Santos tenta retomar liderança no clássico com o empolgado São Paulo
Fonte Gazeta Esportiva
30 de Janeiro de 2011
Vice-líder do Campeonato Paulista, o Santos tenta retomar a condição de primeiro colocado do torneio, diante do São Paulo, neste domingo, às 17 horas (de Brasília), na Arena Barueri. Enquanto o Peixe sonha em voltar à ponta, o Tricolor quer aproveitar o clima de empolgação da chegada de Rivaldo para engrenar na competição. O confronto, válido pela quinta rodada do Estadual, é o primeiro clássico deste Paulistão.
Dono de uma grande campanha até agora, com três vitórias e um empate, o Peixe ainda não poderá contar com o trunfo de jogar dentro de sua casa, a Vila Belmiro. As chuvas que caíram durante todo o mês de janeiro atrapalharam o processo de troca do gramado do estádio santista, o que fez a diretoria do clube levar o confronto para a Arena Barueri.
Mas, apesar de não poder jogar em casa, o Alvinegro Praiano - mandante do clássico - está confiante na conquista de mais uma vitória, após o surpreendente empate com o São Caetano, na última quarta, também na Arena Barueri.
"Sabemos que o São Paulo vem forte para esse clássico e acredito que será um jogo bem difícil. Porém, o Santos vive uma boa fase e estamos confiantes. Nós nos preparamos bastante para o clássico, pois queremos a manutenção da liderança do Paulista", disse o goleiro Rafael, um dos titulares confirmados para essa partida.
A partida marca o encontro dos dois melhores ataques do Paulistão. Enquanto o Peixe anotou 14 gols, o Tricolor balançou as redes nove vezes. O que Fernandão espera é que o São Paulo se aproxime dos números do rival neste clássico.
"Acho que o Carpegiani vai montar uma tática, mas acho que a melhor maneira é atacar também, porque, se você só se defender, fica dentro do seu campo e mais longe do gol adversário. Então, a melhor maneira de jogar contra equipes ofensivas é você ser o mais ofensivo também, para contra-atacar com eficiência, saber utilizar o espaço que eles estão deixando", comentou.
Na escalação do Santos, o técnico Adilson Batista deve promover alterações em relação ao time que vinha atuando, especialmente nos dois últimos compromissos, diante de Grêmio-SP e São Caetano. Sem poder contar com o lateral direito Jonathan, vetado por conta de uma lesão na perna esquerda, a dúvida do treinador é se irá escalar o Peixe no 3-5-2.
Caso opte pelo esquema com três zagueiros, Bruno Aguiar irá reforçar o setor ao lado de Edu Dracena e Durval. Caso haja a manutenção do 4-4-2, Pará sai do meio para a ala direita, com Rodrigo Possebon formando a dupla de volantes com Adriano.
"Independentemente do esquema tático que será adotado pelo Adilson, vamos procurar seguir o que o Adilson nos passar, para que possamos vencer o clássico. Respeitamos o São Paulo, que tem um ataque muito forte e atletas experientes. Não vamos enfrentar um adversário qualquer, mas estamos confiantes. Acredito que o Santos tem muita chance de sair vencedor desse clássico", analisou o lateral esquerdo Léo.
O São Paulo também tem mudanças. Mesmo regularizado, Rivaldo ainda não é a novidade de Carpegiani. Mas o treinador fez alterações no meio-campo e no ataque. O volante Jean voltou a ser improvisado na lateral direita e, por isso, Xandão deve ficar entre os suplentes. Para reforçar a marcação, Zé Vitor assumiu o lugar de Cleber Santana.
O zagueiro Alex Silva foi poupado dos treinos de sexta e sábado, fazendo apenas fortalecimento para o joelho direito e, apesar de dizer que não será problema, não deve ir para o jogo. No ataque, Marlos perdeu seu espaço, já que Carpegiani decidiu dar uma oportunidade a Fernandão.
O ex-colorado recuperou sua parte física e ganha a primeira oportunidade como titular nesta temporada, formando a dupla com Dagoberto. Com apenas um ponto a menos que o Santos, o Tricolor quer aproveitar a oportunidade de ultrapassar o rival na classificação.
FICHA TÉCNICA
SANTOS X SÃO PAULO
Local: Estádio Arena Barueri, em Barueri (SP)
Data: 30 de janeiro de 2011, domingo
Horário: 17 horas (de Brasília)
Árbitro: Sálvio Spinola Fagundes Filho
Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho e Anderson José de Moraes Coelho
Assistentes adicionais: Jose Claudio Rocha Filho e Rodrigo Braghetto
SANTOS: Rafael; Pará, Edu Dracena, Durval e Léo; Rodrigo Possebon (Bruno Aguiar), Adriano, Róbson e Elano; Maikon Leite e Keirrison
Técnico: Adilson Batista
SÃO PAULO: Rogério Ceni; Jean, Xandão (Alex Silva), Miranda e Juan; Rodrigo Souto, Zé Vitor, Carlinhos Paraíba e Fernandinho; Dagoberto e Fernandão
Técnico: Paulo César Carpegiani.
Avalie esta notícia:
5
3
VEJA TAMBÉM
- Tricolor classificado!! Em classificação dramática São Paulo avança nos penaltis na Copinha em cima do Bragantino- Corinthians x São Paulo; saiba onde assistir e provável escalação!
- Quem é Amanda Nunes: a advogada que viabilizou o impeachment e entrou para a história do São Paulo
- ALISSON POR MARTINEZ? O que cada lado ganha na negociação entre os rivais
- Novo presidente do São Paulo convoca elenco para reunião decisiva em sua estreia na gestão