O jogador, que estava no Hamburgo (ALE) desde que saiu do clube, falou sobre a possibilidade de continuar após agosto de 2011 e do respeito que tem pelos companheiros de zaga do Tricolor.
Confira os trechos da entrevista de Alex Silva:
Emoção de voltar ao clube que o consagrou:
“É muita emoção poder retornar ao São Paulo. É como se eu não tivesse saído daqui. Parece que fui para as Olimpíadas e voltei. Desde quando pensei em sair do Hamburgo, dei a prioridade ao São Paulo. Eu vim para ajudar o treinador. Volto mais experiente e mais maduro. Farei de tudo para estar pronto em três ou quatro semanas.†
Seleção brasileira:
“Vai ser muito difícil. Mas eu terei esperança até a última convocação. Primeiro tenho que pensar em estar bem para ajudar o Ricardo Gomes e depois a seleção. Eu vou trabalhar e fazer meu papel. O Dunga vai decidir quem chamar, mas entrei na briga pela vaga. Todos querem jogar e ir para a seleção†.
Companheiros de zaga do Tricolor:
“Pelos defensores que o São Paulo já mostra a qualidade do elenco. Esse é um dos melhores. Respeito todos os zagueiros que aqui estão. Sei da importância do André Dias e do Miranda e dos outros que chegaram também. Não vai ter briga. Todos são ótimos zagueiros com nível de seleção. Vamos brigar pelo título da Libertadores e do Brasileiro†.

Interesse do Flamengo:
“Agora, nas últimas semanas, chegou a proposta do Flamengo, mas eu optei pelo São Paulo pela história que tive aqui. O próprio presidente do Hamburgo disse que era melhor eu ir para o São Paulo. Não que o Flamengo seja um clube antiprofissional, mas o São Paulo parece mais um clube europeu.†
Possibilidade de permanecer após agosto de 2011:
“Nesse um ano e meio tem muita coisa para acontecer. Tenho mais dois anos de contrato com o Hamburgo, mas a chance de ficar aqui existe.
Esquema 4-4-2 ou 3-5-2:
“Eu me destaquei no 3-5-2, mas creio que não será problema atuar em um esquema diferente. Lá fora temos de ser bastante educados taticamente. Como volante não tive dificuldade, mas prefiro atuar como zagueiro†.