Nesta quinta-feira, 12 de outubro, o hospital Albert Einstein emitiu um novo boletim médico sobre a situação de saúde do meia Oscar, jogador do São Paulo, que continua internado após ter apresentado uma alteração cardíaca na última terça-feira, 11. A principal atualização em relação ao comunicado anterior é o diagnóstico de síncope vasovagal. Segundo informações do hospital, Oscar, de 34 anos, permanece "clinicamente bem e estável," sendo tratado em uma unidade cardiológica.
A síncope vasovagal ocorre quando há um desmaio provocada por uma resposta exagerada do nervo vago a um gatilho, como permanecer em pé por muito tempo, visualizar sangue ou sentir calor. Essa condição provoca uma queda temporária na frequência cardíaca e na pressão arterial, levando à perda de consciência. Os sintomas que podem preceder essa situação incluem fraqueza, palidez, sudorese, tontura e náuseas.
Conforme apurou a ESPN, todos os exames realizados foram considerados positivos, e o cateterismo indicou que o coração de Oscar está "inteiro." A sensação entre os familiares e amigos próximos é de alívio, acreditando que "dos males, aconteceu o menor." O boletim médico também revelou que, na próxima sexta-feira, 14, Oscar realizará um estudo eletrofisiológico.
Na última terça-feira, o atleta passou mal durante um teste físico e chegou a perder a consciência por alguns momentos, sendo rapidamente levado de ambulância à UTI do hospital, na zona sul de São Paulo, onde iniciaram uma série de testes e exames cardíacos. Segundo informações, Oscar está considerando até mesmo a aposentadoria dos gramados, o que gerou preocupação entre seus familiares mais próximos, que desejam que o jogador não volte a atuar. Neste momento, a decisão sobre o futuro da carreira de Oscar está em suas mãos.
Os próximos jogos do São Paulo incluem uma partida contra o Corinthians em 20 de novembro, às 19h30 (horário de Brasília), e outros confrontos contra Juventude, em 23 de novembro, e Fluminense, em 27 de novembro, ambos pelo Campeonato Brasileiro.
Sabia que tinha alguma coisa de VAGAL nesta história