publicidade

São Paulo e Carpa se unem contra o fantasma carioca

Clube e treinador não sabem o que é vencer na Guanabara em 2010. No domingo, o Vasco. Mais um algoz?

Voltar ao Rio de Janeiro, como fará no domingo, contra o Vasco, deveria trazer só boas lembranças a Carpegiani. Afinal, foi onde iniciou a carreira de técnico, em 1981, no Flamengo, pelo qual venceu Brasileiro, Libertadores e Mundial.

Mas seus últimos resultados na cidade maravilhosa não foram bons, assim como os do São Paulo. Ambos ainda não venceram cariocas neste Brasileirão quando o jogo foi disputado no Rio de Janeiro.

Tanto o Tricolor quanto Carpa realizaram três jogos contra cariocas fora de casa (veja os detalhes na página ao lado). O Sampa empatou duas vezes (contra Flamengo e Fluminense) e perdeu uma (para o Botafogo). Já o comandante tem desempenho pior. Pelo Atlético-PR, seu ex-clube, sofreu duas derrotas (para Vasco e Fluminense) e conseguiu um empate (diante do Botafogo).

E as lembranças indigestas do técnico com relação ao Rio não vem de agora. Em 1999, ano de sua primeira passagem pelo Tricolor, ele disputou quatro competições. De duas (Paulista e Brasileiro), foi eliminado pelo Corinthians, seu maior algoz, de quem perdeu no último domingo. E das outras duas (Torneio Rio-São Paulo e Copa do Brasil) caiu para rivais da antiga capital federal.

Se ainda quiser brigar por uma vaga na Libertadores, tanto a equipe quanto, principalmente, o treinador terão de mudar o retrospecto. Os jogadores estão confiantes e ainda acreditam na classificação.

– O grupo é consciente e sabe que, enquanto houver a possibilidade, vai buscar. Vamos fazer uma boa partida contra o Vasco para aumentar a possibilidade de chances de classificação – disse Miranda.

O meia Lucas está ainda mais empolgado, já que foi justamente contra o Vasco que ele fez sua primeira partida como titular, no primeiro turno, no empate por 0 a 0, no Morumbi. Ele ainda lembra do jogo.

– Não sai da minha cabeça. A gente empatou, mas acho que tive uma boa atuação – disse o camisa 37.

Se depender da confiança e empolgação dos jogadores, o São Paulo e Carpegiani têm tudo para exorcizar, em São Januário, o fantasma que os assombra em 2010. Assim, o Rio de Janeiro voltará a ser lindo...

As quedas de Carpa para cariocas em 1999
Rio-São Paulo

A equipe fazia grande campanha, havia perdido apenas uma partida, para o Botafogo, até se deparar com o Vasco nas semifinais. Venceu o primeiro jogo por 3 a 2, no Maracanã, com dois gols do lateral-esquerdo Serginho e um de Dodô. Mas, na volta, no Morumbi, veio o troco vascaíno. A equipe carioca venceu por 3 a 1, com gols de Odvan, Vágner, que depois seria jogador de Carpegiani, e Guilherme. Mais uma vez, ficava adiado o sonho do clube de vencer o torneio.

Copa do Brasil
O segundo tropeço na mesma temporada para um clube carioca. Desta vez o algoz foi o Botafogo. Nas duas fases anteriores, a equipe tinha passado com facilidade por CSA-AL e Ypiranga-AP, mas não resistiu ao Fogão, pelas oitavas de finais. No primeiro jogo, no Morumbi, empate por 1 a 1. Warley fez o gol do Tricolor. Na volta, no Maracanã, a eliminação veio após derrota por 3 a 1. Bebeto, Leandro e Reidner marcaram os gols do Botafogo. França descontou.

São Paulo no Rio em 2010

Flamengo 1x1 São Paulo

Pela primeira rodada do Brasileirão, o Sampa atuou com um time cheio de reservas, já que, três dias depois, teria decisão contra o Cruzeiro pela Copa Libertadores. No Maracanã, Washington deixou sua marca. Denis Marques marcou para o Flamengo.

Fluminense 2x2 São Paulo
O Sampa voltou ao Maracanã e saiu atrás logo no início, com gol de Deco. Rogério Ceni, de falta, e Fernandão, de cabeça, viraram o placar ainda no primeiro tempo, mas, no segundo, o zagueiro Leandro Euzébio deu números finais à partida, de cabeça.

Botafogo 2x0 São Paulo
O Tricolor vinha de três vitórias consecutivas sob o comando de Sérgio Baresi, mas sucumbiu. Loco Abreu e Edno marcaram para o Fogão. Os são-paulinos saíram reclamando da situação ruim do gramado do Engenhão. O confronto foi no dia 12 de setembro.

Carpegiani no Rio em 2010

Vasco 3x1 Atlético-PR

Jogo de muita polêmica foi disputado em São Januário, dia 17 de julho. O Furacão reclamou do árbitro um pênalti, que originou o segundo gol do Vasco, e pela expulsão de Chico. Jonathan, Nunes e Léo Gago fizeram para o Vasco. Bruno Mineiro descontou.

Fluminense 3x1 Atlético-PR
Jogo disputado no dia 31 de julho, no Maracanã, marcou a reestreia de Washington pelo Flu. Ele marcou dois gols e o atacante Emerson fez o outro da equipe carioca. Novamente, o atacante Bruno Mineiro fez o de honra do Furacão.

Botafogo 1x1 Atlético-PR
Partida disputada no dia 26 de setembro, no Engenhão. O Botafogo saiu na frente com Edno, mas o equatoriano Guerrón empatou aos 45 minutos do segundo tempo. O resultado deixou as duas equipes mais distantes da zona da Libertadores.

VEJA TAMBÉM
- Muricy expõe motivos do insucesso de James no São Paulo
- VAI PERMANECER? Titular do São Paulo fala sobre propostas para saída do tricolor
- NÃO JOGA MAIS?? Zubeldía explica ausência de James Rodríguez em sua escalação


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 2 1

Comentários (3)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.