Thiago dos Reis: O esquema tático do Inter
Fonte SPFC.Net
23 de Julho de 2010
+ Siga o canal SPFC.net no WhatsApp
Thiago dos Reis: O esquema tático do Inter" itemprop="image" class="img-responsive" loading="lazy" fetchpriority="low" width="760" height="1347" >
Thiago dos Reis: O esquema tático do Inter" itemprop="image" class="img-responsive" loading="lazy" fetchpriority="low" width="760" height="1347" >
Imagem retirada do excelente blog (Preleção)
Nosso rival, o Inter de Celso Roth, vem atuando com um 4-2-3-1, que é uma espécie de 4-5-1 que pode virar 4-4-2, 4-3-3 e até um 4-2-4, dependendo da atuação dos pontas (D'Alessandro e Taison) e do meia armador (Tinga).
Com Tinga na equipe, o Internacional ganha força defensiva sem perder seu poder ofensivo. Como meia armador, ele é responsável por carregar a bola que chega dos volantes (Guinazu pela esquerda e Taison pela direita) e armar jogadas, tabelando com os pontas D'Alessandro e Taison e com os laterais.
Como podemos ver no quadro, quando o Inter ataca os laterais sobem para auxiliar os pontas. Mas isso não deixa a zaga desguarnecida pois fazem um revezamento: quando Nei sobe, Kléber fica na defesa e quando este sobe, Nei fica. Além disso, Guinazu e Sandro não avançam muito, agindo como volantes recuados.
Quando o time não tem a bola, Tinga transforma-se num meia defensivo. Marca à frente dos dois volantes, fazendo um trio que protege a dupla de zagueiros. D'Alessandro e Taison têm mostrado grande responsabilidade tática: sem a bola, marcam os avanços dos laterais adversários, impedindo-os de atacar com liberdade. Com a bola, tabelam como meia e os laterais para fazer a bola chegar até Alecsandro. Nos jogos contra Guarani, Ceará e Atlético-MG foi assim.
Contra o São Paulo alguém deve sair para a entrada de Rafael Sobis. Pelo que venho lendo é provável que Taison deixe o time e Sobis jogue aberto, fazendo a mesma função. Mas há a possibilidade (e a torcida pede) de Sobis entrar no lugar de Alecsandro, como homem de área.
Ao meu ver, a melhor estratégia que o tricolor pode adotar é jogar defensivamente e explorar os contra-ataques, jogando no erro do Inter. Como o colorado é um time que erra pouco, o São Paulo precisará ser eficaz.
Antes do primeiro jogo da semifinal eu trago uma análise tática (e técnica) da partida Internacional x São Paulo.
abraços!
Avalie esta notícia:
0
1
VEJA TAMBÉM
- Rescisão encaminhada? Oscar negocia rescisão com o São Paulo e prepara anúncio de aposentadoria- Elenco de volta? São Paulo anuncia data de retorno de jogadores para preparação do Paulistão 2026
- Negociações encerradas? São Paulo desiste de craque de time da Europa após manifestar querer jogar em outro time
- Entre reação e frustração, Crespo fecha retorno turbulento ao São Paulo
- REFORMULAÇÃO: São Paulo volta ao SuperCT com limpa no elenco e poucas chegadas para 2026