publicidade

No Paulistão, campineiros tentarão quebrar tabu contra times grandes

São Paulo e Santos já conquistaram duas vezes o estadual diante de times do interior. Ponte e Guarani já perderam decisões para os grandes

Santos de Neymar e São Paulo de Lucas: na semi
(Foto: Marcos Ribolli/GLOBOESPORTE.COM)


Antes do início do Campeonato Paulista, a semifinal esperada reunia os quatro times de maior expressão do estado – Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo. As quartas de final, porém, não deixaram que os aguardados confrontos se realizassem: Guarani e Ponte Preta desbancaram Verdão e Timão, respectivamente, e aparecem de “surpresa" em uma das partidas que definem os finalistas. Do outro lado estão Santos e São Paulo, que tentarão manter o retrospecto: nunca perderam para times do interior em finais de estadual.


Cada uma das equipes decidiu o Campeonato Paulista duas vezes contra equipes consideradas menores. Tanto Santos quanto São Paulo saíram vitoriosos em suas decisões. O Tricolor foi quem decidiu primeiro contra os interioranos, em 1981, contra Ponte Preta. O primeiro jogo acabou empatado em 1 a 1 e a segunda e decisiva partida terminou com vitória do time da capital: 2 a 0 (assista ao vídeo). O encontro entre as duas equipes na decisão pode se repetir neste ano.
Oito anos depois, a equipe do Morumbi teve novamente pela frente um time de menor expressão. Dessa vez, a decisão do título ficou mais apertada. Contra o São José, o São Paulo venceu o primeiro jogo por 1 a 0 e se sagrou campeão após empate em 0 a 0 na segunda partida.

Já o Santos tem retrospecto recente contra times do interior em finais. Das últimas três conquistas, duas foram diante de equipes de fora da capital. Em 2007, o adversário foi o São Caetano, que venceu o primeiro jogo por 2 a 0. O Peixe devolveu o placar na volta e ficou com o título porque jogava por empate na soma dos placares.

Em 2010, O Peixe pegou o Santo André. Outra vez uma vitória para cada lado, ambas por 3 a 2 e, novamente, o time da Vila Belmiro ficou com o título porque tinha vantagem na decisão. Esse foi o primeiro título da geração de Neymar e Ganso

Se São Paulo e Santos já sabem como é pegar um time do interior na final, Ponte e Guarani também já encararam algumas decisões contra equipes de maior expressão. Os dois times de Campinas que fazem a outra semifinal deste ano, no domingo, às 18h30, no Estádio Brinco de Ouro da Princesa.
Em 1988, o Bugre ficou com o vice-campeonato após cair diante do Corinthians: 1 a 1 na primeira partida, no Morumbi, e novo empate em Campinas: 0 a 0. Na prorrogação, Viola marcou para o Timão, que ficou com o título.

A Ponte Preta já está mais tarimbada quando o assunto é final contra os times da capital. Até agora foram quatro e nenhum título. Além da derrota para o São Paulo em 81, o time perdeu duas vezes para o Corinthians - em 1977 e 79 - e uma vez para o Palmeiras, em 2008.

VEJA TAMBÉM
- São Paulo vence Águia de Marabá e se aproxima das oitavas na Copa do Brasil.
- Veja a provável escalação do Tricolor para o jogo de hoje
- Veja como assistir Águia de Marabá vs São Paulo ao vivo


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 7 7

Comentários (1)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.