Dagoberto vestiu a camisa do São Paulo por cinco temporadas e foi uma das peças fundamentais na sequência de títulos brasileiros conquistados pelo clube nos anos 2000. Neste sábado, a sua estreia pelo Tricolor Paulista completa 13 anos. E desde esta partida, o atacante já mostrava que seria importante nos títulos.
Para ser adquirido pelo São Paulo, Dagoberto precisou conseguir na Justiça a sua liberação do Athletico-PR, mediante pagamento de R$ 5,4 milhões pela sua rescisão contratual. Muitos clubes se interessavam pelo atacante, mas ele já tinha como prioridade o Tricolor, que não demorou para fechar o negócio.
LEIA TAMBÉM: São Paulo ganha ação na Fifa contra o River e aguarda pagamento de R$ 2,5 milhões pelo clube argentino
Em 2 de maio de 2007, Dagoberto pisava em campo pela primeira vez como jogador do São Paulo. Apesar do sucesso com o clube pelo Campeonato Brasileiro, a sua estreia aconteceu em noite de Libertadores, no Morumbi, na vitória por 1 a 0 sobre o Grêmio pelas oitavas de final.
Na ocasião, Dagol, como é conhecido pelos tricolores, começou no banco de reservas, enquanto Muricy Ramalho escalava Leandro e Aloísio como a dupla titular do ataque. Depois de um primeiro tempo equilibrado, mas sem grandes emoções, o técnico são-paulino decidiu colocar o então estreante em campo para a segunda etapa.
Desde seus primeiros minutos em campo, o atacante já mostrou que seria decisivo. Logo aos 12 minutos, Souza cobrou escanteio na segunda trave, Dagoberto alcançou a bola e deu uma assistência certeira para Miranda marcar o gol da vitória do São Paulo.
Não bastasse isso, o camisa 25 ainda continuou muito participativo e chegou até a balançar as redes. Depois de tabela com Souza, o atacante recebeu nas costas da zaga e finalizou de voleio para marcar um belo gol, mas a arbitragem invalidou a jogada ao assinalar impedimento.
Apesar da boa participação de Dagoberto, a vitória pelo placar mínimo não foi suficiente para o São Paulo avançar às quartas de final. O seu gol anulado fez falta, já que, no jogo de volta, o Grêmio venceu por 2 a 0 e se classificou para a próxima fase da competição, enquanto o Clube do Morumbi estava eliminado.
Ainda assim, não faltaram bons momentos do atacante pelo Tricolor Paulista. Durante os cinco anos pelo São Paulo, foram 241 jogos, com 61 gols marcados e dois títulos brasileiros (2007 e 2008) conquistados. Já aposentado, Dagoberto voltou a vestir a camisa são-paulina e ser destaque no final do ano passado, quando o clube promoveu um torneio de lendas.
São Paulo, Dagoberto, Estreava, Libertadores, SPFC
grande Dagol ... era fã desse cara ... jogava mto...
Eterno Dagol dá saudades de ver jogadores iguais ao Dagoberto versátil de velocidade e inteligente e ótima visão de jogo Parabéns ao nosso eterno 25