publicidade

Pontos corridos chegam à 10ª edição e fortalecem domínio dos grandes

Amado por aqueles que clamam pela justiça, odiado pelos que querem emoção: o sistema de pontos corridos será disputado pela décima vez no Campeonato Brasileiro a partir deste sábado. Regulamentada em 2003 principalmente porque o líder da fase de classificação do ano anterior (São Paulo) caiu logo nas quartas de final para o Santos (oitavo colocado), a fórmula traz, cada vez menos, margem a surpresas e é cruel aos times com menor investimento e organização. Em contrapartida, prioriza o equilíbrio nas disputas pelo título, das vagas na Libertadores e até contra o rebaixamento.

“Na Espanha, com turno e returno e direto, o bom era o Barcelona que ficou atrás de um primeiro colocado que fez 100 gols. Lá só tem dois, os outros competem para perder de pouco. Em Portugal também são só dois ou três clubes”, comenta o técnico Emerson Leão, atualmente no São Paulo, que participou de todas as edições de pontos corridos e exaltou nos últimos anos a disputa de várias agremiações pelo troféu de campeão.


Técnico Emerson Leão (esq) espera ter a fórmula para levar o São Paulo aos primeiros lugares do Brasileirão

Mesmo com o número superior de concorrentes em busca do título em relação a outros países, as surpresas registradas no passado do Campeonato Brasileiro, como as conquistas de Guarani (1978), Coritiba (1985), Bahia (1988) e Atlético-PR (2001), tendem a ficar mais difíceis de serem repetidas. Atualmente, até mesmo alguns grandes sofrem com uma incômoda sequência de insucessos no torneio nacional. O Internacional não vence a competição desde 1979, enquanto o Palmeiras amarga um jejum de 18 anos. “No Campeonato Brasileiro, dificilmente acontece zebra. A zebra começa bem, mas não termina bem. A zebra dura um curto espaço de tempo”, afirma Leão.

A experiência de Leão determina que, mesmo sob críticas dos defensores do mata-mata, o atual regulamento é o ideal para indicar o melhor do País. “Pontos corridos é o que mais me agrada porque premia quem chega à frente por mérito. E um mérito longo. A equipe que tiver melhor caixa, grupo de trabalho, organização e se importar com todas as partidas sem desmerecer ninguém pode levar vantagem”, explica o treinador. "O ideal é tudo aquilo que o Brasil não quer. Todos contra todos em dois turnos premia o mais regular", completa.

Para a edição 2012, o favoritismo é direcionado aos clubes que foram para a Libertadores e contam com os melhores elencos. O Internacional, eliminado nas oitavas de final da disputa sul-americana, pode ter vantagem sobre Santos, Corinthians, Vasco e Fluminense, que devem poupar seus times nas rodadas iniciais do torneio nacional.

O elenco colorado mostra-se, aliás, motivado com a possibilidade de encerrar a série de três décadas sem a conquista do Brasileirão. "Seria muito bonito não só para mim, mas para todos os companheiros vencer o Brasileirão. Temos força e qualidade para melhorar ainda mais e lutar pelo título. Temos essa gana de ganhar, mas temos que ir partida por partida. Cada jogo é uma final", define o meia Dátolo, um dos estrangeiros estreantes da edição 2012 do Brasileirão.

Ainda assim, o Corinthians, atual campeão brasileiro, acredita na chance de repetir a tática do ano passado. Foram nove vitórias e um empate nos dez compromissos iniciais. “É importante começar bem a competição, como começamos no ano passado. Aquela sequência de nove vitórias foi decisiva para sermos campeões. Por isso, nosso time vai tentar estrear já vencendo", exalta o zagueiro Leandro Castán.

10 CURIOSIDADES DOS PONTOS CORRIDOS

* A melhor campanha dos pontos corridos pertence ao Cruzeiro de 2003: 72,5%

* A pior campanha dos pontos corridos pertence do América-RN (2007): 14,9%

* O melhor ataque dos pontos corridos pertence ao Santos de 2004: 103 gols

* A melhor defesa dos pontos corridos pertence ao São Paulo de 2007: 19 gols

* O pior ataque dos pontos corridos pertence ao América-RN de 2003: 24 gols.

* O campeão com pior aproveitamento nos pontos corridos foi o Flamengo de 2009: 58,8%.

* O maior artilheiro em uma edição dos pontos corridos foi Washington. Em 2004, o Coração Valente marcou 34 gols pelo Atlético-PR.

* Dos 24 times que disputaram a primeira edição dos pontos corridos, apenas 14 vão participar da décima competição. Enquanto isso, dois importantes campeões brasileiros perderam a primeira edição com a nova fórmula: Palmeiras e Botafogo haviam sido rebaixados no ano anterior.

* Alguns integrantes da primeira edição dos pontos corridos sofreram com sucessivos rebaixamentos: Paysandu e Fortaleza estão na Série C, enquanto o Juventude vai jogar a Série D na temporada 2012.

* Todos os 20 clubes da décima edição dos pontos corridos já participaram anteriormente do torneio com a atual fórmula de disputa.


Além da Libertadores, a Copa do Brasil pode atrapalhar as rodadas iniciais. São Paulo, Palmeiras, Grêmio também são candidatos às principais colocações do Campeonato Brasileiro, contudo seguem na reta decisiva do mata-mata do torneio nacional. "O Brasileiro é uma competição de pontos corridos e temos de jogar. Não vamos priorizar nada, a ideia é jogar igual tanto no Brasileiro como na Copa do Brasil", respondeu o palmeirense Marcos Assunção, confiando em um bom desempenho de sua equipe, ao contrário dos últimos dois anos.

Na zona da degola, a disputa também deve trazer fortes sentimentos a torcedores. Clubes que decepcionaram no Estadual, como Portuguesa e Náutico, entram na competição sob desconfianças. Entre os grandes, o Cruzeiro é visto como o principal candidato a fugir das últimas colocações, porém o técnico Celso Roth não compactua com as críticas.

"Pela tradição, o Cruzeiro deve ser visto sempre como um candidato ao título. Sabemos que o time passa por uma fase de transformação, vejo um patamar de desequilíbrio. Aviso aos nossos torcedores que vamos tentar fazer o melhor possível", alertou o comandante, sem passar, todavia, grande confiança.


LÍDERES DE PONTUAÇÃO 2003-2011

01- São Paulo 627
02- Internacional 577
03- Cruzeiro 570
04- Santos 564
05- Flamengo 524
06- Fluminense 518
07- Atlético-PR 504
08- Corinthians 502
09- Palmeiras 478
10- Grêmio e Goiás 452

VEJA TAMBÉM
- Joia de Cotia ressurge no São Paulo sob comando de Zubeldía
- Zubeldía fica encantado com descoberta de Dorival
- Zubeldía é sincero e explica decisão de cortar James no São Paulo


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 6 6

Comentários (4)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.
  • publicidade
  • publicidade
  • + Comentadas Fórum

  • publicidade
  • Fórum

  • Próximo jogo - Libertadores

    Qua - 21:30 - Zorros del Desierto -
    Cobresal
    Cobresal
    São Paulo
    São Paulo

    Último jogo - Brasileiro

    Dom - 16:00 - Manoel Barradas
    https://media.api-sports.io/football/teams/136.png
    Vitoria
    1 3
    X
    São Paulo
    São Paulo
    Calendário Completo
  • publicidade
  • + Lidas

  • publicidade