Multicampeão com a camisa do São Paulo , incluindo os títulos da CONMEBOL Libertadores , Brasileirão e Mundial de Clubes , o ex-zagueiro Diego Lugano chegou apenas como um "desconhecido" ao Morumbi. Porém, em pouco tempo, se tornou "xerife" da zaga são-paulina e virou um dos muitos ídolos da torcida.
Hoje comentarista dos canais Disney, Lugano lembrou dos bastidores de sua chegada ao São Paulo, em 2003, após passagens por Nacional e Plaza Colonia , no futebol uruguaio. E tudo começou com um pedido de Marcelo Portugal Gouvêa , presidente do clube à época, feito junto ao empresário de jogadores Juan Figer.
"O Marcelo (Portugal Gouvêa) tinha pedido um zagueiro ao Juan (Figer), porque na época o São Paulo era um time muito técnico, que jogava muito bem e um futebol muito vistoso, mas não ganhava clássicos e nem títulos. Faltava algo, e o Marcelo pediu um jogador estrangeiro, uruguaio, argentino e paraguaio, para mudar um pouco esse estilo. Aí o Juan apareceu com o meu nome. Na época por sorte não tinha scout, nem nada. Se tivesse, nunca chegaria ao São Paulo", brincou o uruguaio, em entrevista ao canal Tricolaços , no Youtube .
"Supostamente saí do Uruguai já contratado, mas não tinha contrato. Marcelo estava esperando no shopping e, enquanto a gente esperava o Figer, começamos a trocar ideia. Ele me perguntou se eu conhecia o São Paulo, obviamente conhecia, principalmente dos uruguaios que jogaram aqui, (Pablo) Forlán, Pedro Rocha, Dario Pareyra, (Gustavo) Matosas, obviamente o São Paulo do Telê (Santana)", prosseguiu.
"E o Juan não chegava, então o Marcelo começou a falar de outras coisas: de economia, de sociedade e tudo. E foi almoço, foi sobremesa, o café. Passou duas horas e nada. Aí, quando pedimos a conta, o Marcelo tirou o contrato da mala e disse 'assina aqui'. Falou que realmente não me conhecia, que tinha tido referências, mas que no São Paulo dele queria homens que soubessem o que queriam, para onde vão e onde estão. E tudo começa por aí. Fui contratado basicamente por uma entrevista de trabalho", concluiu.
Na sua primeira passagem pelo Morumbi, Lugano conquistou quatro títulos, sendo o Paulistão , Libertadores e o Mundial em 2005, e no ano seguinte foi campeão brasileiro. Em 2006, o uruguaio foi para o Fenerbahçe , da Turquia, e fez carreira na Europa, passando inclusive pelo PSG .
O zagueiro ainda retornou ao Tricolor em 2016, após uma rápida passagem pelo Cerro Porteño no ano anterior, e se aposentou na temporada seguinte com o manto são-paulino.
Próximos jogos do São PauloFluminense (F) - 22/11, 21h30 (de Brasília) - Brasileirão
Cuiabá (C) - 26/11, 18h30 (de Brasília) - Brasileirão
Bahia (F) - 29/11, 19h (de Brasília) - Brasileirão
o S.Paulo não tinha e continua não tendo Scout. Quem contrata Deivid, Marcos Paulo, Orejuela, Raí Ramos, Jegue mendes, Erisson, Nathan, não pode entender nada de futebol, nem aqui nem na china.
Lembro disso... chamavam ele de zagueiro do presidente