Embora envolva o líder e o terceiro colocado do Campeonato Paulista, o clássico entre Santos e São Paulo neste domingo antes mesmo de começar deixa a impressão de que algo está faltando. Afinal, em 2010 ambas as equipes chamaram a atenção pelo destaque das revelações vindas das categorias de base. E agora as principais entre estas jovens estrelas não estarão em campo.
A principal responsável pelos desfalques de Santos e São Paulo na partida desta tarde é a seleção brasileira sub-20. A equipe comandada pelo técnico Ney Franco no Sul-Americano da categoria - que inicia também neste domingo a fase final da competição que dá vaga nas Olimpíadas de 2012 - tem como base jogadores dos dois clubes paulistas.
Assim, um total de nove atletas não estarão à disposição dos técnicos Adilson Batista e Paulo César Carpegiani. Pelo lado santista, são eles: os laterais Danilo e Alex Sandro, o meia Alan Patrick e o atacante Neymar. E do São Paulo o zagueiro Bruno Uvini, o volante Casemiro, o meia Lucas e os atacantes Henrique e William José.
Além deles, o Santos também não conta com Paulo Henrique Ganso, que ainda está na fase final de recuperação da cirurgia pela qual passou no joelho. Do lado são-paulino, um dos jogadores mais experientes, o atacante Fernandão, admite que faz diferença enfrentar o Santos sem jogadores importantes, especialmente Neymar e Ganso.
“Faz diferença, sem dúvida. Porque com a qualidade deles, hoje faz diferença até para a seleção. Mas a equipe do Santos nos últimos jogos vem mostando bom futebol, já adquiriram uma filosofia de jogo interessante”, disse o camisa 15 são-paulino.
Do lado santista outro atleta experiente, o lateral-esquerdo Léo não acredita num jogo “pior” por causa das ausências: “o San-são não vai perder brilho pela rivalidade que existe, pelo clássico histórico que é e, além disso, pelo bom momento que as duas equipes estão vivendo”.
E se alguns jovens não estarão em campo na Arena Barueri, outro ganha sua primeira chance como titular do São Paulo em 2011. O volante Zé Vitor, que deve ser confirmado por Carpegiani, não vê nenhuma das equipes em vantagem pelos desfalques do rival.

site : CBF
“O São Paulo perde com Lucas, Casemiro, Uvini, Henrique, grandes jogadores. O Santos também perde com o Neymar, que é uma grande figura, o Ganso que é um craque, mas são desfalques na mesma altura. Eles não tem Ganso e Neymar, mas tem Maykon Leite, Elano. A expectativa é de ter um clássico como sempre foi o Sansão”, afirmou.

site : CBF