No futebol e na vida a linha que separa a convicção da teimosia é tênue. Não há conceito perfeito, estratégia infalível ou sistema à prova de erros.
Discordo de quem pensa existir uma única forma de se praticar o jogo mais popular da Terra. Vejo beleza nas diferenças.
Infelizmente, vivi o suficiente para ver colegas batendo boca publicamente em rede social por causa de conceitos e ideias de futebol. Algo que deveria ser saudável e divertido está ficando virulento, chato.
LEIA TAMBÉM: Cicinho diz que o maior problema do São Paulo é Fernando Diniz: 'Sou a favor de uma troca urgente'
Boa parte desse quebra-pau virtual se deve a Fernando Diniz, o treinador do São Paulo, e sua ideia de futebol.
Diniz tem dez anos de carreira e chamou a atenção há cinco, com um trabalho muito legal no Audax. Sua ideia de jogo propõe algo que de novo nada tem, mas que tenta tirar a poeira da mesmice em que o futebol brasileiro se meteu. Muita movimentação, jogadores que não guardam posição, saída de bola utilizando o goleiro e evitando ao máximo aquele chutão grotesco que estoura músculo de goleiros e beques.
Repito: cada um tem o direito de pensar como quiser sobre qualquer coisa, inclusive o futebol.
Mas vejo um debate caloroso centralizado na questão da saída de bola do São Paulo. A impressão que fica é que só é moderno quem joga desta forma ou defende este conceito. Todo o resto cheira a mofo.
Ouso pensar de outra forma.
O problema maior do São Paulo de Diniz não me parece a saída de bola. O que tem impedido a materialização em resultado das ideias bacanas de Diniz, na minha visão, são outras coisas.
A primeira delas é a tal da movimentação. Parece que o São Paulo roda, roda e não sai do lugar. Porque o time toca para todo canto e na maioria das vezes levanta a bola para a área da intermediária. Recurso antigo de times, digamos, menos modernos na teoria. Mas não vou bater boca com meus colegas, a quem respeito e com que aprendo muito cotidianamente, sejam eles adeptos de qualquer tese e tenham chupado laranja em vestiário ou não.
Outro problema que eu vejo no Tricolor paulista: a movimentação às vezes é tamanha que os jogadores parecem nunca estar no lugar que precisam estar de acordo com suas características individuais. Porque nisso reside o fundamento básico de qualquer sistema de jogo e esquema tático: potencializar capacidades individuais através do trabalho coletivo.
Contra o Coritiba, mesmo com mais de 60% de posse de bola diante de um adversário que não quis jogar, o São Paulo teve 18 finalizações. A título de comparação e me permitindo uma leve provocada, o Palmeiras de Luxemburgo, treinador que para muita gente virou sinônimo de atraso, finalizou 28 vezes contra o Ceará, que é muito mais time que o Coritiba. O Tricolor abusa da posse estéril, sem objetividade.
Outro aspecto: o São Paulo de Diniz vai com tanta sede ao pote que derruba muita água a cada gole. Por isso, na maioria dos gols sofridos zagueiros, laterais e volantes estão correndo de frente para o goleiro. Retrato clássico da falta de equilíbrio entre ações ofensiva e defensiva.
Tchê Tchê é bom jogador. Mas seus grandes momentos foram com jogo apoiado e tendência de deslocamento para a direita. Sempre havia um outro meio-campista para fazer a cobertura e a recomposição central. Isso desde o Audax e, principalmente, no Palmeiras.
No São Paulo ele joga a maior parte do tempo centralizado à frente dos zagueiros para dar fluência à saída de bola. Trata-se de um jogador técnico, leve, mas de pouca intensidade física. Seu posicionamento provoca que os laterais joguem mais “espetados” no campo adversário, porque é esta a boa tese de Diniz: ocupar espaço em território inimigo e fazer a imposição através da troca de bola em velocidade.
Mas e sem a bola? Parece ser este o grande problema do São Paulo atual. Muricy Ramalho sempre destaca isso: também se joga futebol sem a bola. Mas o jogador brasileiro não presta muita atenção nisso.
Acho a pressão em cima de Diniz exagerada. Gosto da cobrança de quem pode fazer com critério e observação, buscando objetivo comum. Raí e Lugano, por exemplo. Não cardeais tomando chá às 17h e evocando falta de padrão de jogo que eles não conseguiriam explicar.
Mas antes de tudo isso e sem que colegas me chamem de Matusalém da opinião, há algo que a gente precisa aprender na vida: convicção e teimosia caminham muito próximas.
São Paulo, Convicção, Teimosia, Diniz, SPFC
Deveria gastar dinheiro e trazer o Sampaoli ele sim faz time campeão.
A teoria é teoria. A verdade é que o professor pardal em 10 anos nunca foi campeão. O resto é teoria.
Comentário lúcido e certeiro.
O que o sao paulo precisa e adotar outra forma tatica de jogar no 3 5 2 quando murici usou esse esquema fomos campeões por varias vezes e o time jogava bem uma defesa solida meio campo compacto e atque que fazia gol
A permanência do Diniz é a prova que eles estão dando a mínima para o SP.
É a pior diretoria de todos os tempos, Rai, Leco, pássaro... A única forma de mudança é fora Casares!!!
Que técnico mas burro do mundo
O me parece é que o Diniz extraiu tudo dos jogadores mas tudo o que cada um tinha de pior ,nao é possível que esqueceram como se joga bola ,as vezes me parece um bando de amadores correndo em campo !
Ele não É mal técnico, so não saber ser técnico
Tudo que já foi dito aqui é a voz do torcedor, mas essa diretoria, esse presidente, esse Raí de uma figa nem dá ouvidos ao que nós falamos. Ninguém se manifesta, ninguém. Nem mesmo a oposição aparece para nos apoiar, isso significa que estamos a deriva com essa gestão e também com a próxima e que o mandato que começa em janeiro será igual ou pior que essa.
Pablo Sofrência nao acertou um chute no gol em toda Libertadores.
Aguirre eo melhor nome pro são Paulo, lógico que ele vai olhada no elenco pra pode ver quem fica e quem vaza do time, no meu cazo tchê tchê , ruanfran ja ta velho cansado ,Tiago volp tem que esquenta banco um poco e da umas chances pro Lucas perri ,Daniel e alves tem que jogar na lateral, e volta bruno alves e arboleda pronto sem quere enventa técnico de série c ,Aguirre pra ontem fora professor pardal
O mesmo cargo de fracassado fora esses jogadores perebas que nao joga nada esse reinaldo ja era pra ter saido fora junto com vitor bueno daniel alvez igor vinicios e daniel alvez e outro ai que nao faz ***** nem.uma talvez o time so vai anda pra frente depois que acaba 2020 e faser a reforma
Diretoria filha daputa nem e o tecnico e tudo diretoria leco rai passaro esses ***** que ta no sao paulo deis de quando eles assumiu esses cargos o sao paulo so vem caindo em tudo que joga ai arruma esse ***** de tecnico lixo que tem o mesmo
Por que o Igor Gomes parou de chutar à gol ??
Realmente o Diniz tem boas idéias, boa intenção, só precisa combinar com os adversários
Uma vez pardal sempre pardal, por onde quer que ele vá.
Vaza Leco, Rai, Pássaro, Diniz, Daniel Alvez, Reinaldo, tchê tchê, Hernanez, Pablo e vitor Bueno. Esses trabalham contra o soberano.
Sabe aquele funcionário que fica dando trabalho e fazendo tudo errado só pra ser demitido ? é o Diniz ele está esperando ser demitido e ninguém toma uma atitude com esse lixo, como pode isso?
O principal problema esta na linha de meio campo , todas as bolas rebatidas pelas duas defesas nunca ficam com o sao Paulo , igor Gomes, Hernanes e vitor bueno nos últimos jogos nao conseguem ocupar os espaços na frente da area adversária e nao conseguem fazer a ligação para a bola chegar nos finalizadores , a bola nunca chega no pablo ou luciano em condições de finalizar , os únicos meias que tocam a bola pra frente sao daniel alves e sara o resto so toca pra traz , o meio nao preciona e nao recupera bolas no meio do campo , precisa de mais imposição física no meio campo e mais agressividade .
se o Daniel Alves não gostar da saida deles ....vaze junto ....
Diniz e Rai tem que sair juntos ...
Rai comedo do daniel alves sem moral amundissa
Eu estudando a cabeça dessa pessoa ai chamado de Diniz vou te falar uma coisa ele não é doido muito menos maluco é um aproveitador, primeira coisa um treinador que na maguinitude que é o SPFC cm jogadores que obedece a posição pq são profissionais o cara que se diz técnico me chega na beira do campo e só sabe falar vai são Paulo vai são Paulo já não botei fé nisso ai parece até que está treinando time dente de leite. Resumindo Diniz tá nem ai cm o SPFC um cidadão sem currículo de técnico sem postura de técnico sem diálogo de técnico pega logo um são Paulo pra ele oq vinher é lucro.. até pq se fosse outro técnico de verdade pensaria vou sair antes que manche o SP e minha carreira mais esse ai nem currículo tem que dirá carreira nó futebol.. resumindo a história Diniz pensa vou arriscar deu um tiro no escuro e virou técnico de araque mais virou dai no caminho encontra um presidente maluco cm uma diretoria que não tá nem ai para bagaça TD que o suposto técnico queria, nisso eles TD ganha só nós torcedores e o nome SPFC que perde
Voces torcedores que pediram esse lixo cada voces
Técnico de *****
Esse Diniz é uma ***** teimosa