O duelo marca ainda o reencontro do técnico Muricy Ramalho com o ex-clube. Juntos, São Paulo e o treinador foram tricampeões brasileiros em 2006, 2007 e 2008. Mas não conseguiram chegar ao título da Libertadores, o que acabou causando o fim do casamento. Desde a separação, as partes estão em jejum de conquistas. Pelo menos Muricy tem ainda a chance de ser campeão nacional este ano.
Pelo São Paulo, Muricy Ramalho conquistou três títulos brasileiros. Hoje ele comanda o Fluminense contra o ex-clube e precisa vencer para ser campeão pela primeira vez sem o time paulista (Foto: agência Vipcomm)
Se o Fluminense é o segundo colocado e, além de vencer tem que torcer por um tropeço do Corinthians diante do Vitória, neste domingo, no mesmo horário, o São Paulo tem 51 pontos e está em nono lugar. A situação está difícil para o time paulista, mas o discurso é de que enquanto houver chances matemáticas o time vai lutar pela vaga na Libertadores.
Heber Roberto Lopes (Fifa-PR) apita a partida. Ele será auxiliado por Gilson Bento Coutinho (PR) e José Amilton Pontarolo (PR). A TV Globo transmite o duelo para para os estados do RJ, ES, GO, TO, SE, AL, PB, RN, CE, PI, PA, AM, RO, RR, AC, AP, DF e as cidades de Juiz de Fora/MG e Salvador/BA. O Premiere Esportes passa o jogo para todo o Brasil. Você acompanha também, em Tempo Real, no GLOBOESPORTE.COM.
São Paulo: O São Paulo ainda tem chances remotas de buscar uma vaga na Libertadores e garante que vai tentar fazer sua parte, mas depende de outros resultados. Porém, mais do que a busca pela competição continental, que está tão longe, o time paulista joga pela própria honra. Isso porque o principal assunto da semana foi o pedido dos torcedores são-paulinos para que a equipe entregue o jogo para o Fluminense, com o objetivo de dificultar a caminhada do rival Corinthians em busca do título. Mas os jogadores do São Paulo prometem lutar muito pela vitória.
Fluminense: Só uma vitória interessa. A luta é para voltar à liderança do Campeonato Brasileiro e depender da própria força nas últimas duas rodadas. Para isso, o Fluminense tem que vencer o São Paulo e torcer para o Corinthians perder pontos diante do Vitória, em Salvador. A distância para os paulistas é de apenas um ponto.
São Paulo: O técnico Paulo César Carpegiani só tem uma dúvida entre Jorge Wagner e Casemiro. Se optar pelo primeiro, vai ter um meio mais criativo e ofensivo. Se escolher o segundo, jogará Carlinhos Paraíba para a frente e terá mais proteção e combate. O provável time será formado por: Rogério Ceni, Jean, Alex Silva, Miranda e Richarlyson; Cleber Santana, Carlinhos Paraíba, Lucas e Jorge Wagner (Casemiro); Lucas Gaúcho e Fernandão.
Fluminense: O técnico Muricy Ramalho faz mistério. O time foi testado de duas maneiras diferentes no coletivo de sexta-feira. Na primeira, o meio de campo foi formado com três volantes: Valencia, que pode fazer a função de terceiro zagueiro, Fernando Bob e Diguinho. Desta forma, Deco ficaria no banco de reservas e o meio de campo ganharia em marcação, liberando mais os laterais. Na frente, a tendência é que Fred e Washington iniciem a partida, com o primeiro saindo mais da área para buscar o jogo. A defesa terá uma “novidade”. Gum cumpriu suspensão e está de volta no lugar de André Luis. No entanto, o luso-brasileiro Deco foi testado como uma opção entre os titulares durante a atividade. Com a sua entrada, Fernando Bob deixou a equipe. Provável time: Ricardo Berna, Mariano, Gum, Leandro Euzébio e Carlinhos; Valencia, Fernando Bob (Deco), Diguinho e Conca; Fred e Washington.
São Paulo: Dagoberto e Rodrigo Souto foram vetados durante a semana para o confronto. O primeiro tem uma contratura muscular na coxa esquerda e o segundo uma fissura na costela. Ricardo Oliveira e Fernandinho seguem em recuperação.
Fluminense: Com uma fratura no antebraço direito, o apoiador Marquinho está fora da partida. Emerson voltou a sentir dores no tornozelo esquerdo e também não joga. O volante Diogo, ainda se recuperando de lesão no joelho, é outro desfalque.
São Paulo: Cleber Santana, Dagoberto, Diogo, Ilsinho, Renato Silva, Rodrigo Souto, Rogério Ceni, Samuel.
Fluminense: Conca, Deco, Diogo, Fred, Marquinho, Tartá, Washington.
São Paulo: Após o golaço no último domingo, no empate por 1 a 1 com o Vasco, Lucas Gaúcho começará a partida como titular, já que Dagoberto a expectativa é de que o garoto tenha mais uma boa atuação, agora diante do Fluminense.
Fluminense: Fred e Washington formam o ataque tricolor. Contra o Goiás, pressionaram o time esmeraldino durante todo o segundo tempo. Já Conca, candidato a craque do Brasileirão, é sempre um perigo para os adversários e atração nos jogos do Fluminense.
São Paulo: Paulo César Carpegiani, técnico: “Sei que é ruim não depender mais de si. Mas gostaria que a pegada não fosse diferente, não podemos ser coadjuvantes, temos que ser artistas como o Fluminense. O espírito de luta tem que ser no mínimo igual. Eu não saberia entender se fosse diferente disso."
Fluminense: Muricy Ramalho, técnico: - “O Fred sai um pouco mais da área. Gostei do desempenho dele com o Washington contra o Goiás, empurraram o adversário para área, colocaram o goleiro para trabalhar, o que não aconteceu no primeiro tempo, quando estava só o Fred”.
- Com 34 gols sofridos, o Fluminense tem a melhor defesa deste campeonato. O time não sofreu gols em 11 partidas e apenas em dois jogos sofreu mais de dois gols: no empate com o Flamengo por 3 a 3 e na derrota para o Santos por 3 a 0.
- Se for levado em conta apenas o segundo turno, o São Paulo tem campanha melhor que o Fluminense. Em 16 jogos do returno, o Tricolor Paulista somou 26 pontos contra
24 do carioca, que venceu apenas três de suas últimas dez partidas e somou 14 pontos dos últimos 30 disputados.
- O São Paulo leva larga vantagem sobre o Fluminense no histórico de confrontos no Campeonato Brasileiro. O time paulista tem 23 vitórias, contra apenas nove da equipe carioca. Houve dez empates.
- A maior goleada na história do confronto em Brasileiros foi em setembro de 2002, quando o São Paulo goleou o Fluminense por 6 a 0 no Morumbi, gols de Júlio Baptista, Kaká, Régis, Leandro e Luís Fabiano (2).
Em agosto, pelo primeiro turno, o Fluminense recebeu o São Paulo em um empate por 2 a 2 no Engenhão. Deco abriu o placar logo aos oito minutos, e Rogério Ceni empatou aos 34 em uma cobrança de falta.
O gol deu um gás ao visitante, que virou com Fernandão um minuto depois. O atacante apareceu na área de surpresa e marcou de cabeça, sem chances para Fernando Henrique. No segundo tempo, Leandro Euzébio recebeu um cruzamento na área e empatou de cabeça aos 14 minutos.
VEJA TAMBÉM
- ADEUS! Rodrigo Nestor avança em negociação e deve jogar em rival em 2025
- ATUALIZOU! Confira o ranking de maiores patrocínios do Brasil
- DUPLA FORMADA! Lucas Moura celebra a contratação de Oscar pelo São Paulo