publicidade

São Paulo e Palmeiras, os fiéis da balança na arrancada para o título

Fluminense e Cruzeiro, os dois primeiros, enfrentam os paulistas nesta reta final e o Corinthians, 3º, encara o rival do Morumbi. Botafogo corre por fora


A 10 pontos dos líderes, São Paulo (7.º) e Palmeiras (10.º) têm menos de 1% de chance de conquistar o Campeonato Brasileiro. Isso não quer dizer, porém, que serão coadjuvantes na disputa pelo título. Nas seis rodadas que restam, os dois vão interferir, e muito, na luta do arquirrival Corinthians (3.º) contra Fluminense e Cruzeiro, que lideram a competição nacional com 57 pontos.

No caso do São Paulo, essa interferência se dá de forma ainda mais direta. Além de pegar o Cruzeiro amanhã e o Fluminense na antepenúltima rodada, o time do Morumbi faz o clássico com o Corinthians no domingo. O papel decisivo na reta final é uma espécie de consolo para a equipe são-paulina, que pela primeira vez em quatro anos não deve chegar à última rodada com possibilidades de título.

O Tricolor, no entanto, ainda tem ambições próprias. Sob o comando de Carpegiani, com três vitórias em quatro jogos, tem dado sinais de reação na briga por uma vaga na Taça Libertadores. Em seis rodadas, saltou da 11.ª para a 7.ª colocação.

O caso do Palmeiras poderá causar polêmica na reta final. A equipe de Luiz Felipe Scolari dá prioridade à Copa Sul-Americana e deve chegar às rodadas derradeiras do Brasileiro sem chance nenhuma de vaga na Libertadores. Se avançar à final da Sul-Americana, portanto, vai poupar os titulares nas partidas finais. O problema, para os corintianos, é que os dois últimos jogos do Alviverde são contra Fluminense e Cruzeiro, respectivamente.

Os encontros da final da Sul-Americana serão nos dias 1.º e 8 de dezembro e a rodada final do Brasileiro será justamente no intervalo entre as partidas, em 5 de dezembro. Para os corintianos, o ideal é que o finalista brasileiro no torneio seja o Goiás, adversário da equipe de Tite na última rodada do Nacional.

Caminho fácil. Fora da lista de favoritos, o Botafogo (4.º) tem um trunfo importante para surpreender Flu, Cruzeiro e Corinthians no apagar das luzes. Com 51 pontos, o time carioca é o único que não tem clássico ou duelo direto com um dos três acima até a última rodada. Os maiores percalços no caminho de Joel Santana são os gaúchos, Inter e Grêmio, únicos entre os rivais do Botafogo que ainda sonham com Libertadores ou título.

Uma arrancada botafoguense, no entanto, seria ainda mais surpreendente do que a de seu arquirrival Flamengo em 2009. Na 32.ª rodada do Brasileiro do ano passado, o time da Gávea estava na mesma 4.ª colocação, mas a apenas quatro pontos do São Paulo, que liderava a competição àquela altura.

VEJA TAMBÉM
- Veja como deve ser a escalação do Tricolor contra o Vitória
- São Paulo vence Águia de Marabá e se aproxima das oitavas na Copa do Brasil.
- Veja a provável escalação do Tricolor para o jogo de hoje


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 6 1

Comentários (3)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.