Na manhã de sexta-feira, dia 5, Oscar fez sua primeira visita ao Centro de Treinamento do São Paulo após ter enfrentado um episódio preocupante em novembro, quando desmaiou durante um exame médico. O jogador foi diagnosticado com síndrome vasovagal, uma condição que provoca desmaios devido a uma reação exagerada do nervo vago, que afeta o controle de funções involuntárias do corpo.
Apesar de estar em repouso absoluto até o fim do ano, Oscar decidiu ir ao SuperCT para se encontrar com seus companheiros e conhecer as instalações. Ele quis aproveitar a oportunidade para ter uma conversa com os atletas antes da última rodada do Campeonato Brasileiro. O treinamento foi aberto à imprensa, permitindo que todos pudessem acompanhar os preparativos do time para o jogo de domingo contra o Vitória, que ocorrerá em Salvador.
O futuro de Oscar no São Paulo ainda é incerto. Sob orientação médica até o final do ano, ele planeja decidir seus próximos passos em janeiro, quando o elenco retorna de férias. Com contrato até 2027, há uma possibilidade de que ele opte por se aposentar. Apesar de sua condição, a saúde mental do jogador está estável, e essa visita foi uma maneira de se despedir dos colegas antes das festividades de fim de ano.
A síndrome vasovagal é a causa mais comum de desmaios, sendo caracterizada por uma queda repentina da pressão arterial, que resulta em uma diminuição do fluxo sanguíneo para o cérebro. Isso pode levar a uma transição temporária de consciência, como ocorreu com Oscar durante as avaliações médicas feitas anteriormente, que visavam a preparação para a próxima temporada.