Foto: Pedro Vilela/Gazeta Press
Depois de levar a virada no primeiro tempo, o São Paulo reagiu na etapa final e bateu o Atlético-MG, por 3 a 2, neste domingo, no estádio Ipatingão, no encerramento do primeiro turno do Campeonato Brasileiro. Além de manter a ascensão na competição, o tricolor paulista atrapalhou os planos do time mineiro, que espera vencer para deixar a zona de rebaixamento.
Em partida bastante movimentada, o São Paulo saiu na frente com Casemiro, mas levou a virada ainda no primeiro tempo, quando Obina marcou de pênalti duas vezes para o Atlético. Na etapa final, o tricolor paulista fez mais dois gols, com Marcelinho e Fernandão.
O São Paulo, que vinha de vitória sobre o Atlético-GO por 2 a 1 no Morumbi, conquistou o segundo triunfo seguido, chegou a 25 pontos e subiu três posições. O time paulista assumiu a 10º posição na tabela de classificação e completou quatro jogos invicto sob o comando do interino Sérgio Baresi.
Motivado depois da vitória sobre o Goiás, por 3 a 1, de virada, o Atlético entrou em campo disposto a sair da zona de rebaixamento. Com novo triunfo neste domingo, ultrapassaria o Grêmio. Sem Diego Souza, suspenso, e Diego Tardelli, machucado, o time mineiro foi derrotado e permaneceu em 17º lugar com 17 pontos.
A partida marcou a despedida do Atlético do Ipatingão. O time mineiro decidiu voltar a mandar seus jogos na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, para ficar mais próximo de Belo Horizonte e da Cidade do Galo. A torcida de Ipatinga, que esgotou a carga de 11.120 ingressos, aplaudiu o time no primeiro tempo, mas não perdoou a virada na etapa final e pediu a saída do técnico Vanderlei Luxemburgo.
Na abertura do returno, o São Paulo recebe o Flamengo, quarta-feira, às 22h, no Morumbi. Na quinta-feira, o Atlético vai ao Rio de Janeiro para enfrentar o Vasco, às 21h, em São Januário.
O jogo
O primeiro tempo foi bastante movimentado no Ipatingão. O São Paulo começou melhor e saiu à frente no placar com apenas dez minutos de bola rolando. O Atlético não se abateu e reagiu ainda na primeira etapa, com dois gols de Obina em cobrança de pênaltis.
O São Paulo surpreendeu o adversário no início da partida. Aos 9min, Dagoberto chutou de fora da área e Fábio Costa, com dificuldade, mandou para escanteio. Na cobrança fechada de Richarlyson, o goleiro atleticano espalmou a bola, mas ela caiu nos pés de Casemiro, que tocou para o fundo das redes.
O Atlético equilibrou a partida e foi para cima da equipe visitante. Aos 15min, o árbitro marcou pênalti em Obina, num lance com o zagueiro Miranda. O atacante atleticano cobrou no canto direito de Rogério Ceni, que foi na bola mas não conseguiu fazer a defesa.
A partida ficou aberta em Ipatinga, com as duas equipes buscando o segundo gol. Aos 25min, Serginho cruzou da direita e Obina cabeceou rente á trave esquerda de Rogério Ceni. O São Paulo respondeu , aos 29min, com Marcelinho, que entrou livre na área e chutou para a defesa de Fábio Costa.
A virada veio aos 39min. Serginho invadiu a área e foi tocado por Casemiro. O árbitro marcou outro pênalti para o Atlético. Obina cobrou novamente no canto direito de Rogério Ceni, que se esticou outra vez mas não tocou na bola.
No início do segundo tempo, o São Paulo, que voltou com Cleber Santana no lugar de Junior César, empatou a partida. Aos 10min, Richarlyson desce pela esquerda e cruza rasteiro. A zaga atleticana vacila e Marcelinho toca na saída de Fábio Costa.
Cinco minutos depois, a defesa do Atlético voltou a vacilar e o São Paulo não perdoou. Marcelinho fez boa jogada pela direita, invadiu a área e tocou para o meio. Rafael Jataí dominou mal e Fernandão tocou à direita de Fábio Costa.
Na base do desespero e de forma atrapalhada, o Atlético tentou buscar ao menos o empate na partida, mas não conseguiu finalizar com tranquilidade. Quando chegou com perigo, parou em Rogério Ceni e nas conclusões erradas.
O São Paulo administrou bem o resultado e ainda ameaçou o adversário. Mais organizado em campo, o time paulista envolveu o adversário e mostrou que está em evolução, depois de passar por momento difíceis na competição.
PRINCIPAIS LANCES
PRIMEIRO TEMPO
10min - GOOOLLL DO SÃO PAULO!!! Após cobrança de escanteio, Fábio Costa se estica e espalma a bola nos pés de Casemiro, que empurra a bola para o fundo do gol
17min - GOOOLLL DO ATLÉTICO-MG!!! Árbitro marca pênalti de Miranda em Obina. O atacante bate forte no canto direito de Rogério Ceni, que se estica e não alcança a bola
25min - Serginho cruza a bola na medida para Obina, que sobe de cabeça e manda a bola à esquerda do gol. A bola passa tirando tinta da trave
29min - Marcelinho faz grande jogada, entra na área com liberdade e bate na saída de Fábio Costa, que evita o gol
39min - GOOOLLL DO ATLÉTICO-MG!!! Árbitro marca pênalti de Casemiro em Serginho. Obina bate rasteiro, novamente no canto direito, e Rogério Ceni mais uma vez não alcança
SEGUNDO TEMPO
10min - GOOOLLL DO SÃO PAULO!!! Richarlyson recebe na esquerda, cruza rasteiro para o meio da área e Marcelinho, mesmo desequilibrado, consegue desviar para o fundo do gol
15min - GOOOLLL DO SÃO PAULO!!! Marcelinho entra na área e cruza para trás. Rafael Jataí se atrapalha e a bola fica de graça para Fernandão, que bate no canto direito e vira o placar
24min - Richarlyson passa em velocidade pela esquerda, recebe a bola e bate forte para a defesa de Fábio Costa, que rebate para fora da área
43min - Serginho recebe a bola dentro da área, bate rasteiro e Rogério Ceni estica a perna para fazer a defesa
VEJA TAMBÉM
- APORTE FINANCEIRO! São Paulo deve receber apoio de patrocinador master para contratação de destaque no time
- BOMBA! Liziero é liberado pelo São Paulo e deve reforçar equipe da Série A
- REFORÇO DE PESO! São Paulo se aproxima de fechar com Oscar