Segundo advogados especialistas em direito esportivo SPFC está protegido pela legislação brasileira na disputa com zagueiro

Fonte Globo Esporte
Lucas Fasson, zagueiro do São Paulo — Foto: Érico Leonan / saopaulofc.net
O São Paulo está protegido pela legislação brasileira na disputa com o jovem zagueiro Lucas Fasson, que recentemente solicitou rescisão contratual do clube, segundo advogados especialistas em direito esportivo ouvidos pelo GloboEsporte.com.
O atleta de 19 anos notificou o clube para que seu vínculo, assinado em 2017 e com validade até 2021, fosse encerrado. Ele alega que o contrato de quatro anos desrespeita o regulamento da Fifa, que estipula que contratos assinados por menores de 18 anos tenham, no máximo, três anos de duração.
O São Paulo, porém, argumenta que o acordo com Fasson respeita a Lei Pelé e o regulamento de transferências da CBF – ambos permitem contratos de até cinco anos.

LEIA TAMBÉM: SALÁRIOS ATRASADOS DO ELENCO MAS.. São Paulo empresta jogador ao Cruzeiro e paga o salário integral

Advogados ouvidos pelo GloboEsporte.com veem o clube protegido no caso. Segundo eles, por se tratar de uma disputa entre partes brasileiras, aplica-se a legislação nacional.
A Fifa só seria acionada se a disputa se tornasse internacional, como na possibilidade de um clube europeu solicitar a transferência de Fasson – o Barcelona estaria interessado contar com o jogador para seu time B, mas o clube espanhol, por enquanto, não está envolvido na disputa.
– Serão observados a Lei Pelé e o regulamento da CBF. Ambos dizem que é (válido fazer) contratos de cinco anos. Acho temeroso pedir rescisão – afirma o advogado Cristiano Caús.
– A lei brasileira é bem clara e o contrato foi assinado com amparo na Lei Pelé – reforça o advogado Thiago Rino.
A Lei Pelé diz, em seu artigo 29, que "a entidade de prática desportiva formadora do atleta terá o direito de assinar com ele, a partir de 16 (dezesseis) anos de idade, o primeiro contrato especial de trabalho desportivo, cujo prazo não poderá ser superior a 5 (cinco) anos".
O regulamento da CBF confirma no artigo 7: “O contrato especial de trabalho desportivo, facultado a partir dos 16 (dezesseis) anos de idade do atleta, terá prazo determinado, com duração mínima de 3 (três) meses e máxima de 5 (cinco) anos”.
O documento da confederação, porém, observa a discrepância ao que determina a Fifa em parágrafo único do mesmo artigo: “Os atletas menores de 18 (dezoito) anos podem firmar contrato com a duração estabelecida no caput deste artigo amparados na legislação nacional, mas, em caso de litígio submetido a órgão da FIFA, somente serão considerados os 3 (três) primeiros anos, em atendimento ao art. 18.2 do Regulamento da FIFA sobre o Status e a Transferência de Jogadores”.
O advogado Maurício da Veiga entende que o São Paulo tem bons argumentos na questão, mas pontua que é necessário alinhar a legislação brasileira à regulamentação da Fifa:
– Entendo que são bem consistentes (os argumentos) sim. Porém, já passou do momento de a legislação desportiva nacional observar (ou dialogar) com as regras da FIFA. O sistema desportivo é piramidal e integrado, e estas normas básicas valem para todos.
Por precaução, o São Paulo fez contato com clubes estrangeiros e alertou que, em caso de acerto com o jogador, exigirá o pagamento da multa de 40 milhões de euros (cerca de R$ 244 milhões).
Fasson é atleta do sub-20 do São Paulo e ganhou uma chance com Fernando Diniz no jogo contra o Botafogo, pelo Paulista, quando o técnico usou uma equipe formada por reservas e garotos para preservar os titulares para a Libertadores, em março.
Ele era um dos cotados a se juntar ao profissional no retorno das competições, quando Diniz pretende ampliar o rodízio de atletas para evitar lesões após a longa paralisação por causa da pandemia de Covid-19.
Fasson, porém, não faz parte do grupo de atletas que voltou aos treinos no São Paulo nesta semana.
São Paulo, Advogados, Especialistas, Direito, Esportivo, Protegido, Legislação, Brasileira, SPFC
Avalie esta notícia: 6 1
VEJA TAMBÉM
- Melou: Cebolinha recebe sondagens, mas custo impede investida do São Paulo
- Sem gastar, São Paulo articula troca com River por Enzo Díaz e Gonzalo Tapia
- Craque no Tricolor? Aboubakar mira o Brasil para 2026 e São Paulo monitora situação do atacante
- Novo craque: Joia de Cotia estreia no time principal em triunfo do São Paulo sobre o Internacional
- Após crise e debandada na diretoria, São Paulo reage, vence e encosta no G8



Comentários

ederval vieira
0 0
05/07/2020 12:17:45

Empresta ele pra algum time da quarta divisão do futebol Haitiano. E já vou logo dizendo, eu nem sei se existe times de futebol no Haiti.k

daniel bouzas
2 0
04/07/2020 17:14:33

Não sou a favor de a legislação brasileira se alinhar com a legistação internacional não. Revelamos jogadores e de acordo com a legislação internacional, os mesmos seriam facilmente assediados e levados para a Europa com muito mais facilidade. Deve se aplicar a lei brasileira e deveria estender para 7anos até,, a fim de dar mais segurança aos clubes.

trakino light
4 0
03/07/2020 20:37:13

É uma grande revelação...mas agora sabemos que é cabeça fraca...

rogerio chagas
8 0
03/07/2020 12:28:11

Não tem com o que se preocupar agora , já é sabio que o São Paulo tem direito encosta ele até o final do contrato e quem quiser que pague a multa e o leve embora.

armando aparecido
10 1
03/07/2020 11:03:24

Este lucas frason nao passa d um mercenario

armando aparecido
8 0
03/07/2020 11:02:49

Pra mim lucas frason nao deveria nem ter passado na peneira d spfc muitos jogadores adoraria e sonha jogar no grande time como sao paulo fc e lucas frason trata o sao psulo como time pequeno so por causa o barcelona é time dponta só lucas frason tem que sabe o seguinte o sao paulo é time grande si ele que ia ao barcelona vau com deus sao paulo nao precisa dele e tomara si ele for para barcelona toma que ele.seja reserva d barcelona e tomara que ele nao de certo no barcelona e nenhum crube d europa ai vai ser a hora ele se arrepender como é bom dispresar um crube como sao paulo o primeiro tri campeão d mundo e primeiro titulo por cims d barcelona

andyramone
8 0
03/07/2020 10:01:30

Agora ficou queimado tanto com o clube quanto com a torcida, e pra largar de ser PANGUÃO vai ficar encostado até o contrato acabar K.... Otário demais, vai na conversa de empresário sabidão dá nisso !!!!

rogério manoel
5 0
03/07/2020 10:56:30

Mais um mercenário,sem vergonha,vende logo

alexandre duarte
5 0
03/07/2020 10:02:50

Ja vi esse filme.

jairo sa
11 0
03/07/2020 09:45:47

Se não quer jogar no São Paulo, arruma um comprador e vende logo, pega o dinheiro e vai pagando as dúvidas. De graça não pode sair.

mário lúcio da silva
16 0
03/07/2020 09:07:14

Se continuar no sp ... O sp deve renovar e colocar na reserva uns 2 anos pra parar de ser ingrato

Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Próximo jogo - Brasileiro

Dom - 16:00 - Barradao -
Vitoria
Vitoria
São Paulo
São Paulo
FórumEntrar

+Comentadas Fórum

Entrar

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2025 | SPFC.net