Na última quinta-feira (7), o capitão Rafinha esteve presente nos treinos de campo do São Paulo, o que deixa quase certa sua presença no jogo de domingo para o mata-mata do paulista. O time lidera o campeonato com 19 pontos e precisa apenas da vitória sobre o Ituano, que ocupa o terceiro lugar do grupo A com apenas 6 pontos, para se classificar.
O lateral sofreu uma lesão no tendão semitendíneo da perna esquerda em novembro e desde então só acompanha o time de fora das quatro linhas. Sua presença nos jogos do tricolor tem sido quase certa, tentando manter no vestiário a influência que apresentava em campo.
O jogador não entra em campo desde a Supercopa Rei contra o Palmeiras, onde saiu do jogo depois de 45 minutos, sendo substituído por Moreira. Mesmo assim, sua influência no time se mostra cada vez mais necessária, elevando o destaque do time nos jogos.
A volta do jogador garante um excedente na posição que ocupa, e o técnico Thiago Carpini tem a decisão de colocá-lo como titular no jogo para a classificação, de deixá-lo como reserva ou de garantir sua titularidade apenas em jogos futuros, focando na recuperação máxima e sem riscos para o craque.
É melhor Carpini deixar o Rafinha fazendo controle de carga pra vóltar bem porque ele não tem metade da intensidade de James Rodríguez, que a 4 meses luta pra entrar nesse time joga 90 minutos na seleção e não consegue jogar 40 minutos no time do Carpini, acho que vamos ter que contratar o técnico da seleção colombiana pra escalar, James Rodríguez, Gallopo e Bobadila, porque com Carpini está difícil.