publicidade

Direito de Transmissão entra em pauta no clube dos 13

Apesar da semana curta esta semana será interessante para o futebol brasileiro. Não, não estou falando dos jogos que acontecem entre hoje a amanhã e nem no final de semana. Claro que, tais jogos, são importantes para começarmos a definir a classificação final dos times e que a posição de cada time ao final do campeonato é decisiva para que os clubes tracem suas metas e façam seu planejamento para 2011, mas isso será assunto para um post mais para frente. Hoje vamos (re)começar a falar sobre os direitos de TV.

Quem acompanha o blog sabe que este é um dos assuntos que trato aqui. Não apenas por ser um dos que acho mais interessante, mas por acreditar que seja um dos mais importantes para o crescimento dos clubes brasileiros. Apesar da receita oriunda do direito de TV ser a principal fonte de renda da maioria dos times brasileiros e, no meu entendimento, isso ser prejudicial para os clubes, o montante recebido pelos clubes ainda está longe do ideal. Pode parecer um contra-senso, mas não é. Simplesmente é necessário que os clubes aprendam a buscar novas alternativas de receitas, explorando ações de marketing que envolvam suas marcas e reforcem o posicionamento do clube perante a torcida e, ao mesmo tempo, negociem pacotes mais vantajosos – do ponto de vista econômico – com empresas interessadas no direito de transmissão.

E porque voltamos a falar neste assunto? Pelo fato que, após a decisão do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) de acabar com a cláusula de prioridade da Globo na aquisição da competição, nesta semana devem ter início as negociações do Clube dos 13 com a Record e Globo pelo direito de transmissão do campeonato de 2012.

A proposta inicial da Record é bem interessante e segue modelos implementados nos EUA e em alguns países Europeus (sugiro a leitura de alguns posts já publicados neste blog), que se baseiam na não exclusividade, ou seja, a Record não faz questão de ser detentora exclusiva da transmissão, mas sim de ter o direito de transmitir em determinadas datas. A princípio a idéia da emissora paulista é poder transmitir os jogos de Quarta e de Sábado deixando para a emissora carioca os jogos de Quinta e Domingo. Apesar de não declarado, tal modelo coloca as emissoras como peça fundamental na confecção do calendário da competição. Por estas duas datas, não exclusivas e apenas para transmissão em canal aberto (não contemplado pay-per-view ou mesmo canais a cabo exclusivos) a Record já está disposta a pagar mais do que os R$ 300 milhões anuais pagos pelo Globo hoje e que envolvem todos os modelos de transmissão com exceção de receitas extras provenientes da venda do pay-per-view.

Alguns outros pontos da proposta da rede paulista são bem interessantes e agradam os principais clubes. As principais alterações dizem respeito aos horários das partidas noturnas, onde a emissora já sinalizou interesse em passar o principal jogo para as 20h30 e também a visibilidade dos patrocinadores dos clubes. Na proposta a emissora dá o direito dos clubes determinarem os nomes pelos quais os estádios devem ser chamados na transmissão (Naming Rights) e também garante exposição dos patrocinadores através dos backdrops nas coletivas pós jogo.

As negociações estão apenas começando, mas pelas informações iniciais que tive acesso a rede Record entrará de cabeça na briga pelo direito de transmissão através de propostas que, não apenas rendam mais dinheiros imediatamente para os clubes, mas que ajudem os clubes a valorizarem suas marcas. Coisa que a Globo sempre evitou fazer. O mais interessante da história é que a Rede Globo não deverá abrir mão do Brasileirão e irá brigar para mantê-lo em sua grade de programação. Com isso ganham os clubes e também nos telespectadores fanáticos por futebol.

VEJA TAMBÉM
- Veja como deve ser a escalação do Tricolor contra o Vitória
- São Paulo vence Águia de Marabá e se aproxima das oitavas na Copa do Brasil.
- Veja a provável escalação do Tricolor para o jogo de hoje


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 10 3

Comentários (9)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.