Ricardo Teixeira renuncia à presidência da CBF após 23 anos no cargo
publicidade

Ricardo Teixeira renuncia à presidência da CBF após 23 anos no cargo

0 0 0
A licença médica tirada por Ricardo Teixeira tinha muito mais em jogo. Nesta segunda-feira, o presidente em exercício da CBF, José Maria Marin, anunciou a renúncia de Teixeira como mandatário do futebol nacional depois de 23 anos no poder através de uma carta de despedida. Além disso, o dirigente carioca também deixou o Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo de 2014. Os dois órgãos serão presididos a partir de agora por Marin.

"Presidir paixões não é uma tarefa fácil. Futebol em nossos pais e associado a duas imagens: Talento e desorganização. Quando ganhamos, exaltam o talento. Quando perdemos, a desorganizaçõa. Fiz o que estava ao meu alcance. Renunciei à saúde. Fui criticado nas derrotas e subvalorizado nas vitórias. Deixo definitivamente a presidência da CBF com a sensação de dever cumprido”, afirmou na carta Ricardo Teixeira, que promete cuidar da saúde e ficar com sua família, mas se coloca a disposição para continuar colaborando com o futebol brasileiro.

Na semana passada, Ricardo Teixeira pediu licença médica de 60 dias, prazo máximo estipulado pela CBF, e colocou José Maria Marin em seu lugar. Os boatos sobre sua renúncia surgiram há cerca de um mês, mas em reunião realizada há menos de duas semanas Teixeira recebeu apoio das federações.



23 anos no poder - O presidente da mais importante organização esportiva do país trocará a sede da Barra da Tijuca pela nova residência da família em Miami, onde pretende dedicar mais tempo à esposa, Ana Carolina Wingand, à filha Antônia.

Os rumores sobre a saída de Ricardo Teixeira do cargo que ele exerceu com mão de ferro por mais de duas décadas começaram em fevereiro. À medida que novas informações surgiram, a saída parecia mais próxima. Até que, nesta quinta-feira, a notícia tornou-se oficial.

A gestão de Ricardo Teixeira foi marcada pela oposição entre conquistas dentro dos gramados e denúncias fora dele. Nos últimos 23 anos, a seleção brasileira conquistou duas Copas, o país ganhou o direito de sediar um Mundial, e a CBF tornou-se uma instituição rentabilíssima, de contratos multimilionários. E Teixeira viu seu nome envolvido em polêmicas e denúncias.

Depois de sobreviver ao chamado “voo da muamba”, após a Copa de 1994, e a duas CPIs, Teixeira conseguiu se reeleger em 2003 e 2007. A escolha do Brasil para sede do Mundial de 2014 ampliou o mandato do dirigente para até 2015.

A partir de 2010, entretanto, o nome do presidente da CBF voltou a estar ligado às páginas policiais. O jornalista escocês Andrew Jennings, da BBC, afirmou que dirigentes fecharam um acordo com a corte de Zug, na Suíça, para não terem seus nomes revelados no caso Fifa-ISL.

Segundo Jennings, o acerto foi feito por Ricardo Teixeira e João Havelange, que teriam recebido propina da ISL, antiga empresa de marketing esportivo parceira da Fifa. Ambos teriam devolvido parte do dinheiro recebido à Justiça, com a condição de não terem seus nomes revelados.

No dia 27 de dezembro de 2011, a Justiça ordenou que a Fifa abrisse em até 30 dias os documentos do caso ISL, o que ainda não aconteceu, mas deve ocorrer nas próximas semanas.

Pesa contra Teixeira, também, a descoberta das relações tortuosas com a empresa Ailanto, investigada por superfaturamento no amistoso entre a seleção brasileira e a de Portugal, em novembro de 2008. O caso foi revelado pela Revista ESPN de setembro de 2011 – na quarta-feira, a Folha de S.Paulo divulgou documentos que comprovam a ligação do dirigente com a empresa.

Mudança de planos – A saída de Ricardo Teixeira no início de 2012, a dois anos da Copa do Mundo no Brasil, representa uma mudança de planos com relação ao discurso do dirigente. Em entrevista à revista piaui, de julho de 2011, o presidente havia deixado bem claras suas intenções.

“Em 2014, posso fazer a maldade que for. A maldade mais elástica, mais impensável, mais maquiavélica. Não dar credencial, proibir acesso, mudar horário de jogo. E sabe o que vai acontecer? Nada. Sabe por quê? Porque eu saio em 2015. E aí, acabou”, disse Teixeira à repórter Daniela Pinheiro.

No fim daquele mesmo mês de julho, o Rio de Janeiro recebeu o sorteio dos grupos das Eliminatórias da Copa do Mundo. Antes e durante a cerimônia, a presidenta da república, Dilma Rousseff, evitou o mandatário da CBF – ela preferiu associar sua imagem à de Pelé, uma das principais atrações da festa.

Desde então, as tentativas de reaproximação entre Ricardo Teixeira e Dilma Rousseff foram frustradas

Em dezembro de 2011, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, anunciou que Ricardo Teixeira havia pedido desligamento da entidade máxima do futebol e também do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo de 2014. A movimentação do brasileiro foi interpretada como a desistência definitiva de qualquer pretensão de se candidatar à presidência da Fifa – Michael Platini, atual mandatário da Uefa, é o favorito nas próximas eleições.



Em seus 23 anos de CBF, Teixeira não criou um discípulo que pudesse ser apontado como seu substituto natural. De acordo com o estatuto da entidade, assumirá o cargo o vice-presidente mais velho – José Maria Marin. Dirigente da velha guarda e ex-candidato à prefeitura de São Paulo, Marin voltou ao noticiário recentemente por colocar no bolso uma das medalhas destinadas aos jogadores do Corinthians na premiação da Copa São Paulo.
VEJA: Clique aqui e veja as promoções que a Farelos Jurídicos preparou para você

E MAIS: Confira os melhores momentos de São Paulo 1x1 Palmeiras

LEIA TAMBÉM: Empate com Palmeiras faz Tricolor completar 1 ano sem vencer clássicos

SPFC ULTÍMAS NOTÍCIAS: PROPOSTA PELO ANTONY; CLÁSSICO; L.FERNANDES E TAVARES - IGOR SOUZA

Clique aqui e confira séries, comentários, filmes e tudo sobre futebol! Teste agora!






Avalie esta notícia: 33 7

Comentários (75)

13/03/2012 11:26:15 Excabox

Ele viu que e vaca tava indo pro brejo! Daqui a um ano, quando começar a copa das confederações aqui no Brasil, todo o Mundo vai saber que não vai dar tempo dos estádios da copa ficarem prontos. Moro aqui em Natal/RN e o terreno onde seria construído o novo estádio pra copa, o Arena das Dunas, só tá cercado por tapúmes! Não tem uma coluna se quer de pé. A FIFA colocou uma câmera pra fiscalizar a obra pela "net" e só tem operário trabalhando em frente à câmera pra "enganar" a FIFA é engraçado gente! Quando o comitê veio aqui a prefeitura contratou de urgência um bocado de operário, desempregados e até mendigos para receber capacetes temporariamente para enganar o comitê. E Ricardo Teixeira, que não é burru, pegou sua malinha cheia de grana e viajou pra Miami pra ficar por lá rindo da cara da gente quando a bomba estourar.

13/03/2012 08:06:18 soberexa

Ta na cara que ele sabe que pode ser preso a qualquer momento, ou na pior das hipóteses, ir à julgamento pelas roubalheiras que cometeu, por isso ele !!fugiu!! do País. Se não ficarem espertos, ele vai para uma dessas ilhas paradisiacas, e some para não ser preso. Cadeia nesse safado. Agora, tomara que seja um efeito cascata... que caia tbem Andres Sanches, Mano Menezes, Del Nero. Fodam -se cambadas de Corintianos.

12/03/2012 20:24:48 cachorrolouco

Escreva seu comentário aqui

12/03/2012 19:48:45 samp

Parabéns a REDE RECORD E TRICOLOR q contribuiram para a queda desse corrupto, com certeza ainda tem mta gentalha envolvida nesses esquemas q beneficiavam curitia e flamerda

12/03/2012 19:47:18 lbento

Pior do que está não fica, a bola do gambagaysanches vai baixar bastante, quem sabe sai junto com gambagaymenezes.
E ricardo teixeira vá para o inferno dá o cú pro capeta.

12/03/2012 19:39:27 trihexa

As galinhas estão em panico o cara mijada também estar com os dias contado na CBF.

12/03/2012 18:19:33 Félyx

"Parabéns poderosa RECORD venceu o jornal nacional!"
E como diz o Juvenal Juvêncio: O tempo é o senhor da razão.

12/03/2012 18:10:10 PENINHA_PG.

e a grana que ele roubou quando vai aparecer,,,,

12/03/2012 17:33:22 murphy

Agora o Flamerda eo curintia se fuderam,agora vai ganhar quem se organizar melhor.

12/03/2012 17:25:17 restart

Agora vamos ver se a CBF não vai registrar o Oscar como jogador do SPFC no BID.

Agora INTERregional e OSCAR estão em APUROS. SEM O APOIO DE TEXEIRA NÃO VÃO TER COMO ESCAPAR.


Espero que esse presidente tenha a DIGNIDADE de fazer o que reza a justiça e REGISTRE o jogador do Inter_Regional como JOGADOR DO SPFC NOVAMENTE.

12/03/2012 17:10:34 fabricioalexandrino

Agora quero ver as galinhas "ganharem" títulos

12/03/2012 16:48:31 willoko_lokinho

Jagguars perfeito seu comentário!
o pior é que tem gente que não tem consciência política e ficam tendenciosos.
Eu perguntaria a esse povo que fala fala que é o só pt
Que partido é do digníssimo prefeito de são paulo ao apoiar a construção do puleiro.

O negócio que a corrupção é tão intenso no Brasil que não existe mais partidarismo.

12/03/2012 16:46:36 rick1709

CONCORDO COM QQUER UM QUE PROCURE A DIGNIDADE E RESPEITO..
TO QUERENDO NINGUEM QUE AJUDE O TRICOLOR NÃO..MAS QUERO ALGUEM QUE SEJA NEUTRO...
SOMOS UM TIME QUE SE TORNOU GRANDE COM NOSSAS PROPRIAS FORÇAS, NÃO PRECISAMOS DE EMPURRÃO DE TERCEIROS..
POREM EXISTE OUTRO CLUBE REPRESENTADO PELA GLOBOSTA QUE PARA SER GRANDE..PRECISA DE AJUDA EXTERNA..
LAMENTAVEL...

POR 3 VEZES A AMÉRICA DESCOBRI..E POR 3 VEZES O MUNDO JA FOI NOSSO

ABRAÇOS..

12/03/2012 15:40:37 Ph13

12/03/2012 15:40:01 Ph13

Glória a Deus!

12/03/2012 15:30:50 FELIPE-SPFC

Agora sim eu vou torcer pra seleção brasileira sem ficar com peso na conciencia .

12/03/2012 15:00:58 SPFC_Eterno

A queda do R.T. começou quando ele decidiu peitar a Record. Dai pra frente, todo mundo sabe o que aconteceu.

12/03/2012 14:47:44 gui1111tricolor

12/03/2012 14:39:59 Lugano_Jundiaí

MARIN É O NOVO PRESIDENTE DA CBF

CHUPA SUAS GALINHADA FDP

CHUPA GLOBO FDP

BANDO DE FDP DE SAFADOS E LADRÕES DE GRAVATA!!

MARIN É TRICOLOR!!!!!

12/03/2012 14:37:42 dolizoni

Nefasto, ESCABROSO, INTRAGAVEL, MEDONHO, AH VOU PARAR NÃO TENHO MAIS ADJETIVO, PRA ELE E ALGUNS COMPARSAS DELE QUE AINDA ESTÃO FICANDO POR LA.

12/03/2012 14:37:40 GustavoM

Só faltou falar: Deixo a CBF com sentimento de dever cumprido e bilhões nos bolsos.

Ladrão safado.

12/03/2012 14:30:49 SPFCaio_Borges

CHORA QUE CHORA, GALINHA CHORA! #AdeusRicardoTeixeira

12/03/2012 14:26:05 maycon-tricolor

se fudeu globosta,galinhada !!! agora o chicote vai estrala pro lado de vcs !!!

12/03/2012 14:11:36 MrJvdspfc

Estou começando a acreditar que 2012 é o fim dos tempos mesmo.

12/03/2012 14:00:33 car_los

TOMARA QUE ACABE DE UMA VEZ ESA CORJA DE SAFADOS E CANALHAS, QUE ACABARAM POR DECADAS COM NOSSO FUTEBOL E SEMPRE TIVERAM INVEJA DO SÃO PAULO.

12/03/2012 13:50:06 tri-fanático

Ainda tenho receio de que ele ponha um homem dele no cargo, assim como fez o Avelange quando pôs ele na CBF.

12/03/2012 13:45:38 TS

A Travecada tá toda cabrera! Não vão mais conseguir ganhar títulos no esquema.

O castelinho de areia tá caindo!

12/03/2012 13:36:46 JorgeDutra

Mas já?

12/03/2012 13:35:48 Jagguars

Só pra constar: Esse papo de fulano é aliado ao PT e por isso tem benefícios não cola.

O Juvenal é filiado ao PT também.

O esquema de ajudar o curinxa envolve muita coisa, pois construir estádio com dinheiro público é uma mão na roda pra alegria dos espertões.

O problema não é o PT e afiliados e sim o esquema que beneficia a TODOS os envolvidos politicamente como o PSDB com o governador que ajudou a dar aquela mãozinha.

Nessa hora não tem guerra política, pois todos ganham com a desculpa da copa.

Obs. Não sou de partido algum e quero que se explodam!

__X__

12/03/2012 13:35:02 andré_caetano

Sei q é segunda-feira,mas eu acabei d por um fardo d breja p gelar!!!A melhor noticia do ano!!!PARABENS RECORD!!!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.