O São Paulo não esconde de ninguém que o título da Taça Libertadores é sempre a busca mais importante do primeiro semestre. Mas também não vai virar as costas para o Paulistão , que não conquista desde 2005. O Estadual pode ser a grande oportunidade de jogadores como Xandão e André Luis, zagueiros recém-chegados, e também de jovens que já estavam no grupo principal, mas não eram aproveitados, como Henrique. O objetivo de Ricardo Gomes é usar os sete primeiros jogos na competição para ajustar o time para a estreia no torneio continental, no dia 10 de fevereiro, contra o Monterrey-MEX.
Sobre o esquema tático
Ricardo Gomes adotou o 3-5-2 durante a última temporada, apostando no trio formado por Renato Silva, André Dias e Miranda. Mas, agora que tem reforços no meio, o treinador pode optar por um time mais criativo e ofensivo. No primeiro treino do ano, ele usou o 4-4-2 com a seguinte formação: Rogério Ceni; Jean, André Dias, Miranda e Jorge Wagner; Hernanes, Richarlyson, Léo Lima e Marcelinho Paraíba; Dagoberto e Washington.
Gomes poderá alternar peças para não desgastar os jogadores. E, com isso, utilizar uma zaga nova, com Xandão e André Luis, que jogaram juntos pelo Barueri no Brasileiro e são entrosados. Fernandinho, que veio da mesma equipe, pode ser aproveitado no ataque. E os mais jovens também não serão esquecidos. No entanto, Oscar e Diogo, que entraram na Justiça contra o Tricolor, podem perder a oportunidade no Paulistão. O segundo já seria escalado na estreia, neste domingo, contra a Portuguesa, no Morumbi. Mas perdeu a chance.
Quem sobe e quem desce em 2010
Washington - Depois de sofrer com críticas da torcida durante toda a temporada e ficar no banco em várias partidas, o atacante terminou 2009 como destaque do time na reta final do Brasileiro e teve o trabalho reconhecido pelos torcedores. Renovou contrato por mais um ano com o clube paulista e começa 2010 com prestígio.
Junior Cesar - O lateral esquerdo já havia perdido a posição no último jogo do Brasileiro de 2009. E, com a chegada dos meias Marcelinho Paraíba e Leo Lima, Ricardo Gomes arrumou o meio deslocando Jorge Wagner para a lateral. Com isso, Junior deve mesmo ficar no banco neste início de ano.
Apostas da categoria de base
Com os problemas envolvendo Oscar e Diogo, que entraram na Justiça contra o São Paulo pedindo liberação por questões trabalhistas, Henrique passa a ser o garoto que pode ganhar espaço. O atacante, que foi um dos destaques da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2009, deve ser aproveitado no Paulistão.
Os reservas que podem incomodar
Arouca já havia agradado Ricardo Gomes na última temporada. Mas novamente não deve ser titular por conta do excesso de atletas na posição e pela confiança que o treinador tem no trio formado por Jean (na lateral), Richarlyson e Hernanes. No entanto, Arouca não deve ser esquecido pelo comandante e provavelmente será aproveitado em quase todas as partidas, pelo menos entrando no decorrer de cada uma.
O ponto forte e o ponto fraco
Defesa - Apesar de não ter sido campeão, o São Paulo terminou o Brasileirão novamente com a .melhor defesa da competição, com 42 gols sofridos. Miranda e André Dias, que se destacaram na última temporada, seguem no time e devem agora encarar o desafio de atuar no 4-4-2. Além da dupla, Renato Silva, que era o terceiro do trio, segue no elenco. E André Luis e Xandão chegaram para reforçar o setor. Aislan completa o grupo de zagueiros.
Libertadores na cabeça - Quando a competição internacional começar para o Tricolor, Gomes pretende ter o time ideal nas mãos. Mas o desgaste pela disputa de duas competições pode fazer com que o treinador escale um time diferente no Paulistão para não desgastar os principais jogadores. O foco no torneio continental pode tirar a atenção do Tricolor no Estadual.
Opinião dos comentaristas
O comentatista da TV Globo, Caio Ribeiro, acha que o São Paulo só se concentrará mais no Estadual na reta final. Para ele, por ter um bom elenco, o time tem condições de competir em alto nível nos dois campeonatos.
- O São Paulo reforçou muito o elenco, fez contratações boas, mas o foco principal será a Libertadores da América. Acho que o time vai conseguir se manter bem nas duas competições, e, na reta final do Paulista, aí sim vai se dedicar mais ao campeonato local.
RAIO-X: Com cabeça na Libertadores, São Paulo tenta não deixar Paulistão de lado
Gomes deve usar o 4-4-2 e vai ajustar o time nos sete primeiros jogos
Fonte Globo Esporte
14 de Janeiro de 2010
Avalie esta notícia:
10
7
VEJA TAMBÉM
- São Paulo avalia proposta de Mirassol e Lucas Ramon surge como nova opção para o elenco- BOMBA: Flamengo monitora Marcos Antônio após destaque no São Paulo em 2025
- Cabe no Tricolor? Mandaca entra no radar do São Paulo, mas negociação não avança
- Pênaltis ignorados, expulsões não dadas e viradas suspeitas: os erros que marcaram o São Paulo em 2025
- Defesa em alerta: Crespo indica zagueiro argentino e São Paulo avalia cenário