O São Paulo se arrependeu de ter gastado R$ 3,5 milhões para ter 50% dos direitos econômicos do meio-campista Cleber Santana, contratado no ano passado. Curiosamente, o clube mudou sua política de compras desde então. Para acertar com o time, o jogador chega apenas se vier “de graça” (sem contrato) ou através do repasse de investidores.
Dos últimos 15 reforços contratados pelo São Paulo, apenas dois deles vieram após o clube bancar a saída dos clubes anteriores: Cleber Santana, que atuava no Atlético de Madri, e Fernandão, adquirido por R$ 800 mil e que estava no Goiás.
O discurso de que o São Paulo não dependeria de terceiros, propagado por Juvenal Juvêncio durante anos, perdeu força nesses anos.
O empresário Juan Figer sempre teve carta branca no Morumbi, mas atualmente o agente uruguaio ganhou a concorrência da Traffic, que colocou Fernandinho e Xandão no São Paulo, e da BMG, que patrocina a equipe tricolor.
Detentora dos direitos econômicos de diversos jogadores no país, a BMG não possui atletas no São Paulo, mas espera apresentar novidades ao clube.
O mais recente reforço do São Paulo para a temporada, o atacante Willian José, retrata a fase de “gasto zero” e a invasão de empresários no clube.
O blog do Perrone informou que o atleta da seleção sub-20 teve seus direitos adquiridos pela empresa do argentino Gustavo Arribas, amigo de Kia Joorabchian, que controlou a MSI no Corinthians e que atualmente negocia atletas na Europa.
Arribas emprestou Willian José ao São Paulo por duas temporadas.
Único reforço apresentado oficialmente pelo São Paulo, o lateral-esquerdo Juan chegou ao clube após término do vínculo com o Flamengo.
Sobre a falta de reforços pagos exclusivamente pelo clube, o diretor de futebol do São Paulo, João Paulo de Jesus Lopes, avalia que é um processo enfrentado pelos demais grandes times do país. O mercado está inflacionado, complementa.
“O São Paulo vai investir em contratações quando surgir opções viáveis. Analisamos diversos nomes. Não é só o São Paulo que não está contratando. Outras equipes grandes também estão com dificuldades de compra. Mas os valores solicitados pelos jogadores que nos interessaram estão fora da realidade. São valores altíssimos”, destacou o dirigente.
VEJA TAMBÉM
- APORTE FINANCEIRO! São Paulo deve receber apoio de patrocinador master para contratação de destaque no time
- BOMBA! Liziero é liberado pelo São Paulo e deve reforçar equipe da Série A
- REFORÇO DE PESO! São Paulo se aproxima de fechar com Oscar