No Campeonato Paulista, o jovem talento Ryan Francisco foi a grande estrela da vitória do São Paulo sobre a Portuguesa, com o placar de 2 a 1. O jogo ocorreu na quarta-feira (29/01) no Mercado Livre Arena Pacaembu. A atuação de Ryan, que tem apenas 18 anos, levantou a discussão sobre a possível maior utilização de jogadores jovens pelo treinador Zubeldía. Após a partida, o técnico abordou a importância de ter cautela ao integrar jovens jogadores ao time principal.
Zubeldía enfatizou que é fundamental planejar a evolução desses atletas, evitando que eles oscilem entre o time principal e o sub-20. O treinador mencionou que quatro jogadores da base, incluindo Ryan, Ferreira, Alves e Hugo, tinham planos de participar da pré-temporada nos Estados Unidos. Contudo, eles optaram por permanecer para competir na Copa São Paulo de Futebol Júnior, também conhecida como Copinha, priorizando o desenvolvimento contínuo na formação.
O treinador expressou que subir jogadores jovens para o time principal requer um planejamento cuidadoso. "Quando você sobe um jogador, depois para baixar é ruim. Não se pode prejudicar o crescimento e o trabalho dos treinadores de Cotia", disse Zubeldía. Ele também mencionou a necessidade de proporcionar experiências aos jovens para que possam demonstrar seu potencial antes de serem integrados ao elenco profissional.
Por fim, Zubeldía manifestou preocupação com a pressão que os jovens atletas enfrentam, especialmente com as expectativas dos torcedores. "A primeira divisão é muito difícil. Erram um gol, cometem um pênalti, e o torcedor não distingue a idade. Vamos ter paciência e trabalhar com calma", finalizou o treinador, ressaltando a importância de uma transição bem-sucedida e gradual.
Esse treineiro é muito fraco, realmente está comprovado que ele não se importa com a base, coloca no banco por pressão. E quando coloca em campo é no final dos jogos. A intenção é queimar os jovens e não promover Deveria ter entrado contra a portuguesa com todos jovens que disputaram a copinha. Inclusive o goleiro, que esse Jandrei é muito ruim. Mais cadê o coordenador que não faz pressão, cadê o presidente e a diretoria. Dão de graça um jovem ao porto, e trazem um lateral que não joga a 1 ano
o problema é que vc é um técnico que não gosta da base e fica arrumando desculpas