Portuguesa vence o Grêmio, sai da zona da degola e embola a briga pelo título

Lusa alivia ameaça de rebaixamento com vitória de 2 a 0, com gols de Ediglê, campeão mundial com o Inter, e Edno

Fonte Globoesporte
O Grêmio foi a campo no Canindé com a faca e o queijo nas mãos para abrir quatro pontos de vantagem sobre o vice e encaminhar o título brasileiro. E saiu de lá com a liderança ainda mais ameaçada. A Portuguesa venceu o time gaúcho por 2 a 0 neste domingo, saiu da zona de rebaixamento e, de quebra, embolou definitivamente a briga pelo caneco do Brasileirão.
Com a derrota, o Grêmio teve prejuízo duplo: viu diminuir a distância para o vice e ainda recebeu a aproximação de mais concorrentes. O Cruzeiro, que antes estava quatro pontos atrás do líder, agora é o segundo colocado, um pontinho atrás - 55 contra 56 dos gaúchos. O Palmeiras, terceiro, tem a mesma pontuação dos mineiros. O São Paulo aparece em quarto, com 53. A Lusa, com os três pontos conquistados, subiu para 31, em 16º.
O Tricolor volta a campo na quinta-feira, em casa, contra o Sport. A Portuguesa tem duelo decisivo com o Náutico no sábado, em Recife.
Altos e baixos no primeiro tempo
A etapa inicial foi dividida em duas no Canindé. Na primeira metade, predomínio da Lusa; na segunda, controle do Grêmio. Em comum, a ausência de gols e a carência de chances claras.
O líder demorou a se encontrar em campo. Como conseqüência, a Lusa tomou conta do terreno. Com um minuto de jogo, os mandantes quase pularam na frente. Patrício apareceu bem pela direita e mandou na cabeça de Washington, que concluiu para fora, com extremo perigo.
O Grêmio parecia incomodado em campo. Enquanto se acostumava com o gramado do Canindé, o time de Celso Roth viu o oponente controlar o jogo. Com 17 minutos, Athirson mandou na área, Washington desviou e Edno girou para o gol defendido por Victor. Quase.
Pouco antes, os paulistas reclamaram pênalti de Rever, que desviou a bola com o braço na área. O árbitro entendeu que não foi intencional.
A melhor chance de gol, aos 21 minutos, serviu como pontapé inicial do controle gremista na partida. Em cruzamento da direita, a bola sobrou para o zagueiro Pereira na entrada da área. Ele dominou, ajeitou o corpo, mirou o canto esquerdo de Eduardo Gottardi e mandou o chute. A bola lambeu a trave. E saiu por muito pouco.
A partir daí, o Grêmio cresceu, mas não chegou a colecionar chances efetivas de gol. Léo, aos 46, cabeceou com perigo. Antes, Edno forçara Victor a fazer boa defesa em chute rasteiro.
Lusa alcança os gols
O segundo tempo apresentava o mesmo estilo do primeiro, com muita correria e pouca criatividade, quando a Portuguesa chegou ao gol. Eram dez minutos da etapa final. Athirson cobrou escanteio da esquerda, Rever tocou mal na bola e Ediglê concluiu para o fundo do gol. Victor só pôde lamentar.
O Grêmio partiu em busca do empate. Rafael Carioca, lesionado, já havia dado lugar a Orteman. Roth lançou Perea no lugar de um ineficiente Soares e Souza como substituto de Pereira. O time ficou mais ofensivo, mas não conseguiu ser perigoso. Douglas Costa não repetiu a inspiração de suas duas primeiras partidas com a camisa gremista.
A Lusa, interessada no placar, teve competência para deixar o tempo passar. Quando foi atacada, mostrou solidez defensiva e tentou explorar contra-ataques. Num deles, chegou ao segundo gol, já nos acréscimos, com Edno. Ele recebeu passe de cabeça, driblou Victor e marcou.
O Grêmio, em nova atuação ruim como visitante, se mostrou frágil e teve que engolir um resultado que pode fazer falta na luta final pelo título.
Ficha técnica:
PORTUGUESA 2 x 0 GRÊMIO
Eduardo Gottardi, Bruno Rodrigo, Ediglê e Erick; Patrício, Rai, Preto (Heverton), Fellype Gabriel (Gavilán) e Athirson; Edno e Washington. Victor, Léo, Pereira (Souza) e Rever; Felipe Mattioni, Rafael Carioca, Willian Magrão (Orteman), Douglas Costa e Hélder; Soares (Perea) e Morales.
Técnico: Estevam Soares. Técnico: Celso Roth.
Gol: Ediglê, aos 10 minutos, e Edno, aos 48 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Raí, Preto (Portuguesa); Soares (Grêmio)
Estádio: Canindé. Data: 19/10/2008. Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG). Auxiliares: Márcio Eustáquio Santiago (MG) e Flávio Gilberto Kanitz (GO).
Avalie esta notícia: 10 6
VEJA TAMBÉM
- Projeto esfria! Reuniões frustram conselheiros e afastam Diego Fernandes da diretoria
- Quase veio? Walter revela proposta do São Paulo em 2021 e explica por que recusou o clube
- São Paulo sofre com desfalques e Crespo cogita estreia de promessa da base
- Com fortuna bilionária e problema de saúde, Oscar pode deixar o futebol de vez!
- Excelente retrospecto: São Paulo chega ao Majestoso em alta após seis vitórias nos últimos sete clássicos



Comentários

Nenhum comentario!
Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Próximo jogo - Brasileiro

Qui - 19:30 - Neo Quimica Arena -
Corinthians
Corinthians
São Paulo
São Paulo
FórumEntrar

+Comentadas Fórum

Entrar

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2025 | SPFC.net