 5 empates. Os principais triunfos do São Paulo foram em 2005 e 2006, ambos pelas oitavas-de-final da Copa Libertadores, por 2 x 0 e 2 x 1, respectivamente, colaborando com a eliminação do Palmeiras nos dois anos.
Apenas em 2008 o Palmeiras conseguiu “reverter” uma derrota no Morumbi. Depois de perder o jogo de ida das semifinais do Paulistão naquela temporada por 2 a 1, a equipe venceu por 2 a 0 no Parque Antárctica e avançou à decisão, quando bateu a Ponte Preta e se tornou campeã estadual.
Esse título, aliás, foi o único do Palmeiras no período do tabu, além da Série B em 2003. Apesar de ter aparecido como favorito a algumas competições, o time viveu maus momentos nos últimos anos, com destaque justamente para o rebaixamento à Segunda Divisão.
Maus momentos que constrataram com a boa fase do rival. Desde que Rogério Ceni foi chapelado por Alex, o São Paulo venceu um Campeonato Paulista, uma Libertadores e um Mundial de Clubes, todos em 2005, e o tricampeonato Brasileiro consecutivo, entre 2006 e 2008.
Um fator que pode ter colaborado para o tabu é o fato de o Palmeiras não mandar mais clássicos no estádio do rival, como aconteceu por muitos anos. Jogando no Parque Antárctica, no Pacaembu ou até em estádios do interior, a equipe conseguiu vencer seis vezes o clássico neste período.
O que eles dizem sobre o tabu
O discurso padrão entre técnicos e jogadores, claro, é de que qualquer tabu sempre é esquecido quando a bola rola. Mas, antes do clássico, os palmeirenses admitiram o incômodo com a série negativa, enquanto os são-paulinos demonstram preocupação com uma possível motivação a mais dos adversários para encerrar o jejum.
Confira o que alguns dos principais personagens do clássico falaram a respeito do tema:
Paulo César Carpegiani, técnico do São Paulo: “Tabu é bonito para escrever, historicamente. Mas está aí para ser quebrado. A resposta só vem depois do jogo, mas vamos tentar não deixar quebrar esse tabu”.
Luiz Felipe Scolari, técnico do Palmeiras: “Incomoda. Mas tabu um dia vai ser quebrado. Não tem nada mais o que trabalhar. São 16 jogos, vai insistir em cima de um assunto que não vai mudar nada. Nem era essa equipe, nem eu o técnico. Não vai mudar nada”
Alex Silva, zagueiro do São Paulo: “Quem está por cima não entra muito pensando no tabu. É mais pro lado deles. É o nosso caso com o Corinthians. A gente entra louco pra querer quebrar esse tabu, e é o que vai acontecer com o Palmeiras. O Palmeiras vai querer acabar com esse tabu, os torcedores também querem e a pressão vai ser grande se não acontecer”.
Valdivia, meia do Palmeiras: “É muito tempo sim. Incomoda para os jogadores sim. Incomoda ainda mais para o torcedor, que a vida toda foi e vai ser palmeirense. A gente sabe que tem uma pressão para ganhar deles dentro do Morumbi, mas eu acho que é mais importante ganhar do São Paulo, seja no Pacaembu, no Palestra, seja onde for”.
Avalie esta notícia: 10 5
VEJA TAMBÉM
- Crespo pede meio-campista e São Paulo avalia ex-Santos em cenário de aperto no caixa
- OFICIAL! São Paulo anuncia a contratação de Danielzinho, destaque do Campeonato Brasileiro
- De saída? São Paulo trava negociação e Rodriguinho pode sair de graça em 2026
- Problemas internos: Crise política se agrava e oposição pede renúncia de Julio Casares no São Paulo
- Zagueiro estrangeiro encaminhado? São Paulo se aproxima de fechar contratação de zagueiro de time da Europa



Comentários

Nenhum comentario!
Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Próximo jogo - Brasileiro

Dom - 16:00 - Barradao -
Vitoria
Vitoria
São Paulo
São Paulo
FórumEntrar

+Comentadas Fórum

Entrar

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2025 | SPFC.net