Há uma distância segura da zona de rebaixamento, mas também falta muito para alcançar o G-3. Confrontar Grêmio e São Paulo, às 22h no Estádio Olímpico, é conceder a ambos uma chance de modificar a perspectiva, ultrapassando a monótona região onde quase nada acontece.
Apenas um ponto separa os dois tricolores, que nas rodadas anteriores chegaram a rivalizar na disputa contra o rebaixamento. O São Paulo, com 34 pontos, é o 9º colocado; o Grêmio vem uma posição abaixo, com 33 pontos.
O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os detalhes da partida em Tempo Real, com vídeos. A TV Globo exibe para os estados de SP (exceto Sorocaba, Bauru, Itapetininga e São José do Rio Preto) e RS (exceto Porto Alegre), e para a cidade de Cascavel, no PR. A partida será apitada por Ricardo Marques Ribeiro (Fifa/MG), auxiliado por Helberth Costa Andrade (MG) e Jair Albano Felix (MG).

GRÊMIO: parece pouco, mas para o Grêmio é muito. Se vencer, a equipe gaúcha ultrapassa o São Paulo e alcança sua melhor colocação no Brasileirão 2010. Até agora o Grêmio não passou do 10º lugar, e somar três pontos à noite significa terminar a rodada, no mínimo, uma posição acima.
SÃO PAULO: Dez pontos atrás do Botafogo, que hoje seria o time que ficaria com a última vaga para a Taça Libertadores de 2011, o Tricolor sabe que, se quiser continuar brigando, não pode nem empatar no estádio Olímpico. Principalmente após a inespesperada derrota para o Goiás, no último sábado, no estádio do Morumbi. O time sonha com uma dobradinha nessa semana (depois do Grêmio, pega o Avaí em Florianópolis) para voltar a sonhar.

GRÊMIO: Renato Gaúcho terá de escalar os laterais reservas - Edilson e Gilson - e improvisar Lúcio como volante. Durante a semana ele testou uma formação no 3-5-2, com o zagueiro Paulão no lugar do meia Roberson, mas deve manter o sistema tático 4-4-2.
Escalação provável: Victor; Edilson, Vilson, Rafael Marques e Gilson; Adilson, Lúcio, Roberson e Douglas; Jonas e André Lima.
SÃO PAULO: O técnico Sérgio Baresi, como de costume, comandou um treino fechado e não divulgou a escalação da partida. Ele deve voltar a utilizar o esquema 3-5-2, com Rodrigo Souto sendo recuado para a zaga ao lado de Alex Silva e Miranda, que retorna após ter cumprido suspensão automática na última partida. No meio, Richarlyson volta a ganhar uma oportunidade na vaga de Jorge Wagner, que está suspenso. Na lateral-esquerda, Carleto permanece.
A escalação do Tricolor para o duelo no Sul será: Rogério Ceni; Rodrigo Souto, Alex Silva e Miranda; Jean, Casemiro, Richarlyson, Lucas e Carleto; Dagoberto e Ricardo Oliveira.

GRÊMIO: Desfalcam a equipe gaúcha o volante Fábio Rochemback (lesão muscular, diagnóstico será divulgado na quinta-feira), o volante Ferdinando (pancada no rosto), os meias Souza (lesão no tornozelo direito) e Leandro (recuperando-se de lesão muscular), e o centroavante Borges (cirurgia na tíbia da perna direita). Por suspensão, ficam de fora Gabriel, Fábio Santos e Fernando.
SÃO PAULO: Ilsinho (torceu o tornozelo e fica fora por mais uma semanas), Junior Cesar (recuperado de grave lesão no tendão de Aquiles do pé esquerdo), Wellington (recuperação de cirurgia no joelho esquerdo), Fernandão (lesão na panturrilha) e Jorge Wagner (suspenso).

GRÊMIO: Victor, Vilson, Adilson, Douglas, André Lima, Paulão e Willian Magrão.
SÃO PAULO: Rogério Ceni, Renato Silva, Samuel, Jean, Rodrigo Souto, Casemiro, Lucas e Ricardo Oliveira.

GRÊMIO: Jonas é o artilheiro do Brasileirão, com 13 gols. Em setembro, mantém média de um gol por jogo - foram oito, em oito partidas. Já igualou a marca de Jardel na lista de maiores goleadores do Grêmio, e agora persegue recorde de expressão ainda maior: ultrapassar o próprio técnico Renato Gaúcho na relação de artilheiros históricos do clube.
SÃO PAULO: Após ficar três jogos no banco de reservas, Dagoberto será a novidade entre os titulares. Ele entra para dar mais ofensividade ao time, ao lado de Ricardo Oliveira. Contra o Grêmio, o camisa 25 costuma se dar bem. Ele já marcou seis gols, tornando-se o vice artilheiro da equipe na história do confronto.

LÚCIO (lateral-esquerdo do Grêmio): 'O São Paulo vem ferido. Temos de estar ligados, não podemos perder o foco. O São Paulo vem com sangue nos olhos, temos de ficar espertos.'
SÉRGIO BARESI (técnico interino do São Paulo): 'Será um jogo muito aberto, até porque as duas equipes entrarão em campo precisando da vitória. Conversamos muito para acertar os erros que cometemos na partida contra o Goiás. A derrota por 3 a 0 foi um resultado atípico e posso garantir que isso não vai mais se repetir’.

*Grêmio e São Paulo se enfrentaram 20 vezes no Estádio Olímpico pelo Campeonato Brasileiro. O tricolor gaúcho leva grande vantagem, com 10 vitórias e 6 empates, contra 4 vitórias do São Paulo. Foram 27 gols gremistas, e 20 são-paulinos.
*Com 13 pontos em 18 disputados o Grêmio faz a melhor campanha do 2º turno, após seis rodadas. O São Paulo somou 9 pontos, com três vitórias e três derrotas, e é a única equipes que não empatou no returno, ao lado do Atlético-GO.
*Somadas todas as competições o São Paulo tem vantagem. As duas equipes se enfrentaram 78 vezes ao longo da história, com 32 vitórias são-paulinas, 23 vitórias gremistas, e 23 empates.

Três vezes Dagoberto, o nome da vitória do São Paulo por 3 a 1 na tarde do dia 6 de junho, no Morumbi. No momento em que a partida estava empatada por 1 a 1 e a equipe era dominada pelo Grêmio, o camisa 25 marcou dois gols em quatro minutos - já havia feito um - e assegurou a vitória na sétima rodada do Brasileirão, a última antes do intervalo para a Copa do Mundo da África do Sul. Outro personagem importante na partida foi o goleiro Rogério Ceni, que perdera o seu quarto pênalti no ano, mas em contrapartida, fez importantes defesas.